quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

::: Segurança do Cliente e o Laboratório Clínico: você valoriza? :::

Por Fernando Berlitz*

O que, como clientes, esperamos de um laboratório clínico? Se fizermos esse questionamento para um grupo de usuários dos serviços dos laboratórios de análises clínicas, questões como qualidade do resultado, prazo de entrega e preço estarão entre os requisitos mais citados. Mesmo que seja uma questão essencial à prestação de serviços em saúde, o aspecto relativo à segurança é pouco discutido/externado pelos usuários. Entretanto, a questão dos riscos à segurança do paciente está nas prioridades dos melhores serviços de saúde.

Quando clientes procuram os serviços de um laboratório clínico, estes esperam ser atendidos com excelência e ter acesso a um laudo que apóie seu médico na prevenção, diagnóstico e/ou tratamento de patologias. Nesse sentido, o que menos esperam é ser submetidos a qualquer dano quando recorrem a estes serviços. Entretanto, todo processo envolve um risco.

Mas, o que é um risco?  Risco, em termos genéricos, é a possibilidade de não atingirmos determinado objetivo esperado em determinada ação ou processo. No laboratório clínico, podemos traduzir esse risco como a possibilidade do não atendimento dos requisitos/necessidades dos clientes ou mesmo na possibilidade, mesmo que mínima, da ocorrência de eventos adversos relacionados ao processo de atendimento ao cliente. Mesmo que estes eventos indesejados e inesperados possam não ter maiores impactos ao paciente, todos os riscos com potencial para impactar o cliente devem ser minimizados e rigorosamente monitorados para assegurar total segurança do paciente e seu médico.

O Ghanem Laboratório Clínico possui um Sistema de Gestão de Riscos e Segurança do Paciente implementado em seu modelo de gestão. Esse sistema inclui um processo de gestão de eventos adversos, onde qualquer evento (mesmo sem impacto ao paciente) é notificado, analisado criticamente e tratado conforme seu nível de risco. Essa gestão de eventos adversos fornece insumos para a melhoria contínua dos processos visando ampliar o nível de segurança do paciente. Complementarmente, toda a gestão de riscos é avaliada de forma sistêmica mediante indicadores de desempenho relacionados à Segurança do Paciente; utilizando estes importantes indicadores, o Sistema de Gestão de Riscos e Segurança do Paciente é continuamente aprimorado.

O Sistema de Gestão de Riscos e Segurança do Paciente implantado no Ghanem Laboratório Clínico está alinhado às principais normas e referências internacionais que tratam desse tema, incluindo a ISO 31000, ISO/TS 22367 e recomendações da Organização Mundial de Saúde. O Sistema de Gestão de Riscos e Segurança do Paciente do Ghanem segue os requisitos definidos pelo escopo de Acreditação de Qualidade do PALC, Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial.
O seu laboratório clínico tem atenção especial às questões da segurança do paciente? Devemos ter atenção especial a estas questões ao escolher um laboratório. Um laboratório clínico de excelência deve contribuir para a promoção de saúde, minimizando qualquer possibilidade de risco a saúde de seus clientes.

* Fernando Berlitz é Gestor de Sustentabilidade e Melhoria Contínua no Grupo Ghanem



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