sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

::: Confraternização do Grupo Ghanem :::

Por Ana Paula da Silva*


Hoje, os profissionais e familiares do Grupo Ghanem comemoraram o Natal, confraternizando e festejando as vitórias de 2011.


Profissionais do Grupo Ghanem:
Feliz Natal! Você é muito Especial! Pelo muito que você tem representado para nós, queremos dedicar a você os melhores votos de um Natal e Ano Novo, repleto de realizações, amor, paz e muito carinho.
Que nós possamos continuar na emoção de levar emoção, de desejar felicidades, de reconciliar sentimentos, de encurtar distâncias por meio das palavras que juntas formam mensagens que agora dedicamos a você.
Estamos felizes com o seu trabalho. Tenha um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, que os anjos acampem ao seu redor para sempre te proteger e lhe amparar nessa longa caminhada da vida.


Feliz Natal e um 2012 repleto de conquistas!!!!


*Ana Paula da Silva é Psicóloga do Grupo Ghanem









quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

::: Grupo Ghanem apresenta o Ghanem Higiene Ocupacional :::



Por Leonardo Nunes Cabral*

O Ghanem Ensaios Especializados possui serviços de excelência em ensaios laboratoriais nas áreas Ambiental, Toxicologia, Higiene Ocupacional e Alimentos.



O Ghanem Higiene Ocupacional realiza ensaios para verificar o nível de exposição de um profissional aos contaminantes presentes no seu posto de trabalho.

Tais ensaios visam identificar se o contaminante está presente ou não e em que concentração, fazendo sempre referência aos valores permitidos pelo Ministério do Trabalho. 

O processo de coleta simula o funcionamento do pulmão do profissional e os contaminantes são capturados em um filtro que depois é encaminhado para análise em laboratório. Para este tipo de trabalho é muito importante uma visita prévia ao local de trabalho para ser avaliado local e o tipo de trabalho desenvolvido, pois cada tipo de atividade demanda um conjunto de análises diferentes.

Estas análises obrigatoriamente devem ser colhidas por profissionais especializados do Grupo Ghanem. 


Mais informações Disk Ghanem Ensaios Especializados 47. 3027.4441


* Leonardo Nunes Cabral é Coordenador Técnico do Ghanem Ensaios Especializados


terça-feira, 13 de dezembro de 2011

::: Orçamento familiar, uma ferramenta para seu bem estar :::



Por Diego da Silva*

    Quando falamos em orçamento familiar, logo somos remetidos a uma estrutura complexa de planilhas e contas que acreditamos ser a solução para os desafios financeiros que se apresentam em nossa vida. Eis aí uma meia verdade, não trata-se necessariamente de planilhas de difícil elaboração, tão pouco seja a solução de todos nossos problemas financeiro, mas com certeza é a melhor ferramenta para que possamos identificar os “ralos” de nossa gestão financeira.

   A melhor analogia que podemos fazer do orçamento familiar é a boa e velha lista de compras de supermercado, onde descriminamos o que e quanto devemos comprar para a manutenção de um período.

   Assim deve ser o orçamento familiar, é o controle efetivo das receitas e despesas com o objetivo de disciplinar os gastos de uma família. Em uma planilha, ou até mesmo em um caderno, devemos anotar todo e qualquer gasto e rendimento que possuímos em um mês, desde o dinheiro para o lanche das crianças até a parcela de um financiamento por exemplo.

   No primeiro mês, apenas registre todos os seus gasto. Com isto, você poderá identificar para onde está indo sua renda e servirá para a projeção de gastos dos mês seguinte, projeção esta que já deve compreender a redução de despesas que estão prejudicando a saúde financeira da família. Esta é uma atividade, que embora simples, é bastante eficaz quando há a disciplina em de fato registrar todos os gastos ocorridos.

   Mas isto pode não ser o suficiente, se você já se encontra em situação deficitária, ou seja, no vermelho.
Diante disto, seguem breve dicas para a reorganização financeira:
Gaste MENOS do que você ganha – Não existe mágica, é matemática pura.
Tenha o hábito de criar reservas – Você dificilmente consegue prever doenças, demissões ou outras situações adversas em sua família.

   Procure sempre pagar à vista – E não esquece de sempre barganhar por um bom desconto.
Controle muito bem seu cartão de crédito – Pague sempre o valor integral de sua fatura, os juros do Cartão de Crédito são os mais altos do nosso país.

   Sempre negocie tarifas bancárias – Ligando para seu banco e operadora de cartão de crédito, você consegue bons descontos e até isenção de tarifas e anuidades.
Procure ter só uma conta bancária – Dessa maneira você diminui o número de tarifas pagas para a manutenção de conta corrente.

   O limite especial (cheque especial) pode ser usado apenas para contratempos de no máximo 2 ou 3 dias.

   Não se impressione com promoções – Compre somente se estiver precisando do bem/serviço.

  Quando não puder gastar deixe em casa dinheiro, cheques, cartões e comprovantes de renda e residência, pois mesmo sem dinheiro, você consegue facilmente comprar via carnê de pagamentos. Isto é prejudicial a sua saúde financeira.

   Aproveite promoções, gratificações e 13° para equilibrar seu orçamento – Não saia gastando, quite suas dívidas e aproveite para iniciar uma reserva financeira.

   Agora, com as contas em dia e orçamento equilibrado. Crie metas para realizar seus sonhos, poupando e tendo uma vida financeira mais saudável.

* Diego da Silva é coordenador de Controladoria do Grupo Ghanem.


segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

::: Uma palavra que afasta :::



Por Simoni Borgheson*


"Pois NÃO, posso ajudá-lo?" ;
"NÃO trocamos mercadorias aos sábados";
"NÃO aceitamos cheques de terceiros";
"NÃO é permitido isso, NÃO pode aquilo...
          
           
Você já parou para pensar na quantidade enorme de "NÃO" que recebe diariamente? E o que é pior: a maneira como esses "NÃOs" são ditos; às vezes parecem que são proferidos até com uma certa dose de prazer.
           
O NÃO é uma recusa, afasta; muitas vezes machuca, dói. É uma palavra que ninguém gosta de ouvir. Muitas dessas negativas repercutem na gente como se fossem um NÃO recebido no altar, na hora do casamento. Um NÃO na hora da promoção no emprego. Um NÃO na hora da busca de uma chance, de uma oportunidade.
          
As zelosas secretárias dizem: "O Sr. fulano NÃO pode atender agora, está em reunião". Até nas secretárias eletrônicas: "No momento NÃO podemos atender, após o bip deixe seu recado" E de NÃO em NÃO nossos dias vão passando. E o stress aumentando.
É óbvio que em muitas situações existe realmente a impossibilidade de servir, de atender aos pedidos, às solicitações. O desafio, muitas vezes, é a maneira como a negativa é expressada; a maneira de dizer "NÃO".
Se procurarmos e tivermos boa vontade, podemos externar a recusa de uma forma muito mais agradável e simpática. Basta, para isso, dizer a mesma coisa com outras palavras. Por exemplo:
  • Em vez de "NÃO trocamos mercadorias aos sábados", diga:
‘"Em caso de necessidade, efetue a troca de sua mercadoria de Segunda à Sexta-feira".
  • Em vez de "NÃO aceitamos cheques de terceiros", diga:
"Para pagamento em cheque, apresente, por favor, sua carteira de identidade".
  • Em vez de "NÃO é permitido fumar", diga:
"Para seu conforto e comodidade, é permitido fumar somente nas mesas externas".
  • Em vez do clássico e desgastado "Pois NÃO, posso ajudá-lo?", solte um sorriso bem natural e espontâneo e diga "Bom Dia/BoaTarde/Boa Noite, em que posso servi-lo ?", ou "Olá, o que o traz à nossa loja hoje ?"
Nos casos de recusa por telefone, demonstre boa vontade e sincero interesse pelo interlocutor; anote seu nome, número do telefone e o recado. Prometa-lhe que irá retornar a ligação e retorne realmente. Pior ainda do que um NÃO, é prometer que irá ligar e depois deixar de cumprir o que prometeu.

Nos dias de hoje, as pessoas estão cada vez mais sensíveis. As intensas mudanças na ordem econômica mundial, a concorrência acirrada, as enormes exigências no mercado de trabalho, a necessidade de resultados cada vez mais imediatos, a busca incessante pela informação e pelo aperfeiçoamento, fazem com que o tempo se torne cada vez mais escasso. Além disso, concorrem para o aumento do "stress" a insegurança, o trânsito caótico e as incertezas quanto ao futuro. Sendo assim, cada detalhe é extremamente importante para nos fixarmos positivamente na lembrança de nossos CLIENTES. A maneira como expressamos nossas impossibilidades é um deles. E creia, é relevante.
No entanto, existem alguns "NÃOs" que são de muita utilidade e importância; que agregam valor à sua prestação de serviços e podem concorrer para o seu crescimento pessoal e profissional. Veja:

  • "NÃO deixe para amanhã o que pode ser feito hoje".
Entre em ação já. Busque novas formas de aprimoramento e autodesenvolvimento, para, com isso, qualificar suas relações com os CLIENTES, colegas, dirigentes e fornecedores.
  • "NÃO durma em cima de seus louros"
É importante comemorarmos nossas vitórias sim, mas mais importante ainda é ter a plena consciência de que elas NÃO significam a mínima garantia de sucesso no futuro.
    
O mundo está sendo todo reinventado e somente aperfeiçoando nossos produtos e serviços, de acordo com as necessidades e exigências de nossos CLIENTES, teremos chance de sobreviver no mercado. Portanto, questione, inove, crie, busque novas alternativas.

Portanto, NÃO se acomode e NÃO esmoreça.

  • "NÃO se esqueça nunca da importância do CLIENTE".
O CLIENTE, neste novo milênio, têm pleno conhecimento de que, realmente, agora ele é o Rei. Basta um gesto dele – NÃO comprar e pronto, ele acaba com a sua empresa e com o seu posto de trabalho. Aliás, a única razão de ser da existência de seu emprego é servir ao CLIENTE. Se você NÃO está servindo diretamente ao CLIENTE, está trabalhando para alguém que está servindo. Pense nisto.

          Em qualquer situação da vida, o máximo que as pessoas podem lhe dizer é NÃO. Se você receber um NÃO, você irá ficar exatamente na mesma posição em que você está hoje, nem mais nem menos. Mas você arriscou, você tentou, você se expôs. E você só terá sucesso em qualquer empreitada, em qualquer atividade, se você arriscar.


* Simoni Borgheson é gestora de clientes do Grupo Ghanem.