Por Ana Paula da Silva*
Hoje, os profissionais e familiares do Grupo Ghanem comemoraram
o Natal, confraternizando e festejando as vitórias de 2011.
Profissionais do Grupo Ghanem:
Feliz Natal! Você é muito Especial! Pelo muito que você tem
representado para nós, queremos dedicar a você os melhores votos de um Natal e
Ano Novo, repleto de realizações, amor, paz e muito carinho.
Que nós possamos continuar na emoção de levar emoção, de
desejar felicidades, de reconciliar sentimentos, de encurtar distâncias por
meio das palavras que juntas formam mensagens que agora dedicamos a você.
Estamos felizes com o seu trabalho. Tenha um Feliz Natal e
um Próspero Ano Novo, que os anjos acampem ao seu redor para sempre te proteger
e lhe amparar nessa longa caminhada da vida.
sexta-feira, 16 de dezembro de 2011
quinta-feira, 15 de dezembro de 2011
::: Grupo Ghanem apresenta o Ghanem Higiene Ocupacional :::
Por Leonardo Nunes Cabral*
O Ghanem Ensaios Especializados possui serviços de
excelência em ensaios laboratoriais nas áreas Ambiental, Toxicologia, Higiene
Ocupacional e Alimentos.
O Ghanem Higiene Ocupacional realiza ensaios para verificar o nível de exposição de um profissional aos
contaminantes presentes no seu posto de trabalho.
Tais
ensaios visam identificar se o contaminante está presente ou não e em que
concentração, fazendo sempre referência aos valores permitidos pelo Ministério
do Trabalho.
O processo de coleta simula o funcionamento do pulmão do
profissional e os contaminantes são capturados em um filtro que depois é
encaminhado para análise em laboratório. Para este tipo de trabalho é muito
importante uma visita prévia ao local de trabalho para ser avaliado local e o
tipo de trabalho desenvolvido, pois cada tipo de atividade demanda um conjunto
de análises diferentes.
Estas
análises obrigatoriamente devem ser colhidas por profissionais especializados
do Grupo Ghanem.
Mais informações Disk Ghanem Ensaios Especializados 47. 3027.4441
Mais informações Disk Ghanem Ensaios Especializados 47. 3027.4441
* Leonardo Nunes Cabral é Coordenador Técnico do Ghanem Ensaios Especializados
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
::: Orçamento familiar, uma ferramenta para seu bem estar :::
Por Diego da Silva*
Quando falamos em orçamento familiar, logo somos remetidos a
uma estrutura complexa de planilhas e contas que acreditamos ser a solução para
os desafios financeiros que se apresentam em nossa vida. Eis aí uma meia
verdade, não trata-se necessariamente de planilhas de difícil elaboração, tão
pouco seja a solução de todos nossos problemas financeiro, mas com certeza é a
melhor ferramenta para que possamos identificar os “ralos” de nossa gestão
financeira.
A melhor analogia que podemos fazer do orçamento familiar é a
boa e velha lista de compras de supermercado, onde descriminamos o que e quanto
devemos comprar para a manutenção de um período.
Assim deve ser o orçamento
familiar, é o controle efetivo das receitas e despesas com o objetivo de
disciplinar os gastos de uma família. Em uma planilha, ou até mesmo em um
caderno, devemos anotar todo e qualquer gasto e rendimento que possuímos em um
mês, desde o dinheiro para o lanche das crianças até a parcela de um
financiamento por exemplo.
No primeiro mês, apenas registre todos os seus gasto. Com
isto, você poderá identificar para onde está indo sua renda e servirá para a
projeção de gastos dos mês seguinte, projeção esta que já deve compreender a
redução de despesas que estão prejudicando a saúde financeira da família. Esta é
uma atividade, que embora simples, é bastante eficaz quando há a disciplina em
de fato registrar todos os gastos ocorridos.
Mas isto pode não ser o suficiente, se você já se encontra em
situação deficitária, ou seja, no vermelho.
Diante disto, seguem breve dicas para a reorganização
financeira:
Gaste MENOS do que você ganha – Não existe mágica, é
matemática pura.
Tenha o hábito de criar reservas – Você dificilmente consegue
prever doenças, demissões ou outras situações adversas em sua
família.
Procure sempre pagar à vista – E não esquece de sempre
barganhar por um bom desconto.
Controle muito bem seu cartão de crédito – Pague sempre o
valor integral de sua fatura, os juros do Cartão de Crédito são os mais altos do
nosso país.
Sempre negocie tarifas bancárias – Ligando para seu banco e
operadora de cartão de crédito, você consegue bons descontos e até isenção de
tarifas e anuidades.
Procure ter só uma conta bancária – Dessa maneira você
diminui o número de tarifas pagas para a manutenção de conta
corrente.
O limite especial (cheque especial) pode ser usado apenas
para contratempos de no máximo 2 ou 3 dias.
Não se impressione com promoções – Compre somente se estiver
precisando do bem/serviço.
Quando não puder gastar deixe em casa dinheiro, cheques,
cartões e comprovantes de renda e residência, pois mesmo sem dinheiro, você consegue
facilmente comprar via carnê de pagamentos. Isto é prejudicial a sua saúde
financeira.
Aproveite promoções, gratificações e 13° para equilibrar seu
orçamento – Não saia gastando, quite suas dívidas e aproveite para iniciar uma
reserva financeira.
Agora, com as contas em dia e orçamento equilibrado. Crie
metas para realizar seus sonhos, poupando e tendo uma vida financeira mais
saudável.
* Diego da Silva é coordenador de Controladoria do Grupo Ghanem.
segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
::: Uma palavra que afasta :::
Por Simoni Borgheson*
"Pois NÃO, posso
ajudá-lo?" ;
"NÃO trocamos mercadorias
aos sábados";
"NÃO aceitamos cheques de
terceiros";
"NÃO é permitido isso, NÃO
pode aquilo...
Você já parou para pensar na quantidade enorme
de "NÃO" que recebe diariamente? E o que é pior: a maneira
como esses "NÃOs" são ditos; às vezes parecem que são
proferidos até com uma certa dose de prazer.
O NÃO é uma recusa, afasta;
muitas vezes machuca, dói. É uma palavra que ninguém gosta de ouvir. Muitas
dessas negativas repercutem na gente como se fossem um NÃO recebido no
altar, na hora do casamento. Um NÃO na hora da promoção no emprego. Um NÃO
na hora da busca de uma chance, de uma oportunidade.
As zelosas secretárias dizem: "O
Sr. fulano NÃO pode atender agora, está em reunião". Até nas
secretárias eletrônicas: "No momento NÃO podemos atender, após o
bip deixe seu recado" E de NÃO em NÃO nossos dias vão
passando. E o stress aumentando.
É óbvio
que em muitas situações existe realmente a impossibilidade de servir, de
atender aos pedidos, às solicitações. O desafio, muitas vezes, é a maneira como
a negativa é expressada; a maneira de dizer "NÃO".
Se procurarmos
e tivermos boa vontade, podemos externar a recusa de uma forma muito mais
agradável e simpática. Basta, para isso, dizer a mesma coisa com outras
palavras. Por exemplo:
- Em
vez de "NÃO trocamos mercadorias aos sábados", diga:
‘"Em
caso de necessidade, efetue a troca de sua mercadoria de Segunda à
Sexta-feira".
- Em
vez de "NÃO aceitamos cheques de terceiros", diga:
"Para
pagamento em cheque, apresente, por favor, sua carteira de identidade".
- Em
vez de "NÃO é permitido fumar", diga:
"Para
seu conforto e comodidade, é permitido fumar somente nas mesas externas".
- Em vez do clássico e desgastado "Pois NÃO, posso ajudá-lo?", solte um sorriso bem natural e espontâneo e diga "Bom Dia/BoaTarde/Boa Noite, em que posso servi-lo ?", ou "Olá, o que o traz à nossa loja hoje ?"
Nos casos
de recusa por telefone, demonstre boa vontade e sincero interesse pelo
interlocutor; anote seu nome, número do telefone e o recado. Prometa-lhe que
irá retornar a ligação e retorne realmente. Pior ainda do que um NÃO, é prometer
que irá ligar e depois deixar de cumprir o que prometeu.
Nos dias
de hoje, as pessoas estão cada vez mais sensíveis. As
intensas mudanças na ordem econômica mundial, a concorrência acirrada, as
enormes exigências no mercado de trabalho, a necessidade de resultados cada vez
mais imediatos, a busca incessante pela informação e pelo aperfeiçoamento,
fazem com que o tempo se torne cada vez mais escasso. Além disso, concorrem
para o aumento do "stress" a insegurança, o trânsito caótico e
as incertezas quanto ao futuro. Sendo assim, cada detalhe é extremamente
importante para nos fixarmos positivamente na lembrança de nossos CLIENTES. A
maneira como expressamos nossas impossibilidades é um deles. E creia, é
relevante.
No
entanto, existem alguns "NÃOs" que são de muita utilidade e
importância; que agregam valor à sua prestação de serviços e podem concorrer
para o seu crescimento pessoal e profissional. Veja:
- "NÃO
deixe para amanhã o que pode ser feito hoje".
Entre em
ação já. Busque novas formas de aprimoramento e autodesenvolvimento, para, com
isso, qualificar suas relações com os CLIENTES, colegas, dirigentes e
fornecedores.
- "NÃO
durma em cima de seus louros"
É
importante comemorarmos nossas vitórias sim, mas mais importante ainda é ter a
plena consciência de que elas NÃO significam a mínima garantia de
sucesso no futuro.
O mundo está sendo todo reinventado e
somente aperfeiçoando nossos produtos e serviços, de acordo com as necessidades
e exigências de nossos CLIENTES, teremos chance de sobreviver no mercado.
Portanto, questione, inove, crie, busque novas alternativas.
Portanto,
NÃO se acomode e NÃO esmoreça.
- "NÃO
se esqueça nunca da importância do CLIENTE".
O
CLIENTE, neste novo milênio, têm pleno conhecimento de que, realmente, agora
ele é o Rei. Basta um gesto dele – NÃO comprar e pronto, ele acaba com a
sua empresa e com o seu posto de trabalho. Aliás, a única razão de ser da
existência de seu emprego é servir ao CLIENTE. Se você NÃO está servindo
diretamente ao CLIENTE, está trabalhando para alguém que está servindo. Pense
nisto.
* Simoni Borgheson é gestora de clientes do Grupo Ghanem.
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