quarta-feira, 7 de março de 2012

::: Excelência: O que a Harley-Davidson e os melhores Laboratórios Clínicos têm em comum? :::

Por Fernando Berlitz*

A marca Harley-Davidson, um ícone americano, certamente representa em nosso imaginário bem mais do que uma fábrica de motocicletas criada em 1901 por dois jovens de Milwaukee. Essa marca carrega atributos intangíveis que vão desde a sensação de liberdade ao prazer da aventura. Entretanto, a força e grande responsável pelo sucesso de mais de um século de história dessa marca junto aos seus fiéis clientes está muito relacionada a dimensões bem mais concretas, entre estas a excelência do produto final disponibilizado ao mercado.

Excelência significa, em termos genéricos, utilizar todos os recursos disponíveis para oferecer aos clientes e todas as partes interessadas no negócio o melhor serviço ou produto que o atual desenvolvimento tecnológico permite. Significa ter lideranças, estratégias e processos orientados às necessidades dos clientes. Significa ter pessoas e práticas de gestão que permitam usar com maestria conhecimento e tecnologia visando agregar valor aos clientes e gerar resultados compartilhados entre organização e todos os steakholders. Ser excelente no que se faz significa concretizar a missão da organização e ter um produto ou serviço identificado como único pelo mercado, como diferenciado. É o que os clientes vulgarmente mencionam como “ter qualidade”.

Para os fãs das “Harley”, “ter qualidade” pode ser identificado simplesmente como o “rugido” inconfundível do motor das motocicletas da marca ou o design que pode ser customizado sob solicitação do cliente. O motor é efetivamente o “coração” das Harleys... e a empresa sabe bem identificar isso e orientar seus esforços nesse objetivo. Um dos lemas da Harley-Davidson é justamente “Construímos motocicletas a partir dos motores”. Para isso, a empresa trabalha com excelência o seu processo, de forma alinhada a estratégia, mesclando tecnologia de ponta com etapas francamente artesanais. A Harley-Davidson tem a consciência que seu sucesso no mercado depende francamente da qualidade de seu produto e que é esta qualidade intrínseca a geradora de todos os atributos intangíveis que provocam o imaginário dos clientes, seduzindo e fidelizando os mesmo à marca.

O mercado de Medicina Laboratorial está em contínua e acelerada transformação. Muitos dos conceitos existentes têm sido reformulados, traduzindo essa transformação em novos modelos de negócios, novos produtos e serviços, em novos atrativos para os clientes. Entretanto, como no caso da Harley-Davidson, o sucesso dos laboratórios clínicos no mercado e a sua credibilidade junto aos pacientes e médicos está sustentada em dimensões tangíveis e relacionadas ao produto final do negócio: a excelência dos processos, garantindo resultados laboratoriais fidedignos liberados no menor prazo possível. Nesse sentido, os melhores laboratórios são os que conseguem alinhar o objetivo comum de crescimento e resultados financeiros com excelência técnica. Isso requer contínuo controle de processos, com especial atenção à qualidade analítica.

Você sabe o que o seu laboratório clínico faz para assegurar a qualidade de seus exames? Não? É prudente se atentar para essa questão. Tal como nem todas as motocicletas são iguais, nem todos os laboratórios também o são.

Como saber se o seu laboratório é uma “Harley”? Não consegue escutar o “ronco” do motor? Descubra então se a qualidade é certificada por alguma entidade reconhecida pelo mercado. Descubra se o seu laboratório participa de Programas de Controle de Qualidade. Busque saber qual é a formação e experiência dos profissionais que analisam os seus resultados. Enfim, informe-se para saber se a “fábrica” do seu laboratório, a área técnica, é reconhecida pela excelência técnica, se tem tecnologia de ponta e utiliza com excelência todos os recursos disponíveis para assegurar segurança a você e seu médico.

Muita coisa mudou nas últimas décadas. Entretanto, excelência de gestão e qualidade de produto ainda é a base de um sucesso sustentável. Sedimentado nessa excelência, novos atributos podem ser continuamente agregados visando tangibilizar esses diferenciais, nem sempre tão visíveis em Medicina Laboratorial.

Laboratórios Clínicos de excelência são como a “Harley-Davidson”, oferecem qualidade aos clientes... têm a excelência em seu DNA. Os melhores laboratórios têm o negócio e seus processos sedimentados sobre um “motor” diferenciado, a sua qualidade técnica, e não se distanciam jamais desse objetivo.

Agora avalie: o seu laboratório é uma “Harley-Davidson”?

Fernando Berlitz, Gestor de Sustentabilidade, Processos e Melhoria Contínua do Grupo Ghanem

terça-feira, 6 de março de 2012

::: Será que pais heróis existem na vida real? E mães infalíveis? :::


Será que pais heróis existem na vida real? E mães infalíveis?

Certamente ambos são um mito do folclore popular. Errar é normal! E para aliviar um pouco a ansiedade dos papais e mamães de primeira viagem, seguem algumas dicas muito importantes.

Toda mãe quer assumir todos os cuidados com o bebê. Mas, para o bem de todos, aceite ajuda. O apoio de pessoas de confiança é muito bem vindo e a participação do pai é indispensável. Por exemplo, o pai pode se revezar com a mãe na hora do banho e de trocar as fraldas. Pode também auxiliar em outras tarefas, além de dar o apoio psicológico, que faz uma diferença enorme.

Conversar com outros pais, “trocar figurinhas” com outras mães é muito importante. Assim, você percebe que não é a única que fica horas acordada ao lado do berço verificando a respiração do seu bebê.

E por falar em ficar horas acordada, uma dica muito importante é dormir, sempre que puder. Nos primeiros meses, a jornada diária é longa e contínua – mamadas, troca de fraldas, banhos e outros imprevistos. Por isso, a qualquer hora, um cochilo é muito bem vindo. Aproveite enquanto o bebê dorme para descansar também.

Amamentar, se possível, é a regra número um! Os benefícios do aleitamento materno são indiscutíveis, tanto para mãe como para o bebê. Até o sexto mês de vida o leite materno é o único alimento que ele necessita. Mas é preciso ser paciente, pois o processo de amamentação é um aprendizado e uma dose extra de boa vontade é fundamental.

Mamãe... Existe coisa melhor que receber elogios e sorrisos por causa do seu bebê? Por isso, assim que o pediatra liberar, leve o seu pequeno para passear. O sol da manhã é fundamental! E se o passeio for um pouco mais longo não esqueça das fraldas descartáveis, lenços umedecidos, pomada para assaduras, pano de boca, babador, mudas de roupas para eventuais trocas, mamadeiras, chupetas... Enfim, você se habituará a sair de casa “carregada”.

Deixe seu filho brincar! Parece fácil... Mas se as mamães pudessem deixariam seus bebês em uma bolha anti-séptica! Com algumas medidas de segurança, você pode deixar o pequeno explorar os ambientes sem riscos. Não se esqueça das travas de porta e gaveta, grades, cantoneiras e protetores de tomada.

E como após a chegada do bebê descobrimos que não somos heroínas e muito menos infalíveis, o segredo é manter a calma e observar a criança. Confie no seu instinto!

segunda-feira, 5 de março de 2012

::: O Cabelo como reflexo de sua Saúde :::


O cabelo também identifica quais nutrientes podem estar faltando em sua alimentação diária. Após 30 anos de pesquisa, o Mineralograma do Cabelo foi considerado o método mais prático para verificar o equilíbrio mineral do organismo, o excesso de metais tóxicos e a deficiência de minerais essenciais. Esse valioso instrumento indica quais os suplementos que você necessita e quais os que deve evitar.

O Mineralograma Capilar consiste na determinação de cerca de 37 elementos tóxicos ou essenciais em uma amostra de cabelo. O excesso de elementos tóxicos e as deficiências de elementos essenciais à vida, incorporados à raiz do cabelo durante o estágio inicial de seu crescimento, podem assim ser reconhecidos e correlacionados com sintomas clínicos. Diferentemente de amostra de sangue e urina, o cabelo é um monitor biológico capaz de registrar, por exemplo, uma intoxicação ao longo de um período de meses ou até anos, dependendo do comprimento do fio.
 
A importância do equilíbrio de minerais, bem como a presença de metais tóxicos no corpo humano é muito discutido com referência a sua influência em doenças e saúde. Há dados suficientes para demonstrar que nos tempos modernos, nosso contato com metais tóxicos aumentou de forma exponencial em relação há épocas passadas.

Este exame é muito importante na nutrição, medicina ortomolecular e medicina estética. Muitas pessoas chegam a estas especialidades, queixando-se que tem uma alimentação mais ou menos equilibrada, sono regular, prática de esportes, porém apresentam sintomas que vão desde insônia até retenção de líquidos e excesso de peso.

Estes relatos podem ser na maioria dos casos causados pelo desequilíbrio dos metais existentes no organismo, que em excesso ou escassez provocam inúmeros problemas.

Os resultados do Mineralograma fornecem informações precisas sobre os níveis de:

Minerais Essenciais: fósforo, cálcio, magnésio, sódio, potássio, ferro, manganês, zinco, cobre, cromo, enxofre, selênio, vanádio, lítio, molibdênio, tungstênio, estrôncio, boro, silício, germânio, níquel, cobalto.

Elementos Tóxicos: chumbo, berílio, mercúrio, cádmio, arsênico, bário, zircônio, titânio, telúrio, alumínio.

Minerais Suplementares: antimônio, escândio, ouro, prata, bismuto, estanho.

Seguir uma dieta balanceada é determinante para que seu sistema imunológico produza as defesas necessárias que evitam doenças e que suas células envelheçam prematuramente. Para realizar o Mineralograma, é preciso procurar um profissional especializado, que irá prescrever o tratamento adequado ao seu quadro clínico.

Quadro descritivos dos minerais detectados e suas funções

Cálcio: essencial aos ossos, dentes, coagulação e produz as ceramidas da pele.

Cobre: participa da síntese de colágeno e elastina, contribui para a absorção do ferro, é essencial para produção dos glóbulos vermelhos do sangue, do pigmento da pele, do tecido conjuntivo e das fibras nervosas.

Cromo: indicado em estados de hiperglicemia e hipoglicemia. A insulina e o cromo atuam juntos na metabolização da glicose, a principal fonte de energia do organismo.

Fósforo: contribui para dar força e dureza aos ossos e dentes, além de ser importante em muitos processos metabólicos, na ativação de enzimas e das vitaminas do complexo B.

Magnésio: preserva a tonicidade da pele. 

Manganês: participação na síntese de colágeno e da cartilagem, participa da composição de enzimas necessárias ao metabolismo e da produção de ossos e tendões. É usado como suplemento em casos de artrite e de perda óssea.

Selênio – antioxidante e o seu excesso pode causar lesões no cabelo e unhas.

Silício – preenchimento e retenção de água na pele, retardando o envelhecimento.

Zinco – antioxidante e cicatrizante da pele, sintetiza colágeno e elastina, é importante ao crescimento de pele e anexos, sua deficiência pode levar a queda de cabelo e adelgaçamento da pele.
 

Mineralograma no Ghanem Laboratório Clínico

Material coletado no laboratório: 1g de cabelo.

Coleta realizada de segunda a sexta feira.

Condições para a coleta: cabelos recém-lavados; 5 dias antes lavar com xampu neutro e não utilizar condicionador; não utilizar neste período xampu a base de selênio (anticaspa); 10 semanas sem utilizar processos de permanentes, tinturas, descoloração e reflexo; e não utilizar gel ou similar 24 horas antes da coleta.