sexta-feira, 26 de abril de 2013

:::Campanha de Vacinação Contra Gripe A:::


O que é:

A gripe A, também chamada de gripe suína, é uma variação da gripe comum causada pelo vírus Influenza H1N1. Ela manifesta-se através de sintomas comuns da gripe como espirros, tosse, congestão nasal e febre, mas estes surgem repentinamente e são muito intensos.

Sintomas da gripe A

Os sintomas da gripe A são:
  • febre acima de 38ºC;
  • dores no corpo;
  • dor de garganta;
  • dor de cabeça;
  • tosse;
  • espirros;
  • calafrios e
  • fadiga.
Alguns casos podem também acompanhar diarréia e vômitos.
A gripe A tende a evoluir de forma muito violenta e se não for tratada adequadamente pode gerar complicações respiratórias como a síndrome da angústia respiratória, pneumonia, falência respiratória e morte.

Forma de contágio da gripe A

Sua principal forma de contágio é a via respiratória, ao inalar gotículas que contenham o vírus H1N1. Como forma de prevenção recomenda-se o afastamento dos indivíduos contaminados, evitar locais fechados e lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia, ou utilizar o álcool em gel ou loções de desinfecção.




Campanha de vacinação contra a gripe

Gripe H1N1: dúvidas frequentes sobre a vacinação.
A gripe H1N1 - influenza A - ainda gera muitas dúvidas na população. E não é para menos. Em 2009, a pandemia mundial paralisou países, mobilizou governos e centros de controle de infecção de todo o mundo.
Em 2010, houve grande mobilização para a imunização contra o vírus H1N1 na tentativa de minimizar os riscos de uma nova crise na saúde mundial.
Por isso, preparamos algumas perguntas e respostas para ajudar a esclarecer as principais dúvidas em ralação à vacina.

Perguntas e respostas sobre vacina contra a gripe H1N1

1. Para quem já tomou a vacina H1N1 e deseja tomar a da gripe comum, pode tomar a trivalente?

Sim, não há contraindicação.

2. Existe alguma contraindicação para quem está tomando outro medicamento?

Os pacientes que tomam medicação que altere a imunidade (como corticoides ou imunossupressores) podem não ter uma boa resposta com a vacina, mas não estão contraindicados para recebê-la.

3. Crianças devem tomar a vacina em uma ou duas doses?

Todas as crianças abaixo de nove anos de idade, que estejam tomando a vacina para Influenza A H1N1 pela primeira vez, devem receber duas doses com um mês de intervalo.

4. Como tomar a segunda dose da vacina se a mesma não está disponível atualmente?

Aguardamos a liberação das vacinas - que já foram adquiridas e que já estão no Brasil - pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ressaltamos que a aplicação da segunda dose da vacina, mesmo com um intervalo superior a um mês, deve ser realizada a fim de tornar efetiva a imunização contra a gripe.

5. A vacina pode ser aplicada independentemente da idade?

A vacina pode ser aplicada em crianças acima de 6 meses de idade.

6. Se a pessoa estiver gripada, ela poderá tomar a vacina?

Se a pessoa estiver sem febre, pode tomar a vacina.

7. Quem não pode tomar a vacina contra a Gripe A (H1N1)?

Pessoas com doença febril aguda, pessoas com doença neurológica em atividade, ou aquelas com antecedentes de alergia grave a componentes do ovo, ao timerosal (Merthiolate®) e à neomicina.
Nos casos de doença febril aguda, passada esta fase, a vacina poderá ser administrada normalmente.

8. Quem está grávida pode tomar a vacina contra a Gripe A (H1N1)?

Sim. Conforme orientação do Ministério da Saúde, publicada em nota técnica de Nº 05/2010, que descreve a estratégia de vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1), as gestantes, por constituírem um grupo de alto risco para complicações graves, devem ser vacinadas, independente da sua idade gestacional. Recomenda-se aconselhamento prévio com o seu obstetra.

9. E quem amamenta pode tomar a vacina contra a Gripe A (H1N1)?

Quem amamenta pode tomar a vacina. Não existem contraindicações formais para a administração da vacina em mulheres que se encontrem amamentando.

10. Existe alguma precaução para se tomar a vacina?

A principal contraindicação é alergia grave a ovo.

11. Existe algum efeito colateral?

Os efeitos colaterais mais comuns são: dor local, febre baixa e mal-estar nas primeiras 48 horas após a aplicação.

12. Existe a vacina da gripe comum separada da H1N1 conjugada?

A vacina das clínicas particulares é trivalente, ou seja, tem a da influenza H1N1 associada a duas para influenza sazonais (H3N2 e B).

13. É necessário deixar o nome em uma lista de espera para se obter a vacina?

Não. As vacinas serão disponibilizadas conforme a procura.

14. Qualquer pessoa pode tomar a vacina H1N1?

Sim, desde que tenha mais de seis meses de idade e não haja contraindicação.

15. O vírus da vacina está morto? Ela pode provocar a Gripe A (H1N1)?

A vacina é produzida por vírus inativados (vírus mortos e fracionados). Não existe, portanto, o risco de se adquirir gripe por meio da vacina.

16. A vacina contra a Gripe A (H1N1) tem efeito imediato?

A proteção começa a existir aproximadamente após duas semanas (15 dias) da administração, prolongando-se por cerca de um ano.

17. Por quanto tempo a pessoa que tomar a vacina estará imune?

Em média, por um ano.
Fonte: Hospital Albert Einstein

Ghanem Laboratório Clínico, paixão por SUA saúde!!!





quarta-feira, 24 de abril de 2013

:::Reconheça as diferenças entre os sintomas da rinite e da sinusite:::

Muitas vezes confundidas, essas doenças precisam de cuidados específicos.

Não há otorrinolaringologista que não escute pelo menos uma vez por dia essa frase: "Eu tenho rinite e também sinusite". As duas "ites" vêm sempre juntas na cabeça do paciente (sem trocadilhos), como dois problemas em um só. Já que a diferença entre as duas é nebulosa para a maior parte do público, as pessoas preferem declarar que sofrem de ambas, por via das dúvidas. 

A rigor, rinite é uma inflamação da mucosa do nariz e pode ter várias causas. Um resfriado, por exemplo, não deixa de ser uma rinite, do tipo infecciosa. Mas normalmente quando as pessoas falam em rinite estão se referindo a queixas mais duradouras (ou pelo menos recorrentes) causadas, por exemplo, pela rinite alérgica. Os sintomas mais frequentes da rinite são a coriza (secreção clara que escorre do nariz), os espirros, a coceira no nariz e o nariz entupido. 




Já a sinusite é uma inflamação da mucosa que reveste os seios da face (também chamados de cavidades paranasais). Os seios da face são espécies de câmaras de ar que ficam ao redor do nariz, forradas internamente por uma mucosa muito parecida com a do próprio nariz. Essa mucosa que reveste internamente os seios da face produz muco, exatamente como a mucosa do nariz. Esse muco drena para dentro do nariz por pequenos orifícios que comunicam os seios da face com as fossas nasais. 

Se por acaso esses orifícios ficam obstruídos (seja por secreção, pelo inchaço da própria mucosa ou por outra causa), o seio da face pode tornar-se uma cavidade sem comunicação com o nariz, totalmente selada, também sem aeração. Assim como acontece com as paredes de um quarto quando o deixamos totalmente trancado (sem ventilação) por muito tempo, a mucosa que reveste os seios da face vai ficando doente, inflamada. O muco que ela produz também não tem para onde ir e acaba acumulando no seio da face e facilitando a proliferação de bactérias. Está formada a sinusite. 



A sinusite pode ser dividida em aguda e crônica. A aguda é aquela que se manifesta em crises, causando forte dor facial, abundante secreção purulenta no nariz, tosse e febre. Já na sinusite crônica os sintomas são mais discretos, mas mais frequentes. Ela pode se manifestar como uma tosse persistente ou uma secreção que drena do nariz para a garganta. Mas o que mais se associa à sinusite crônica é a dor de cabeça, em especial aquela entre os olhos. Aliás, quando a maior parte das pessoas afirma ter sinusite está se referindo justamente a esse sintoma: a dor de cabeça na testa ou entre os olhos. 


Aqui vale um aviso: nem sempre a cefaleia frontal (a tal dor de cabeça na testa) é sinusite. Aliás, se ela não vem acompanhada de demais sintomas nasais, provavelmente não está relacionada à doença. Nesses casos duvidosos, a tomografia de seios da face (e não a radiografia simples) é um exame de imagem muito importante para tirar a dúvida. 


Mas é claro que a confusão entre rinite e sinusite não é apenas falta de informação. Existe realmente uma área de interseção entre elas. Ambas, por exemplo, causam obstrução e secreção nasal. A rinite, muitas vezes, desencadeia uma sinusite. Portanto a associação em muitos casos é real. 


Por último, é preciso esclarecer algo: a rinite realmente não tem "cura" na maior parte dos casos, mas sim controle, embora possa amainar com o tempo. Já a sinusite, ao contrário, tem cura na maior parte dos casos. Mesmo a crônica, embora não raro seja necessário algum tipo de intervenção cirúrgica para isso. 


Portanto, consulte seu otorrinolaringologista e seja feliz respirando pelo nariz! 



Otorrinolaringologia

Ghanem Laboratório Clínico, paixão por SUA saúde!

segunda-feira, 22 de abril de 2013

::: Corpo em Equilíbrio:Análise da Composição Corporal :::


A busca por um “corpo em equilíbrio e perfeito é o objetivo da grande maioria das pessoas.

O corpo em equilíbrio, que chamaremos de equilíbrio de massa corporal, é a proporção adequada entre a massa magra, gordura e água. A soma destes componentes fornece o peso total de seu corpo.

A Balança InBody de Bioimpedância analisa esta composição no tronco e nos membros superiores e inferiores com precisão e rapidez por meio da tecnologia multifrequência e tetrapolar com oito eletrodos.

O resultado fornece dados completos sobre a composição corporal atual e orienta sobre o peso ideal, auxilia na prevenção de doenças associadas ao excesso e a falta de peso, assim como da qualidade da alimentação. Ainda, referencia à prática de exercícios físicos, auxilia no emagrecimento saudável e informa a existência de retenção de água.


Para as Crianças

A Análise da Composição Corporal pode ser realizada em crianças acima de 3 anos com o intuito de referenciar a quantidade de água, proteínas, minerais e gordura, além de demonstrar a qualidade de seu crescimento.

As Exceções
Esta análise não pode ser realizada em gestantes, portadores de marcapasso e com amputação.

Avaliação dos Resultados

Os resultados desta análise devem ser analisados por seu profissional da saúde.




Instruções à realização da análise

  • Não consumir álcool e cafeína (café, chá ou chocolate) em excesso 24 horas antes.
  • Jejum 2 horas antes e alimentação leve 24 horas antes.
  • Mulheres não poderão estar no período menstrual (intervalo de 5 dias antes e 5 após).
  • Evitar exercícios físicos intensos 24 horas antes.
  • Suspender diuréticos 24 horas antes.
  • Não usar meia calça, óleos hidratantes nos pés e/ou mãos no dia da análise.

Composição do resultado
  • Peso.
  • Massa muscular esquelética.
  • Massa de gordura corporal.
  • Água corporal total.
  • Massa livre de gordura.
  • IMC (Índice de Massa Corporal).
  • Percentual de gordura corporal.
  • Relação cintura-quadril.
  • Taxa de metabolismo basal.
  • Controle muscular.
  • Controle de gordura.
  • Análise segmentada de massa magra (tronco e quatro membros).
  • Impedância de cada segmento.

Agendamento

Por favor agendar sua análise por meio do Disk Ghanem (47) 3028.3001

Ghanem Laboratório Clínico, paixão por SUA saúde!!!