quinta-feira, 10 de março de 2011

::: Técnica 3D revela detalhes inéditos de células vivas :::




Laboratório Ghanem de Análises Clínicas
Paixão por Saúde




Uma técnica que está sendo usada por cientistas permite observar detalhes inéditos de células vivas.

Segundo reportagem na publicação científica Nature Methods, a técnica “fatia a luz”, permitindo iluminar apenas a parte da célula viva que está em foco.

Com o auxílio de computadores, as fatias são depois montadas de forma a construir uma imagem tridimensional.

Com a técnica, os cientistas conseguiram enxergar, por exemplo, cromossomos durante o processo de divisão celular ou a membrana de uma célula de rim de porco.
(Fonte: Portal iG)


Postado por: Bruna Israel
Siga-nos no twitter: @labghanem
e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
site: http://www.laboratorioghanem.com.br/
Postado por Laboratório Ghanem de Análises


terça-feira, 8 de março de 2011

::: Pesquisa encontra potencial alvo para um tipo de câncer de próstata :::





Laboratório Ghanem de Análises Clínicas
Paixão por Saúde




Cientistas da Universidade de Michigan, nos EUA, identificaram um alvo em potencial para tratar um tipo agressivo de câncer de próstata: o gene SPINK1. Ele ocorre apenas em 10% dos casos da doença, mas está associado a uma de suas formas mais agressivas.

Além disso, pode ser detectado na urina dos pacientes, o que permite aos urologistas fazer os exames de rotina com mais facilidade. O estudo foi publicado na edição desta quarta-feira da “Science Translational Medicine”.

O gene é um alvo ideal para um anticorpo monoclonal – tipo de tratamento dirigido para agir sobre uma molécula específica (neste caso, o SPINK1). Usando camundongos, os cientistas conseguiram diminuir os tumores em 60%.

Os pesquisadores descobriram ainda que o SPINK1 pode se ligar a um receptor chamado EGFR. Eles testaram uma droga chamada cetuximab, que é capaz de bloquear esse receptor e já está aprovada pela Administração de Alimentos e Drogas dos EUA (FDA, na sigla em inglês). Nos camundongos, o medicamento foi capaz de reduzir os efeitos cancerígenos do SPINK1 em 40%.

Com as duas drogas agindo simultaneamente, os tumores ficaram 74% menores. O efeito foi conseguido apenas nos tumores que mostravam o SPINK1, e nos demais não.

Estudos anteriores que tentaram utilizar o cetuximab contra o câncer metastático de próstata tinham obtido resultados piores que os esperados, com benefícios em apenas 8% dos pacientes. Os pesquisadores sugerem que a explicação esteja no fato de que ele se aplique apenas a pacientes SPINK1-positivos.

“Uma vez que o SPINK1 pode ser produzido na superfície das células, chamou nossa atenção enquanto alvo terapêutico. Aqui mostramos que um anticorpo capaz de ‘bloquear’ o SPINK1 conseguiu frear o crescimento de cânceres de próstata em camundongos que eram SPINK-positivos”, afirmou Arul Channaiyan, autor da pesquisa.

Segundo o estudo, os efeitos colaterais medidos nos camundongos foram limitados, e pesquisas futuras terão de avaliar o que o tratamento pode causar em humanos. Os cientistas ainda procuram também uma compreensão mais clara da relação entre os índices elevados de SPINK1 e alguns tipos de câncer de próstata. (Fonte: G1)


Postado por: Bruna Israel
Siga-nos no twitter: @labghanem
e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
site: http://www.laboratorioghanem.com.br/
Postado por Laboratório Ghanem de Análises