quinta-feira, 24 de março de 2011

::: Atividade física é opção mais saudável do que medicamentos para controle de diabetes :::





Laboratório Ghanem de Análises Clínicas
Paixão por Saúde





Existem medicamentos que podem ser usados para controlar os níveis de açúcar no sangue, e apesar de eles existirem até mesmo em formas genéricas mais baratas, as pessoas se esquecem que a melhor forma de controlar e prevenir diabetes é manter uma dieta saudável e realizar atividades físicas regularmente.

Um estudo recente desenvolvido na Johns Hopkins School of Medicine comparou medicamentos antigos usados para controlar diabetes e as novas fórmulas que apareceram recentemente no mercado. A metformina mostrou ser o medicamento estudado na pesquisa que mostrou ser mais eficiente e apresentar menos efeitos colaterais – quando comparado a remédios como Avandia e Actos, fórmulas mais recentes que foram associadas a ataques cardíacos e câncer de bexiga, respectivamente.

Apesar da boa análise da metformina, vale lembrar que a melhor forma de controlar a diabete pode exigir mais esforços do que simplesmente tomar um comprimido, mas é mais saudável e benéfica. 30 minutos diários de exercício e alimentação controlada unidos ao acompanhamento psicológico do paciente são atitudes que regulam a doença sem expor a pessoa aos efeitos adversos da medicação. A dica da alimentação e atividade física também vale para quem não desenvolveu a doença ainda, mas quer se prevenir.

É bom que a pessoa saiba que tem opções. Caso os exercícios e atividades - que devem ser o tratamento preferencial - não sejam suficientes, existem os medicamentos que podem tratar o paciente.

Fonte: Live Science 21 de março de 2011

Postado por: Bruna Israel
Siga-nos no twitter: @labghanem
e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
site: http://www.laboratorioghanem.com.br/
Postado por Laboratório Ghanem de Análises

quarta-feira, 23 de março de 2011

::: Brasileiros acham proteína que pode ser usada em tratamento contra Aids :::




Laboratório Ghanem de Análises Clínicas
Paixão por Saúde



Pesquisadores brasileiros conseguiram identificar uma proteína que vai ajudar a desenvolver no Brasil uma vacina para o tratamento da Aids. O trabalho foi feito por cientistas de três universidades no país: em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Pernambuco.

O tratamento desenvolvido com vacina terapêutica por pesquisadores das universidades federais de Pernambuco e do Rio de Janeiro e da Universidade de São Paulo não é preventivo, mas pode melhorar a qualidade de vida dos doentes. Dezoito pacientes já testaram a vacina e a metade deles teve a carga viral reduzida a quase zero.

Os pesquisadores quiseram saber porque um grupo de pacientes reagiu melhor à medicação do que o outro. A resposta está nos fatores genéticos. As células de defesa dos pacientes que mais reduziram a carga viral produzem uma quantidade maior de uma proteína específica, chamada NALP.

“O papel desta proteína no combate ao vírus da Aids é reconhecer o vírus e chamar a atenção de outras proteínas inflamatórias que geram a cascata de eventos moleculares, visando à destruição do vírus mesmo”, afirma Sérgio Crovella, professor da UFPE.

A partir da presença da proteína NALP nas células de defesa, os pesquisadores desenvolveram um marcador genético, que permite identificar quais os pacientes mais resistentes e os mais vulneráveis ao vírus da Aids.

A descoberta vai definir o critério de seleção dos doentes para os estudos e poderá melhorar a qualidade da vacina. O mais novo passo em direção à vacina terapêutica está sendo comemorado pela comunidade científica.

“Ajuda a gente a pensar melhor, a entender melhor o mecanismo da doença e da infecção, e a confecção mais inteligente da vacina”, diz Luiz Cláudio Arraes Alencar, afirma o pesquisador da UFPE.
(Fonte: G1)

Postado por: Bruna Israel
Siga-nos no twitter: @labghanem
e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
site: http://www.laboratorioghanem.com.br/
Postado por Laboratório Ghanem de Análises

segunda-feira, 21 de março de 2011

::: Hoje é o dia Internacional contra a Discriminação Racial :::







Laboratório Ghanem de Análises Clínicas
Paixão por Saúde







No dia 21 de março de 1960, na cidade de Joanesburgo, capital da África do Sul, 20 mil negros protestavam contra a lei do passe, que os obrigava a portar cartões de identificação, especificando os locais por onde eles podiam circular. No bairro de Shaperville, os manifestantes se depararam com tropas do exército. Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Esta ação ficou conhecida como o Massacre de Shaperville. Em memória à tragédia, a ONU – Organização das Nações Unidas – instituiu 21 de março como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial.
O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz o seguinte:
"Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública"
Aproveite esta data para refletir.
Justiça Social é um dos pilares da Sustentabilidade. O Grupo Ghanem tem atenção especial com relação à Diversidade, identificando esta como essencial para o futuro das próximas gerações.
Todos nós fazemos parte dessa luta. Pense diferente, mude seus conceitos e atitudes. Sustentabilidade se faz no dia a dia!
Uma mensagem do Grupo Ghanem no Dia Internacional contra a discriminação racial.


Postado por: Bruna Israel
Siga-nos no twitter: @labghanem
e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
site: http://www.laboratorioghanem.com.br/
Postado por Laboratório Ghanem de Análises