sexta-feira, 7 de junho de 2013

::: Mulher pode ter mais dificuldades de controlar a diabetes do que o homem :::

Isso acontece por causa da flutuação hormonal devido ao ciclo menstrual.
Médicos recomendam dieta saudável como prevenção e controle da doença.


As flutuações hormonais das mulheres durante o ciclo menstrual podem dificultar o controle da diabetes e, por isso, elas podem estar mais expostas aos riscos da doença e podem ter até 50% mais lesões nos rins e olhos, além de problemas nos nervos e risco de infarto.
No entanto, hoje em dia há tratamentos que podem diminuir as chances da diabetes evoluir para essas complicações.

A doença atinge milhões de brasileiros em todo o mundo e tem grande relação com o ganho de peso e a obesidade, por isso, ter uma dieta equilibrada e sem exageros pode ser uma medida extremamente importante de prevenção, como alertou o endocrinologista Walter Minicucci. Se bem tratada, a diabetes geralmente não dá sintomas.

O consumo de alimentos integrais, por exemplo, é uma das medidas importantes para prevenir e diminuir a incidência da doença porque torna a alimentação saudável e diminui o risco da pessoa engordar, como explicou o endocrinologista Alfredo Halpern. Além disso, os integrais, como pães, cereais e arroz, têm antioxidantes e fibras.

O mesmo vale para o trigo freekeh, uma fonte saudável e saborosa de fibra, proteína e carboidrato, que vem se popularizando na cozinha em cidades como Londres e Nova Iorque. Além de gostoso, o trigo freekeh tem muitas vantagens nutricionais: o grão tem mais fibras do que qualquer outro cereal, inclusive mais do que o arroz integral, e também é rico em vitaminas e sais minerais. Por isso, ele é recomendado para diabéticos por causa do baixo valor glicêmico.

Todas essas medidas saudáveis na alimentação são importantes na prevenção da diabetes já que ela pode ser desencadeada pelo excesso de peso.
Por isso, evitar grandes porções, comer de 3 em 3 horas e manter uma alimentação saudável e uma rotina de atividade física são hábitos que reduzem muito o risco da pessoa desenvolver a doença. Em alguns casos, ela pode ter um quadro de pré-diabetes, mas nesse momento, ainda é possível reverter com mudanças no estilo de vida.

No caso de quem já tem a doença, a dica do endocrinologista Alfredo Halpern é evitar exageros na alimentação e também de bebida alcoólica, que pode piorar a glicemia e tem grande quantidade de carboidrato. Além disso, é importante controlar a doença.
Se não houver esse controle, o excesso de açúcar no sangue pode danificar vários órgãos.
Além da mulher ter maior dificuldade para controlar a diabetes, há ainda a possibilidade de ela desenvolver o que os médicos chamam de diabetes gestacional, durante o período de gravidez, como mostra o infográfico abaixo.

De acordo com o endocrinologista Walter Minicucci, esse problema geralmente ocorre até o terceiro mês e desaparece depois do nascimento – no entanto, caso não desapareça, a mulher pode ter pré-diabetes ou diabetes.
No caso da pré-diabetes, os sintomas são maior vontade de ir ao banheiro urinar, muita sede, coceira no pênis ou prurido na vagina, excesso de peso e bastante estresse nas atividades do dia a dia.
Ao identificar um desses sinais, portanto, o paciente deve procurar um médico para medir a taxa de açúcar no sangue e verificar o diagnóstico para, se for o caso, mudar os hábitos de vida com dieta saudável e exercícios físicos para reverter o quadro prévio da doença.
Fonte: g1.globo.com/bemestar
Ghanem Laboratório Clínico, paixão por SUA saúde!!!




quarta-feira, 5 de junho de 2013

:: 05 de junho :: Dia Mundial do Meio Ambiente ::


Comemorado em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado pela Assembleia Geral da ONU em 1972 para marcar a abertura da conferência de Estocolmo. No mesmo dia, foi criado o Programa Ambiental das Nações Unidas (Unep, na sigla em inglês). O dia é considerado uma das principais ações das Nações Unidas para chamar a atenção para como afetamos a natureza.

Em 2013, a ONU chama a atenção para o desperdício de comida. Segundo a organização, são desperdiçados 1,3 bilhão de toneladas de alimentos anualmente - o equivalente a um terço de toda a produção mundial. Somente nos chamados países desenvolvidos, são 222 milhões de toneladas desperdiçadas - quase o mesmo produzido em toda a África Subsaariana, 230 milhões. De acordo com o Unep, em todo o planeta, uma em cada sete pessoas vai para a cama com fome e, a cada ano, 20 mil crianças com menos de 5 anos morrem por desnutrição.

Segundo a ONU, devemos notar que, quando desperdiçamos alimentos, perdemos também todos os recursos utilizados na sua produção. Para se fazer um litro de leite, por exemplo, utilizamos mil litros de água. Para um quilo de hambúrguer, se vão 16 mil litros. Além disso, a produção de comida tem um grande impacto ambiental: ela ocupa 25% das terras do planeta e é responsável por 70% do consumo de água doce, 80% do desflorestamento e 30% das emissões dos gases de efeito estufa.


Por causa disso, a organização sugere que as pessoas escolham comidas com menor impacto ambiental, como alimentos orgânicos - que não usam substâncias químicas em sua produção. Além disso, é importante procurar produtos locais, que não causam grandes emissões em seu transporte.
 Nos países em desenvolvimento, a ONU afirma que a perda ocorre principalmente na produção e transporte. Investimentos para dar suporte aos produtores e melhorar a infraestrutura são necessários, afirma. Nas nações mais ricas, o problema está no comportamento do consumidor, que joga fora muita comida.
Ghanem Ambiental - 47. 3027.4441

terça-feira, 4 de junho de 2013

:: Como corretamente LAVAR AS MÃOS? ::


As mãos são o veículo de inúmeras bactérias e vírus. 
Diarreia, gripe, hepatite e infecções intestinais são alguns exemplos de doenças que podem ser evitadas com o simples hábito de lavá-las corretamente. Veja como lavar suas mãos adequadamente e proteja-se:

- Use sempre água corrente e sabonete;
- Molhe as mãos e espalhe o sabonete por toda a extensão. Dê atenção principalmente à palma e ao dorso;
- Esfregue bem os dedos e o espaço entre eles;
- Não se esqueça das unhas, elas são o lugar preferido de microorganismos como vírus, bactérias e fungos. Dê atenção também aos punhos;
- Enxágue com água corrente em abundância, esfregando uma mão na outra, até eliminar toda a espuma;
- Atenção ao secar as mãos: dê preferência a toalhas de papel e jamais use toalhas de pano em locais públicos.

Lembre-se também de ensinar seus filhos a sempre lavar as mãos antes e depois usar o banheiro, ao espirrar ou tossir, após brincar com animais de estimação e, principalmente, antes das refeições.

É o Ghanem Laboratório Clínico apaixonado por sua SAÚDE!
::: Araquari, São Francisco do Sul e Joinville :::
47 3028.3001.
Ghanem Laboratório Clínico II
Omar Amin Ghanem Filho II