quarta-feira, 3 de abril de 2013

::: A importância dos cuidados após uma QUEIMADURA :::

Infelizmente, não são raros acidentes domésticos que levam às queimaduras. Elas decorrem do contato da pele com superfícies quentes, como ferro de passar roupa, por contato com líquidos quentes, água fervente, por exemplo, ou ainda pelo contato direto com o fogo, o que geralmente acontece na churrasqueira.

Sabemos que as queimaduras costumam ocorrer em situações corriqueiras do dia-a-dia, em momentos de distração ou descuido, e o ideal é sempre evitá-las. Mas o que fazer quando acontece uma queimadura, antes de se procurar ajuda médica?

O mais importante é lavar a região queimada com água fria por alguns minutos. Além disso, deve-se avaliar o grau de profundidade da queimadura, pois casos mais profundos (chamados de 3o. grau) devem ser sempre levados ao pronto socorro.


Outra coisa importante não diz respeito ao que devemos fazer e sim ao que NÃO devemos fazer:

- Nunca aplicar nada na pele imediatamente após a queimadura, como manteiga, café ou pasta de dente!
- Se houver a formação de bolhas que caracterizam as chamadas "queimaduras de 2o grau", elas não devem ser furadas. Caso se rompam, a área deve ser higienizada e protegida com curativos.

Autor: Beni Grinblat, dermatologista do Einstein.
Ghanem Laboratório Clínico paixão por sua saúde, paixão por você! Atendimento em Araquari, Joinville e São Francisco do Sul.
47 3028.3001.