quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

::: Segurança do Cliente e o Laboratório Clínico: você valoriza? :::

Por Fernando Berlitz*

O que, como clientes, esperamos de um laboratório clínico? Se fizermos esse questionamento para um grupo de usuários dos serviços dos laboratórios de análises clínicas, questões como qualidade do resultado, prazo de entrega e preço estarão entre os requisitos mais citados. Mesmo que seja uma questão essencial à prestação de serviços em saúde, o aspecto relativo à segurança é pouco discutido/externado pelos usuários. Entretanto, a questão dos riscos à segurança do paciente está nas prioridades dos melhores serviços de saúde.

Quando clientes procuram os serviços de um laboratório clínico, estes esperam ser atendidos com excelência e ter acesso a um laudo que apóie seu médico na prevenção, diagnóstico e/ou tratamento de patologias. Nesse sentido, o que menos esperam é ser submetidos a qualquer dano quando recorrem a estes serviços. Entretanto, todo processo envolve um risco.

Mas, o que é um risco?  Risco, em termos genéricos, é a possibilidade de não atingirmos determinado objetivo esperado em determinada ação ou processo. No laboratório clínico, podemos traduzir esse risco como a possibilidade do não atendimento dos requisitos/necessidades dos clientes ou mesmo na possibilidade, mesmo que mínima, da ocorrência de eventos adversos relacionados ao processo de atendimento ao cliente. Mesmo que estes eventos indesejados e inesperados possam não ter maiores impactos ao paciente, todos os riscos com potencial para impactar o cliente devem ser minimizados e rigorosamente monitorados para assegurar total segurança do paciente e seu médico.

O Ghanem Laboratório Clínico possui um Sistema de Gestão de Riscos e Segurança do Paciente implementado em seu modelo de gestão. Esse sistema inclui um processo de gestão de eventos adversos, onde qualquer evento (mesmo sem impacto ao paciente) é notificado, analisado criticamente e tratado conforme seu nível de risco. Essa gestão de eventos adversos fornece insumos para a melhoria contínua dos processos visando ampliar o nível de segurança do paciente. Complementarmente, toda a gestão de riscos é avaliada de forma sistêmica mediante indicadores de desempenho relacionados à Segurança do Paciente; utilizando estes importantes indicadores, o Sistema de Gestão de Riscos e Segurança do Paciente é continuamente aprimorado.

O Sistema de Gestão de Riscos e Segurança do Paciente implantado no Ghanem Laboratório Clínico está alinhado às principais normas e referências internacionais que tratam desse tema, incluindo a ISO 31000, ISO/TS 22367 e recomendações da Organização Mundial de Saúde. O Sistema de Gestão de Riscos e Segurança do Paciente do Ghanem segue os requisitos definidos pelo escopo de Acreditação de Qualidade do PALC, Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial.
O seu laboratório clínico tem atenção especial às questões da segurança do paciente? Devemos ter atenção especial a estas questões ao escolher um laboratório. Um laboratório clínico de excelência deve contribuir para a promoção de saúde, minimizando qualquer possibilidade de risco a saúde de seus clientes.

* Fernando Berlitz é Gestor de Sustentabilidade e Melhoria Contínua no Grupo Ghanem



quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

::: A INOVAÇÃO no DNA do Grupo Ghanem :::


Por Omar Amin Ghanem Filho*
Considerando que as inovações são capazes de gerar vantagens competitivas a médio e longo prazo, inovar torna-se essencial para a sustentabilidade das empresas e dos países.

A inovação tem a capacidade de agregar valor aos produtos de uma organização, diferenciando-a, ainda que momentaneamente, no ambiente competitivo. Ela é ainda mais importante em mercados commoditizados. Ou seja, com alto nível de competição e cujos produtos são praticamente equivalentes entre os ofertantes. Aqueles que inovam neste contexto, seja de forma incremental ou radical, de produto, processo ou modelo de negócio, ficam em posição de vantagem em relação aos demais.

As inovações são importantes porque permitem que as organizações acessem novos mercados, aumentem suas receitas, realizem novas parcerias, adquiram novos conhecimentos e aumentem o valor de suas marcas.

O Grupo Ghanem possui a INOVAÇÃO como um de seus valores estratégicos e também como mola propulsora de seu desenvolvimento. Ações para gerar a inovação são cotidianas e realizadas por meio do Intraempreendedorismo Ghanem, por benchmark e por estudos e pesquisas.

Obviamente, os benefícios da inovação não se limitam às empresas. Para os países e regiões, as inovações possibilitam o aumento do nível de emprego e renda, além do acesso ao mundo globalizado. As inovações oferecem novos produtos, que passam a contar com mais benefícios dos produtos oferecidos.
Para saber mais, agende uma visita conosco por meio de nosso Disk Ghanem 47 3028.3001.

* Omar Amin Ghanem Filho é socio-administrador e gestor de inovação do Grupo Ghanem. 

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

::: Acreditação ou Certificação? Você está seguro na hora de realizar seus exames de laboratório? :::


Como o cliente pode decidir qual laboratório escolher na hora de realizar os seus exames?

Como reduzir substancialmente o risco de uma experiência negativa no momento em que já está, por vezes, fragilizado por uma condição clínica indesejada e inesperada?



Utilizar os serviços de um laboratório clínico com um “selo” de qualidade é uma decisão sabiamente inteligente. Entretanto, devemos estar atentos sobre o que é efetivamente um real “selo” de qualidade, visando fugir de propostas de marketing sem fundamentação. Reconhecimentos quanto a qualidade dos processos executados são mais importantes e igualmente mais exclusivos e raros do que podemos imaginar a princípio.

ACREDITAÇÃO é um dos “selos” de excelência processual mais abrangentes e confiáveis no sentido de conferir segurança ao cliente usuário e médico ao procurar os serviços de um laboratório de análises clínicas. Dois exemplos mais concretos dessa afirmação são a Acreditação PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos, da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial) e a Acreditação NBR ISO/IEC 17025 (Acreditação do INMETRO para Laboratórios de Ensaio e Calibração). Ao contrário das “certificações” da qualidade, as “acreditações” são um reconhecimento formal de que o sistema de gestão da organização atende aos requisitos da normativa em questão e permite potencialmente a geração produtos/serviços que atende aos requisitos de clientes e demais partes interessadas de forma adequada, com efetividade.


Sem dúvida alguma, receber um selo de acreditação como dos exemplos do PALC ou da ISO 17025 é uma distinção enorme para um laboratório clínico. Isso porque reflete um esforço coletivo organizado que envolve desde a alta direção até os profissionais do nível mais operacional do laboratório. Conseguir uma acreditação como estas citadas é o prêmio por muito investimento, trabalho e competência visando atender os requisitos dos clientes e todas as boas práticas de gestão e científicas ligadas a área de medicina laboratorial.

O Ghanem Laboratório Clínico é Acreditado pelo PALC (Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos) realizado pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica. E o Ghanem Ensaios Especializado tem a recomendação para a ISO 17025.

Qualidade e confiança na realização de seus exames e/ou ensaios especializados.


segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

::: Laboratório de Ideias é um dos diferenciais do Grupo Ghanem :::

 
O Grupo Ghanem possui o programa interno "Laboratório de Ideias".
 
 

Este programa foi lançado em 2010 e tem como objetivo reconhecer e premiar ideias inéditas, assim como, possibilitar a interação entre os profissionais do Grupo.


Acelerar a solução de desafios, trazer benefícios e proporcionar oportunidades de melhorias para a gestão são alguns dos resultados obtidos com este programa ao longo destes dois anos.
Como consequência dessas ações desenvolvemos a cada prática de gestão aprovada, por meio do Laboratório de Idéias, um ótimo ambiente de trabalho, processos produtivos aprimorados e o reconhecimento dos esforços de nossos profissionais.