O que, como clientes, esperamos
de um laboratório clínico? Se fizermos esse questionamento para um grupo de
usuários dos serviços dos laboratórios de análises clínicas, questões como
qualidade do resultado, prazo de entrega e preço estarão entre os requisitos
mais citados. Mesmo que seja uma questão essencial à prestação de serviços em
saúde, o aspecto relativo à segurança é pouco discutido/externado pelos
usuários. Entretanto, a questão dos riscos à segurança do paciente está nas
prioridades dos melhores serviços de saúde.
Quando clientes procuram os
serviços de um laboratório clínico, estes esperam ser atendidos com excelência
e ter acesso a um laudo que apóie seu médico na prevenção, diagnóstico e/ou
tratamento de patologias. Nesse sentido, o que menos esperam é ser submetidos a
qualquer dano quando recorrem a estes serviços. Entretanto, todo processo
envolve um risco.
Mas, o que é um risco? Risco, em termos genéricos, é a possibilidade
de não atingirmos determinado objetivo esperado em determinada ação ou
processo. No laboratório clínico, podemos traduzir esse risco como a
possibilidade do não atendimento dos requisitos/necessidades dos clientes ou
mesmo na possibilidade, mesmo que mínima, da ocorrência de eventos adversos
relacionados ao processo de atendimento ao cliente. Mesmo que estes eventos
indesejados e inesperados possam não ter maiores impactos ao paciente, todos os
riscos com potencial para impactar o cliente devem ser minimizados e rigorosamente
monitorados para assegurar total segurança do paciente e seu médico.
O Ghanem Laboratório Clínico
possui um Sistema de Gestão de Riscos e Segurança do Paciente implementado em
seu modelo de gestão. Esse sistema inclui um processo de gestão de eventos
adversos, onde qualquer evento (mesmo sem impacto ao paciente) é notificado,
analisado criticamente e tratado conforme seu nível de risco. Essa gestão de
eventos adversos fornece insumos para a melhoria contínua dos processos visando
ampliar o nível de segurança do paciente. Complementarmente, toda a gestão de
riscos é avaliada de forma sistêmica mediante indicadores de desempenho
relacionados à Segurança do Paciente; utilizando estes importantes indicadores,
o Sistema de Gestão de Riscos e Segurança do Paciente é continuamente
aprimorado.
O Sistema de Gestão de Riscos e
Segurança do Paciente implantado no Ghanem Laboratório Clínico está alinhado às
principais normas e referências internacionais que tratam desse tema, incluindo
a ISO 31000, ISO/TS 22367 e recomendações da Organização Mundial de Saúde. O
Sistema de Gestão de Riscos e Segurança do Paciente do Ghanem segue os
requisitos definidos pelo escopo de Acreditação de Qualidade do PALC, Programa
de Acreditação de Laboratórios Clínicos da Sociedade Brasileira de Patologia
Clínica e Medicina Laboratorial.
O seu laboratório clínico tem atenção especial
às questões da segurança do paciente? Devemos ter atenção especial a estas
questões ao escolher um laboratório. Um laboratório clínico de excelência deve
contribuir para a promoção de saúde, minimizando qualquer possibilidade de
risco a saúde de seus clientes.
* Fernando Berlitz é Gestor de Sustentabilidade e Melhoria Contínua no Grupo Ghanem