quinta-feira, 20 de outubro de 2011

::: Um novo significado para a letra i ::: A Metodologia de Jobs de apresentar ideias :::


Steve Jobs tinha uma maneira muito particular de pensar, trabalhar e de fazer suas apresentações. Ele os fazia sempre com base em três pontos. De três em três pontos, ele ia marcando seu pensamento. Até fizeram uma teoria de apresentação de idéias com base nisso – a apresentação de três pontos. Então, de certa forma, para homenageá-lo, vou fazer este artigo em três pontos. Acredito que Steve Jobs deixou três legados para a gente, e esses três legados tem tudo a ver com propaganda.

Coragem, surpreendimento e usabilidade.

Começando por surpreendimento. Surpreender é a palavra que regeu os 56 anos de vida de Steve Jobs. É talvez aí que resida boa parte do seu sucesso. Em uma entrevista à Business Week de 1998, ele disse uma frase crucial para quem faz do marketing e da comunicação seu ofício. “Muitas vezes, as pessoas não sabem o que elas querem até que você mostre a elas”, disse em uma crítica aberta à ditadura do focus group. Em outras palavras, estava defendendo a tese de que não é ouvindo o que o consumidor gosta que você vai criar novos produtos, novos serviços ou novas idéias. Prepotência? Desrespeito ao consumidor? Nada disso, muito ao contrário. Steve Jobs certamente está entre os executivos, se não for o líder deles, que mais ouviu e respeitou o consumidor na história moderna da indústria, estejamos nós discutindo produto ou serviço. Porém, ele não os obedecia, ele os surpreendia. Tenho a impressão de que ele acordava todos os dias com a vontade de despertar vontades que não existiam, de criar necessidades até então desconhecidas.

O primeiro legado de Steve Jobs é a forma com que ele criava novos quereres na vida do consumidor. Com ele, precisamos repensar a ditadura das pesquisas, para que, com elas, tenhamos mais insights, mais possibilidades de encontrar caminhos para ir além do que o consumidor aprova. Pesquisa precisa trazer mais aprendizado do que aprovação ou autorização. Precisamos surpreender os desejos do consumidor. Como? Arriscando.

Mas para surpreender, tem que ter coragem. Coragem de assumir riscos. Este é o outro legado vivido intensamente pelo fundador da Apple. Assumir o risco é assumir a possibilidade do insucesso. Quantifique os produtos criados por Jobs da década de 1970 para cá e verá que essa matemática trará mais fracassos do que sucessos. E qual o problema disso? Se o erro for usado como adubo, ele traz em si a possibilidade de um acerto futuro. Diz a sabedoria popular que, ao ser pressionado por tantos fracassos antes de criar a lâmpada, Thomas Edison teria dito “Por que desistir agora, que já sabemos muitos modos de como não fazer uma lâmpada?” Jobs era isso, sempre buscava a lâmpada.

E com isso ensina a nós publicitários, clientes e profissionais de marketing, que precisamos aprender a errar mais para acertar mais. Precisamos romper padrões em busca de novos caminhos, em busca de pensar o diferente para padrões já estabelecidos. E isso nos leva ao terceiro legado de Jobs: usabilidade.

Sou um aficionado por tecnologia, talvez herança dos meus tempos de engenheiro, um interesse que nasceu quando a tecnologia ainda era cinza, verde e preta, pelo menos para mim. Eu adorava entrar nos sistemas operacionais para criar comandos que fizessem as máquinas fazer o que eu queria. Mas, eu usava a computação como um nerd. A humanidade não é assim. E aí temos outra grande revelação sobre Steve Jobs.

Ele não era um inventor de tecnologia, mas sim, foi um revolucionário na forma de fazer a tecnologia ser usada. A revolução de Jobs não está em criação de um novo hardware (ele até fez isso, mas não considero este o seu maior legado). Ele não inventou o mouse, não inventou o touchpad, mas revolucionou a maneira como a gente passou a usar o mouse e o touchpad. Jobs era o gênio da usabilidade. Ele foi um mestre em tornar os produtos mais úteis, mais gostosos de serem manuseados e utilizados na rotina dos consumidores.

E conseguia isso buscando simplicidade e beleza, que são dois grandes pilares do design. O design está a favor da usabilidade e a usabilidade a favor do consumidor.

Pois é. Ficamos com as lições de coragem, surpreendimento e usabilidade desse grande gênio contemporâneo. Ficamos com todos os seus acertos de iPads, iPods, iPhones. Ficamos até com um novo significado para a letra i. Coloque o i na frente de um substantivo e seu significado é imediatamente modificado. Não consta nos dicionários, ainda, mas todo mundo entende. Essencialmente, ficamos agora com um mundo sem Steve Jobs; mas graças a ele, valorizando cada vez mais o beta que o mundo pode ser. I-obrigado.
(*) SERGIO VALENTE é presidente da DM9DDB

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terça-feira, 18 de outubro de 2011

::: Descubra os novos males do álcool :::


Ghanem Laboratório Clínico
Paixão por Saúde
 
 
Depois de tantas pesquisas, já não é novidade para ninguém que o alcoolismo por longo período leva a uma doença hepática chamada cirrose, que é o “coroamento” dos danos que o álcool paulatinamente causa ao corpo. Pesquisas recentes de universidades britânicas, no entanto, têm dado mais atenção a outros órgãos que também são danificados pela bebida.

 O mais afetado ...é o coração. Um centro de medicina da Inglaterra aponta, em um estudo, que o alcoolismo pode levar a um pacote de problemas nesse quesito. Aumento de pressão sanguínea, insuficiência cardíaca e infarto são exemplos, além da temível miocardiopatia, na qual o músculo do coração incha e torna a vida do portador um eterno sobressalto quanto à chance de uma parada cardíaca. O álcool, aparentemente, aumenta o nível de gordura circulante no sangue.

Outro centro médico britânico, este especializado em fatores cancerígenos, afirma que o risco de câncer de mama aumenta entre 7% e 12% para cada 10g de álcool ingerido por dia. Em uma semana, 100g de álcool no organismo representam 19% a mais de chances de câncer colorretal. De acordo com um estudo da entidade, a cada ano 13 mil britânicos (dos quais 4 mil mulheres) contraem câncer devido ao consumo exagerado de bebidas.

 Mais dois focos de preocupação: imunidade e fertilidade. No primeiro quesito, uma pesquisa aponta o álcool como redutor da nossa resistência a doenças virais. Quanto à capacidade reprodutora, as bebidas alcoólicas tornariam mais difícil o período fértil da mulher e diminuiriam a quantidade de esperma produzida pelo homem.

 Um dos fatores mais agravantes, segundo esta nova onda de estudos, diz respeito à quantidade. Nas últimas décadas, tornou-se senso comum que o álcool só faz realmente danos se for ingerido em excesso, e chega a ser aconselhável quando consumido com parcimônia. Mas um estudo da Universidade de Cambridge, também no Reino Unido, coloca até isso em cheque.
Segundo esta pesquisa, que teve uma etapa clínica com ratos de laboratório, o álcool pode ser danoso inclusive em pequenas quantidades.

 No delicado quesito da genética, os pesquisadores garantem que poucas doses de álcool durante a gravidez já podem causar danos permanentes ao feto. Um problema de saúde pouco pesquisado, a síndrome fetal alcoólica, aumenta a chance de deficiência mental e física no bebê que vai nascer.
Isso sem mencionar, é claro, que os danos do álcool para o fígado em si continuam crescendo em número de casos e preocupação dos médicos. Uma pesquisa de um hospital em Southamptom, também na Grã-Bretanha, afirma que as mortes por doença no fígado aumentaram em 500%. Deste número de mortes, 85% foram diretamente relacionadas ao álcool.

 Segundo os registros de Southampton, 2010 marcou a primeira vez em que mais de um milhão de pacientes foram internados por problemas de alcoolismo em um período de doze meses. Apenas sete anos antes, em 2003, esse número ainda era de 510 mil casos, pouco mais do que a metade.

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segunda-feira, 17 de outubro de 2011

::: Grupo Ghanem participa de Livro sobre Gestão da Qualidade Analítica, lançado durante Congresso da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, em Florianópolis :::

 Autores reunidos com o presidente da ControlLab, Marcio Biasoli e sua esposa Elvandir Biasoli. Da direita para a esquerda: Fernando Berlitz, Luiza Bottino, Rafael Lopes, Marcio Biasoli, Elvandir Biasoli, Gilberto Camarinha, Adriana Sá, Nairo Sumita e Elisabete Mendes.
 
 
Foi lançado no dia 17 de agosto, durante o 45º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/ Medicina Laboratorial (CBPC/ML), em Florianópolis (SC), o segundo volume da série “Gestão da fase analítica do laboratório”. Essa série de livros, editado pela empresa ControlLab, tem como objetivo principal disseminar entre os laboratórios clínicos brasileiros (e até mesmo de fora do país) os conhecimentos científicos relacionados à gestão e controle da qualidade dos processos executados nessas organizações, ampliando a acessibilidade às boas práticas e conceitos teóricos relacionados ao tema.

O grupo Ghanem participou ativamente desse processo de construção e realização desse sonho. Por intermédio do Gestor de Sustentabilidade e Melhoria Contínua do Grupo, Fernando Berlitz, que escreveu um capítulo em cada volume dessa série de publicações. Nesse segundo volume, Fernando escreveu o capítulo sobre “Especificações da Qualidade”. Nos laboratórios clínicos, a especificação da qualidade se refere aos requisitos que permitirão verificar se os resultados atenderão à função primordial do serviço: apoiar o médico no diagnóstico e tratamento do paciente. Estamos falando, portanto, de um norteador para a gestão da qualidade analítica.

Mais detalhes sobre o tema podem ser acessados em no endereço eletrônico http://www.controllab.com.br/qualifique/pop_ed34_interagindo.htm, onde está disponível uma entrevista no Gestor de Sustentabilidade do Grupo Ghanem sobre o tema das Especificações da Qualidade.

No evento de lançamento da obra, durante o recente Congresso em Florianópolis, cerca de 1.400 exemplares foram distribuídos gratuitamente para os presentes.
Os autores estavam presentes e autografaram os livros para uma grande quantidade de profissionais da área da saúde. Com tiragem de 4 mil exemplares, o livro será entregue ainda a clientes e a parceiros da ControlLab, e doado a bibliotecas de instituições de ensino. A publicação é destinada a profissionais que atuam no laboratório clínico e a estudantes.

São cinco capítulos, que abordam ações de controle e monitoramento - como especificação, controle interno, ensaio de proficiência, automatização e qualidade da água. Em todos eles, houve a preocupação em equilibrar teoria e prática. Organizado pela Dra. Maria Elizabete Mendes, responsável pelo núcleo da qualidade e da sustentabilidade da Divisão de Laboratório Central do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, e por Carla Albuquerque, gestora de serviços da ControlLab, o trabalho contou com a colaboração de sete destacados profissionais da área: Adriana Sá de São José, Fernando de Almeida Berlitz (Grupo Ghanem), Gilberto Costa Camarinha, Luiza Bottino Grangeiro da Silva, Nairo Massakazu Sumita, Nelson Medeiros Junior e Rafael Monsores Lopes. Ainda no congresso, alguns deles (entre eles Fernando Berlitz, gestor do Grupo Ghanem) ministraram palestras num workshop que versou sobre temas abordados nesse segundo livro, assim como também sobre assuntos que constam no primeiro número da série, lançado em 2010.

O Livro está disponível para download gratuito no site da Controllab, no endereço:

O Grupo Ghanem se sente orgulhoso de ter participado dessa importante e inovadora iniciativa, materializada na contribuição de um de seus profissionais para a disseminação de conhecimento científico na área de medicina laboratorial.

Fernando Berlitz autografando os livris dos Bioquímicos do Grupo Ghanem

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domingo, 16 de outubro de 2011

::: GRUPO GHANEM PARTICIPA DO 19º PRÊMIO EXPRESSÃO DE ECOLOGIA :::

Reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente, o Prêmio Expressão de Ecologia é considerado o mais importante reconhecimento ambiental do sul do Brasil e é realizado anualmente pela Editora Expressão desde 1993, um ano após a “Rio 92”. Prestes a completar 20 anos de história, a premiação contabiliza 1.674 projetos ambientais inscritos.

O Prêmio pretende divulgar e disseminar os esforços de empresas e instituições no sentido de diminuir os impactos da poluição no meio ambiente e contribuir para a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento da consciência ambiental. O concurso está aberto a empresas públicas e privadas, instituições, órgãos governamentais, cooperativas, ONGs e entidades de classe com sede ou atuação nos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Em sua edição histórica de 20 anos, o Anuário Expressão de Sustentabilidade, que será publicado no segundo semestre de 2012, fará um balanço da situação ambiental do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul e apresentará as ações ambientais participantes do 19º Prêmio Expressão de Ecologia. Os projetos vencedores serão premiados no Fórum de Gestão Sustentável 2012. Data e local da cerimônia serão divulgados posteriormente.

Os vencedores do 19º Prêmio Expressão de Ecologia serão divulgados no site da Expressão e newsletter ambiental da premiação no primeiro trimestre de 2012.

O Grupo Ghanem está inscrito no Prêmio Expressão com o Projeto “ECO-INTELIGÊNCIA NA ECONOMICIDADE”, que reúne as principais ações e iniciativas do programa ambiental implantado no Ghanem.

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