quinta-feira, 18 de outubro de 2012

18 de Outubro: Dia do Médico, uma homenagem do Grupo Ghanem


Todos os profissionais são especiais e cumprem missão importante em nossa sociedade. Eles lidam diariamente com as responsabilidades e os louros de suas carreiras. Mas hoje, nesse dia 18 de outubro, é dia de homenagear os médicos, esses abnegados profissionais de saúde que, por escolha e missão pessoal, buscam salvar vidas, mas cuja importância transcendo e excede essa nobre tarefa diária. Mesmo quando não vencem a batalha contra a doença, buscam incessantemente dar o maior conforto possível ao paciente e a sua família.

Entre as teorias mais aceitas para a escolha da data de 18 de outubro para a comemoração do dia do médico está a de origem ligada à tradição cristã. Nessa abordagem cristã existe a teoria de que São Lucas teria sido médico. Não existem provas formais para isso, mas estudiosos levantam essa possibilidade por que o santo, em seus escritos, menciona muitas doenças. A partir disso, São Lucas tem sido considerado em vários países como o padroeiro dos médicos. A escolha de São Lucas como patrono dos médicos nos países que professam o cristianismo é bem antiga. Eurico Branco Ribeiro, professor de cirurgia e fundador do Sanatório S. Lucas, em São Paulo, é autor de uma obra fundamental sobre São Lucas. Nesta obra, intitulada "Médico, pintor e santo", o autor refere que, já em 1463, a Universidade de Pádua iniciava o ano letivo em 18 de outubro, em homenagem a São Lucas, proclamado patrono do "Colégio dos filósofos e dos médicos" (RIBEIRO, E.B. - Médico, pintor e santo. São Paulo, São Paulo Editora, 1970).

A escolha de São. Lucas como patrono dos médicos e do dia 18 de outubro como "dia dos médicos", é comum a muitos países, dentre os quais Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos. No Brasil acha-se definitivamente consagrado o dia 18 de outubro como "dia dos médicos".



Nesse dia especial gostaríamos de aproveitar para agradecer a esse profissional tão especial para a nossas vidas, aquele que tem a capacidade de transformar os nossos momentos mais difíceis em situações menos dolorosas e humanas.

Segundo o médico Drauzio Varella (http://drauziovarella.com.br/wiki-saude/o-juramento-de-hipocrates/), “(...) a lista de doenças para as quais não existe cura é interminável. Curar é finalidade secundária da medicina, se tanto; o objetivo fundamental de nossa profissão é aliviar o sofrimento humano (...)”.

O Grupo Ghanem parabeniza a todos os médicos nesse dia 18 de outubro. Obrigado por contribuírem de forma decisiva para a nossa sociedade como um todo, por trabalharem incessantemente por um mundo mais humano e por nunca se absterem da luta por melhores condições de saúde para a população! Nós do Grupo Ghanem estaremos sempre ao lado da classe médica nesse luta diária visando contribuir complementarmente para a assistência aos pacientes.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Estudo Internacional de larga escala encontra 21 genes vinculados aos níveis de colesterol




No maior estudo genético já realizado sobre colesterol e outros lipídios sanguineos, um consórcio internacional identificou 21 novas variantes genéticas associadas a riscos de doenças cardíacas e desordens metabólicas. Os achados expandem a lista de alvos potenciais para drogas e outros tratamentos para doença cardiovascular lipídio-relacionada, a principal causa mundial de morte e incapacidade.

O consórcio de 180 cientistas de três países diferentes foi liderado por Brendan J. Keating, do Centro de Genômica Aplicada do Hospital Infantil da Filadélfia/EUA, e Fotios Drenos, do Instituto de Ciências Cardiovasculares da University College de Londres.

A equipe do projeto utilizou uma ferramenta de análise genética chamada "CardioChip", criada em 2006 por Keating e, desde então, usada em dezenas de estudos. O instrumento contém 50 mil marcadores de DNA em dois mil genes relacionados a doenças cardiovasculares.

O consórcio analisou dados genéticos de mais de 90 mil pessoas de ascendência europeia. Na primeira parte, os autores usaram o CardioChip para descobrir um conjunto de dados de mais de 65 mil indivíduos analisados em 32 estudos anteriores. Eles, então, procuraram avaliar outros 25 mil voluntários. Além disso, foram usadas informações prévias de mais 100 mil pessoas. A partir daí, o estudo científico conseguiu identificar os 21 genes associados ao chamado “colesterol ruim” (LDL), ao “colesterol bom” (HDL), ao colesterol total e aos triglicérides. Também foi possível verificar 49 sinais genéticos já conhecidos – algumas variantes eram mais comuns em homens e outras, em mulheres.



Segundo Drenos, apesar de cada uma das variantes no DNA ter um pequeno efeito sobre a característica dos lipídios (gorduras), o efeito cumulativo pode ampliar significativamente o risco de doenças.

Mais de 30 organizações e agências financiaram este estudo, incluindo o U.K. Medical Research Council, the British Heart Foundation, the National Institutes of Health e o Wellcome Trust.

Mais informações:
  • Large-Scale Gene-Centric Meta-analysis across 32 Studies Identifies Multiple Lipid Loci. American Journal of Human Genetics, published online Oct. 11, 2012. doi:10.1016/j.ajhg.2012.08.032
  • http://www.chop.edu/news/21-genes-tied-to-cholesterol-levels.html


Dicas do Ghanem Laboratório Clínico:

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) 40% dos brasileiros possuem colesterol alto. As doenças cardiovasculares ainda são uma das principais causas de morte no mundo e grande parte do problema é gerada pelas altas taxas de colesterol no organismo (dislipidemia), que provocam derrames e infartos. Assim, a melhor opção para evitar problemas futuros e garantir uma vida com qualidade é prevenir.



Procure seu médico e realize exames laboratoriais regularmente em seu laboratório de confiança.

Adicionalmente, procure incorporar hábitos de vida saudáveis, tais como:
  • Evitar ficar muito tempo sem se alimentar, fazendo pequenas refeições de 3 em 3 horas;
  • Evitar qualquer tipo de fritura (comum, a dorê, à milanesa, empanados);
  • Reduzir o consumo de carnes vermelhas, substituindo por carnes brancas, como peixe ou frango, quando possível;
  •  Substitua os queijos amarelos por queijo branco;
  • Aposte nos alimentos ricos em fibras, frutas com casca, cereais, aveia, soja, maçã e substâncias antioxidantes;
  •  Pratique exercícios físicos ao menos 3 vezes por semana;
  •  Pare de fumar, pois o cigarro lesa a parede dos vasos;
  •  Evite o estresse, aproveite as horas livres para o lazer.