quinta-feira, 1 de novembro de 2012

::: Nós somos aquilo que comemos? :::




Já ouviu a frase "nós somos aquilo que comemos"? De acordo com uma pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto Nacional de Neurociência Translacional, a quantidade de nutrientes adquirida por meio dos alimentos 
cozidos foi essencial para o crescimento da massa encefálica e do aumento do número de neurônios. Isso significa que o cérebro do homem evolui devido ao consumo de comida cozida. Saiba mais: http://migre.me/brTwn



quarta-feira, 31 de outubro de 2012

::: Saiba tudo sobre o Reumatismo :::




Reumatismo

Ao contrário do que a maioria das pessoas acredita, o reumatismo não é uma doença única. Trata-se de um grupo de enfermidades que atingem articulações, músculos e esqueleto e que, em geral, se caracteriza por dores e restrições 
dos movimentos. São mais de 100 doenças com características diferentes. Entre as mais populares estão artrites, mialgias, neurites e gota.

As doenças reumáticas podem atingir qualquer pessoa, inclusive crianças. Normalmente se manifestam provocando dores no corpo, ossos, músculos, tendões e articulações. Por se tratar de doenças distintas, que vão desde autoimunes, metabólicas, degenerativas e inflamatórias até doenças associadas que afetam outros órgãos, é essencial que um médico avalie clinicamente o paciente para definir o diagnóstico e a gravidade da doença.

Fibromialgia, artrose, lombalgia e osteoporose são as que mais atingem a população e, consequentemente, as principais responsáveis pelo afastamento por incapacidade, que compromete a vida profissional e pessoal dos doentes.

Com a ajuda do Dr. Ari Halpern, reumatologista do Einstein, preparamos um especial com as principais doenças reumáticas, seus sintomas, formas de diagnóstico e tratamento. Confira abaixo.

Artrite Reumatoide

Trata-se de uma doença crônica que atinge cerca de 1% da população. Afeta várias articulações ao mesmo tempo, incluindo as pequenas articulações das mãos e pés, punhos, cotovelos e joelhos. Se não tratada corretamente, a artrite reumatóide evolui progressivamente causando deformidades graves.

Sintomas

Dores após o repouso ou ao acordar, afetando qualquer idade, mais frequentemente ao redor dos 40 anos.

Diagnóstico

Basicamente clínico, ou seja, um médico precisa examinar o paciente, já que existem outras doenças que podem apresentar sintomas semelhantes. Alguns exames de laboratório podem auxiliar o médico, mas a confirmação do diagnóstico é eminentemente clínica

Tratamento

É feito com medicamentos e os resultados costumam ser muito eficientes.

Prevenção

Não existe. Alguns fatores, porém, podem influenciar o aparecimento da artrite reumatoide, particularmente, o cigarro (nestes casos, a doença costuma ser ainda mais agressiva).

Osteoartrite ou Artrose

A osteoartrite, mais conhecida como artrose, é a mais comum de todas as doenças reumáticas e a principal causa de incapacidade física em idosos. Sua freqüência aumenta com o envelhecimento.

A doença atinge principalmente as articulações dos joelhos, quadris, mãos e coluna. Sua forma mais comum é a primária, quando surge sem causa aparente. Mais raramente, a artrose ocorre como consequência de outras doenças (metabólicas, inflamatórias, etc) ou, secundariamente, a trauma, deformidades e cirurgias prévias (como por exemplo, retirada do menisco dos joelhos).

Sintomas

Os sintomas variam de pessoa para pessoa e, em geral, se apresentam de maneira lenta e progressiva. Os mais comuns são dor e limitação dos movimentos. Eventualmente, a articulação pode ficar inchada e tipicamente a dor piora ao iniciar um movimento.

Diagnóstico

Para se diagnosticar a artrose é necessária uma avaliação clínica com o médico e a realização de exames radiológicos.

Tratamento

O tratamento depende da forma e localização da artrite, e inclui medicamentos, infiltrações locais, atividades físicas, reabilitação motora e, em alguns casos, cirurgia. Para os pacientes da terceira idade que já têm artrose, a atividade física é uma grande aliada para o tratamento da doença.

Prevenção

A prática de exercícios físicos, fortalecimento e controle de peso são boas maneiras para prevenir a artrose nos joelhos. Existem casos em que o fator é genético, e não há como prevenir. Já a artrose secundária pode ser evitada tratando a doença que originou o problema.

Tendinite

É caracterizada por uma inflamação e degeneração do tendão. Na crise aguda, normalmente existe um fator desencadeante, como um esforço feito de maneira errada e repetidamente ou uma situação ergonômica inadequada. Casos não bem tratados na fase inicial podem evoluir de forma crônica e mais resistente ao tratamento.

Sintomas

O principal sintoma é dor no local afetado.

Diagnóstico

O diagnóstico deve ser feito pelo médico no consultório.

Tratamento

A tendinite é uma doença curável e o tratamento depende do grau da lesão, sendo feito por meio de medicamentos, fisioterapia, uso de talas, medidas de melhoria ergonômicas e, em casos mais extremos, cirurgia.

Prevenção

Para evitar a tendinite linkar para o info de postura, é importante ter atenção aos movimentos errados e repetitivos do cotidiano. Uma simples mudança no modo de digitar ao computador ou algum movimento repetido no trabalho pode fazer toda a diferença.

Gota

Trata-se de uma doença articular relacionada ao metabolismo do ácido úrico no organismo. É mais comum ocorrer em homens a partir da segunda década de vida, e nas mulheres costuma aparecer somente após a menopausa. Também pode ser provocada por fatores genéticos associados.

Sintomas

Quando em excesso, o ácido úrico se precipita na articulação, causando as crises agudas e intensas de dor em locais como pés e joelhos. É comum as dores desaparecem por um longo período, até a ocorrência de uma nova crise. Se não tratada, a gota evolui com crises mais frequentes até se tornar uma doença crônica e persistente, afetando inúmeras articulações.

A gota pode ter relação com hábitos do paciente, como o alcoolismo. Pacientes com gota, frequentemente apresentam outras alterações metabólicas como obesidade, colesterol alto e diabetes.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito com a avaliação dos sintomas do paciente, a realização de exames de sangue e a coleta do líquido articular para visualizar a presença de cristais de ácido úrico.

Tratamento

O tratamento é medicamentoso e varia de caso para caso. Se não tratada, a gota pode evoluir e virar uma doença crônica, afetando seriamente outros órgãos e as articulações. Por isso, o paciente deve fazer acompanhamento médico regular.

Prevenção

Carne vermelha e bebida alcoólica são fatores de risco. Excessos devem ser evitados.

Osteoporose

Trata-se de uma doença metabólica que provoca fragilidade dos ossos e facilidade de fratura. É mais frequente em mulheres após a menopausa e na terceira idade e menos comum em homens. Pessoas com histórico familiar de osteoporose e indivíduos sedentários ou que fazem uso de corticóides também devem ficar atentos.

Sintomas

Normalmente, a osteoporose não apresenta sintomas. O paciente não percebe a sua presença até a ocorrência das primeiras fraturas.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito por meio de avaliação clínica associada a exames de densidade óssea (densitometria óssea).

Tratamento

O tratamento varia de caso para caso e inclui atividade física, medidas preventivas para quedas, suplementação alimentar de cálcio e vitamina D e vários tipos de medicamentos

Prevenção

É possível prevenir com a prática regular de atividades físicas e com uma alimentação rica em cálcio.

Lúpus

Doença autoimune e crônica que se manifesta em qualquer órgão do corpo. Atinge principalmente mulheres em torno dos 20 anos de idade.

Sintomas

Os sintomas da doença variam muito de pessoa para pessoa, porém, o mais comum são manchas na pele que pioram com a exposição ao sol queda de cabelo, aftas orais, dor nas juntas associadas ou não com envolvimento de vários órgãos, como o rim e sistema nervoso. Existem casos de lúpus limitado à pele (lúpus cutâneo). No entanto, a forma sistêmica (chamada de Lúpus Eritematoso Sistêmico) se não tratada pode evoluir de forma bastante grave com a perda da função renal ou mesmo a morte.

Diagnóstico

O diagnóstico depende do exame médico em consulta clínica. Alguns exames laboratoriais servem de apoio, mas, isoladamente, não permitem o diagnóstico.

Tratamento

O tratamento é feito por meio de medicamentos

Prevenção

A causa do lúpus ainda é desconhecida, portanto, ainda não há forma eficiente de prevenção.

Espondilite anquilosante

Trata-se de uma doença inflamatória e crônica, com maior incidência em homens jovens. A espondilite anquilosante pode afetar a coluna e as articulações periféricas, como joelhos, cotovelos e punhos, intensamente. Se não tratada, provoca deformidades que podem levar à perda de movimentos importantes.

Sintomas

O principal sintoma da espondilite é dor nas costas, que melhora com o movimento e piora com o repouso.

Diagnóstico

Somente um médico pode confirmar o diagnóstico após avaliação clínica.

Tratamento

O tratamento é feito por meio de medicamentos específicos e de uso contínuo.

Prevenção

Não existe.

Fibromialgia

Trata-se de uma síndrome crônica ainda pouco conhecida, porém muito comum, principalmente em mulheres.

Sintomas

Os sintomas são dores no corpo generalizadas, associadas à fadiga, distúrbio do sono, depressão ou ansiedade, mas sem alteração anatômica no local da dor.

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico, com avaliação médica.

Tratamento

O tratamento é feito com medicamento e reabilitação. Há outros fatores, porém, que devem ser avaliados, como mudanças no hábito de vida, correção do padrão de sono e atividade física regular.

Prevenção

Evitar o sedentarismo e boa higiene de sono!

Disk Ghanem 3028.3001