quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Homocisteína

O que é?

É um aminoácido produzido pelo corpo. Altos níveis de homocisteína no sangue foram vinculados a um aumento do risco de doença coronariana, AVC e doença vascular periférica.

Como uma grande quantidade de homocisteína pode ser prejudicial?

Altos níveis de homocisteína no sangue podem danificar o revestimento das artérias. Além disso, níveis elevados de homocisteína podem favorecer o surgimento de coágulo de sangue, o que pode aumentar o risco de bloqueios dos vasos sanguíneos. Um coágulo dentro do vaso sanguíneo é denominado trombo. O trombo pode circular pela corrente sanguínea e ficar preso nos pulmões (chamada de embolia pulmonar), no cérebro (que pode causar um acidente vascular cerebral - AVC) ou no coração (o que pode causar um ataque cardíaco.) Pessoas que têm níveis muito altos de homocisteína têm risco elevado para doença arterial coronariana.

O que causa alto nível de homocisteína no sangue?

A homocisteína é normalmente transformada em outros aminoácidos para utilização pelo corpo. Se o nível de homocisteína é muito alto, você pode não estar recebendo bastante vitaminas B para ajudar seu corpo a usar a homocisteína.

A maioria das pessoas que têm altos níveis de homocisteína não possuem, em suas dietas, quantidades suficientes de folato (também chamado de ácido fólico), vitamina B6 ou vitamina B12. Consumir alimentos com estas vitaminas muitas vezes ajuda a retornar o nível de homocisteína ao normal. Outras causas possíveis de uma grande quantidade de homocisteína incluem baixos níveis de hormônio da tiróide, doença renal, psoríase, alguns medicamentos ou um fator hereditário.
Se o nível de homocisteína é muito alto, é preciso baixá-lo, especialmente se há bloqueios dos vasos sanguíneos. Se o paciente não tem outros fatores de risco para doença cardiovascular e não tem aterosclerose, o médico pode adotar uma abordagem de espera vigilante e monitorar o nível de homocisteína.
Embora nenhum estudo tenha mostrado que a redução dos níveis de homocisteína ajuda a reduzir os acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos e outras condições cardiovasculares, é importante manter um menor nível baixo de homocisteína para reduzir riscos de doença cardíaca.
Se ajustar a dieta não é suficiente para baixar a homocisteína, o médico pode sugerir que o paciente tome um suplemento de ácido fólico. Também pode ser preciso tomar suplemento de vitamina B-6 e B-12.
Se há necessidade de vitamina B-6 em uma dieta, os alimentos como cereais, batatas, bananas, grão de bico e frango são boas fontes. Os produtos lácteos, a carne bovina e alguns tipos de peixe são boas fontes de vitamina B-12.



Como o nível de homocisteína é medido?

A homocisteína é medida a partir de um simples exame de sangue, que não demanda grandes preparativos para ser realizado.



Como reduzir uma taxa elevada de homocisteína?

Comer mais frutas e vegetais (especialmente verduras) pode ajudar a diminuir o nível de homocisteína,
Aumentar a quantidade de ácido fólico de uma dieta. Boas fontes de ácido fólico incluem cereais, grãos, lentilha, aspargo, espinafre e feijão.



Exames

Se o paciente começar a tomar suplementos de ácido fólico ou vitamina B, ele deve ter o nível de homocisteína reverificados após 08 semanas. Se o nível de homocisteína permanecer elevado, o médico poderá tentar aumentar a dose dos suplementos.

Poderão ser realizados outros exames para descobrir se o paciente é portador de alguma doença que mantenha as taxas de homocisteína elevadas.

Se a pessoa já teve em algum outro período níveis altos de homocisteína, ela deverá ser verificada regularmente (de 02 a 03 vezes por ano)



Fonte: MD Consult: Homocysteine: Patient Education

Ghanem Laboratório e Saúde
47. 3028 3001