sexta-feira, 2 de setembro de 2011

::: ATENÇÃO!!! 10% dos IDOSOS apresentam ANEMIA :::



Ghanem Laboratório Clínico

Paixão por Saúde

A anemia é frequente em idosos e não deve jamais ser encarada como uma resposta fisiológica ao envelhecimento, mas como um sinal de alguma doença subjacente. Segundo a Organização Mundial de Saúde, idoso é o indivíduo com mais de 65 anos de idade, e estudos têm mostrado que cerca de 10% deles apresentam anemia. A anemia é condição que reflete deficiência de saúde e aumenta a vulnerabilidade dos idosos bem como o risco de hospitalização. As principais causas de anemia do idoso são: deficiência de ferro, que pode ser devida à perda sanguínea; deficiência de folato e de vitamina B12, devidas tanto à má-absorção como a dieta deficiente; anemia de doença crônica causada por moléstias, tais como câncer, infecções ou inflamações; e, por fim, a anemia de causas mais raras. A investigação começa com a história alimentar, hábitos e doenças pregressas, e os exames orientados por médico experiente são necessários para o diagnóstico correto. Uma vez identificado o tipo de anemia deve-se tratar o fator que a desencadeou. Assim, por exemplo, a anemia ferropriva pode ser devida a neoplasia gastrointestinal e, nessa situação, além da reposição de ferro é necessário o tratamento específico. Em resumo, é importante que a anemia do indivíduo idoso seja adequadamente avaliada e tratada com vistas a oferecer-lhe melhor qualidade de vida.


Siga-nos no Twitter: @labghanem
Facebook: Ghanem Laboratório Clínico
E-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
Site: http://www.laboratorioghanem.com.br

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

::: Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em adultos :::



Ghanem Laboratório Clínico
Paixão por Saúde



O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é um transtorno neurobiológico que surge ainda na infância. Aproximadamente 6% das crianças em idade escolar são diagnosticadas e entre 30 e 50% dos casos continuam durante a vida adulta.

O TDAH se caracteriza por problemas de falta de atenção, impulsividade e inquietação, e comportamentos que são causados por essa síndrome frequentemente são problemáticos para o portador e as pessoas ao seu redor.

Quando o transtorno persiste até a vida adulta, várias complicações podem surgir. Para a psiquiatra Maria da Graça, os adultos pacientes do transtorno não formam um grupo homogêneo, o que dificulta a compreensão da doença e o seu tratamento.

Os adultos com TDAH apresentam um comportamento que faz com que a vida profissional e pessoal seja extremamente complicada. A pessoa tem problemas para cumprir prazos, desempenhar tarefas que exigem concentração, é desorganizada, não consegue manter relacionamentos e perde o interesse facilmente.

O tratamento é feito através de medicamentos e acompanhamento profissional (indicada para a maioria dos casos). A medicação varia de acordo com as especificações de cada paciente e é normal que o tratamento seja feito com uma combinação de remédios. De acordo com o psicólogo Fernando Elias José, as substâncias presentes na medicação agem na produção de dopamina e noradrenalina, levando informações de um neurônio a outro. Essa ação é capaz de fazer com que o lobo pré-frontal do cérebro possa agir organizadamente.

O diagnóstico do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é clínico, e deve ser feito por alguém que compreenda bem o assunto. É muito comum que crianças sejam diagnosticadas erroneamente e recebam tratamentos desnecessários. Por isso é extremamente necessário que os pacientes, suas famílias e os médicos sejam cuidadosos ao lidarem com o transtorno e as consequências de um diagnóstico equivocado.

Siga-nos no Twitter: @labghanem
Facebook: Ghanem Laboratório Clínico
E-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
Site: http://www.laboratorioghanem.com.br

domingo, 28 de agosto de 2011

::: Chocolate diet não engorda? :::



Ghanem Laboratório Clínico
Paixão por Saúde

O chocolate diet não tem açúcar, mas isso não impli...ca em redução calórica significativa, já que sua consistência tradicional é conseguida com adição de mais gordura, principalmente do tipo hidrogenada (gordura trans). O consumo em excesso, portanto, pode elevar o colesterol, além de favorecer o ganho de peso. Uma dica para aqueles que não conseguem ficar sem comer chocolate é preferir a versão amarga. Além de conter maior quantidade de cacau, o chocolate amargo é rico em compostos polifenólicos, que possuem grande capacidade antioxidante e exercem papel importante na inibição de processos inflamatórios. Mesmo assim, recomenda-se ingerir com moderação. O ideal é que o consumo de açúcares e doces não ultrapasse duas porções ao dia, sendo que cada uma delas equivale a uma colher de sopa de açúcar ou 30 gramas de chocolate.

Fonte: Carla Yamashita, nutricionista.

Ghanem Laboratório Clínico.
Joinville, São Francisco do Sul, Ubatuba e Araquari.
47 3028.3001.Ver mais

Novidades, Diferenciais, Serviços/Produtos de nossas marcas, GRUPO GHANEM (IP Instituto de Pesquisas, Laboratório POPULAR, GHANEMZINHO Laboratório Clínico Infantil e Ghanem Laboratório Clínico) ... em Joinville, São Francisco do Sul, na praia de Ubatuba e Araquari ... contatos: sac@laboratorioghanem.com.br / 47 3028.3001.