sexta-feira, 12 de novembro de 2010

::: Campanha intensificará testes rápidos de Aids :::





Laboratório Ghanem de Análises Clínicas
Paixão por Saúde



Foi lançada ontem pelo governo estadual, a campanha de testagem rápida “Fique Sabendo!”, para detectar o vírus da Aids. Diferente do teste convencional – em que a resposta demora três dias –, o resultado sai em 30 minutos. Em Campo Mourão, a campanha deve apenas intensificar o trabalho que já é realizado desde fevereiro. Até o dia 1º de dezembro deve haver ações de divulgação e conscientização dos mourãoenses sobre a importância de descobrir se está infectado pelo vírus HIV ou não.

A coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Cláudia Regina Pereira, explicou que o trabalho com o teste rápido começou em 2008. “Na época fizemos uma mobilização muito grande e depois de um tempo isso parou. Retomamos agora no início do ano e desde então o trabalho vem sendo contínuo.”

Ela enumerou que foram feitos desde fevereiro mais de 200 testes rápidos. “Antes mesmo dessa campanha já realizávamos, então agora nosso foco vai ser mais divulgar esse trabalho para que mais pessoas procurem e possam descobrir se estão infectados com o vírus”, completa. Estão sendo programadas diversas ações no centro da cidade. “Nessas atividades não vamos realizar o teste, será um convite para que venham ao CTA fazer o teste rápido.”

Segundo Cláudia, não há como realizar o teste na praça, por exemplo, pois é feito um trabalho de orientação para aqueles em que o resultado acusa positivo. “Todo o processo demora cerca de 30 minutos. Fazemos uma primeira fala orientando quem nos procura e na sequencia o teste. O resultado demora de 15 a 20 minutos e nesse período conversamos com a pessoa. Não se pode dar o resultado sem esse acon-selhamento”, diz.

Em todo o país, segundo estimativas dos órgãos envolvidos no tratamento e prevenção da Aids, o número de pessoas contaminadas sem saber é alto. Cláudia acrescentou que quanto antes for detectada a presença do vírus mais tranquilo será o tratamento.

O vírus HIV pode ser transmitido por relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas, de mãe para filho durante a gestação, o parto e a amamentação e por transfusão de sangue.

“Fique Sabendo”

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Carlos Moreira Junior, a campanha estimula a detecção precoce, possibilita um melhor resultado no tratamento e diminui complicações. “Como nos últimos anos o tratamento da AIDS evoluiu, a maioria das pessoas deixou de se preocupar com o risco de contrair o vírus HIV. Isto significa que elas podem estar contaminadas há anos e nem imaginar”, afirmou Moreira.

Os testes serão realizados gratuitamente e o resultado é sigiloso. Se o resultado do teste rápido for positivo, a pessoa será encaminhada para refazer o teste da forma convencional. Estima-se que para cada soropositivo existam outros cinco infectados com o vírus sem saber. No Brasil, a estimativa é de que existam 630 mil pessoas infectadas pelo HIV, das quais 400 mil não conhecem sua sorologia. De acordo com o coordenador estadual do programa DST/AIDS, Francisco Carlos dos Santos, após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. “O ideal é fazer o teste após esse período”, explica Santos.

O secretário enfatizou que a doença é mais evidente na faixa etária de 20 a 34 anos, o que corresponde a 51,8% dos casos. “Nesta faixa as pessoas estão mais ativas sexualmente e isso requer um cuidado maior, principalmente quanto ao uso de preservativos que impedem a transmissão de outras doenças sexualmente transmissíveis, como a sífilis”, explicou.

Fonte: Tribuna do Interior

Postado por: Jefferson Arthur Scaini Cancelier

Siga-nos no twitter: @labghanem
e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
site: http://www.laboratorioghanem.com.br/

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

::: Transforme o estresse em um amigo da sua saúde :::




Laboratório Ghanem de Análises Clínicas
Paixão por Saúde

Não adianta. Pensou em estresse, pensou em bronca de chefe, engarrafamento, tarefas se acumulando, contas a pagar, casa bagunçada e haja espaço nesta página para caber tanto aborrecimento. Mas especialistas alertam: quanto mais você pensa no estresse de forma negativa, mais fica irritado. Agora, pasme: pesquisas comprovam que o estresse pode ser bom para sua saúde, muito mais do que você imagina. Basta saber gerenciá-lo.

Em estudo da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, ratos submetidos a rápido e intenso estresse ficaram mais fortes para enfrentar gripe. Os pesquisadores associaram o resultado ao ser humano. Segundo eles, em curto período de tempo, o estresse poderia reduzir riscos de desenvolver diabetes, doenças do coração, câncer e Alzheimer. Isso porque o corpo, quando em estado de alerta, dispara o sistema imunológico, protegendo o organismo contra infecções.

"É um erro chamar o estresse de doença", garante a presidente da Associação Brasileira de Estresse e professora de psicologia da UFRJ, Lúcia Novaes. Segundo ela, o estresse se divide em fases de alerta, resistência e exaustão. Manter-se na primeira é o indicado.

"As outras etapas revelam o lado ruim do estresse, que deixa o organismo fraco e suscetível a doenças, podendo se tornar problema mais grave, o estresse crônico. Já a primeira fase tem o poder de preparar o corpo para reagir contra o fator que gera estresse. É uma mudança benéfica que corpo sofre", explica.

De acordo com Novaes - que é co-autora do livro Estresse ao Longo da Vida -, para não chegar ao estresse crônico, é preciso ter atenção nos aspectos fisiológico, comportamental e emocional. No primeiro, basta investir em alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e técnicas de relaxamento.

"Investir tempo livre em lazer e saídas com amigos, não pensar em trabalho quando chegar em casa e questionar o pensamento catastrófico, transformando-o em positivo, também ajuda a fazer com que o estresse se torne um aliado", completa Novaes.

Positivo
Conheça os benefícios do estresse a curto prazo:

Relacionamentos
Facilita adaptação do casal
Aumenta afetividade com parceiro
Estimula sexualidade
Torna relações mais respeitáveis
Valoriza amizade
Estimula o companheirismo

Profissional
Faz com que o trabalho seja desafiador
Ajuda a produzir mais e melhor
Aumenta possibilidades de promoção
Diminui a passividade

Saúde
Auxilia no desenvolvimento de aptidões físicas
Estimula busca por bem estar
Melhora sistema imunológico
Retarda envelhecimento da pele
Evita a obesidade
Melhora humor

Negativo
Fique alerta aos sintomas:

Físicos
Aumento da pressão arterial
Palpitações
Doenças cardíacas
Tremores
Asma
Gastrite
Insônia
Dores musculares

Psicológicos
Ansiedade
Tristeza
Irritabilidade
Insatisfação no trabalho
Depressão
Impaciência

Comportamentais
Rupturas de relacionamentos
Fobia social
Incapacidade de dialogar
Consumo de álcool e drogas

Fonte: Terra

Postado por: Jefferson Arthur Scaini Cancelier

Siga-nos no twitter: @labghanem
e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
site: http://www.laboratorioghanem.com.br/