sexta-feira, 10 de maio de 2013

:::Intolerância à Lactose:::


O que é Intolerância à lactose?

Sinônimos: Deficiência de Lactase, alergia ao leite
A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir lactose. A lactose é um tipo de açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos.

Causas

A intolerância à lactose ocorre quando o intestino delgado não produz enzima lactase suficiente. As enzimas ajudam o corpo a absorver alimentos. Não ter lactase suficiente é chamado de deficiência de lactase.
Os corpos de bebês produzem esta enzima para que eles possam digerir leite, incluindo leite materno.
Bebês prematuros às vezes têm intolerância à lactose. As crianças que nasceram de gestação a termo geralmente não mostram sinais de intolerância à lactose até completarem pelo menos 3 anos de idade.
A intolerância à lactose pode começar em diferentes momentos da vida. Em indivíduos brancos, ela geralmente afeta crianças acima dos 5 anos de idade. Em afro-americanos, a intolerância à lactose frequentemente ocorre em torno dos 2 anos de idade.
A intolerância à lactose é mais comum nas populações asiática, africana, nativa norte-americana e nas populações mediterrâneas do que entre a população do norte e oeste europeu.
A intolerância à lactose é muito comum em adultos e não é perigosa. Aproximadamente, 30 milhões de adultos norte-americanos apresentam intolerância a alguma quantidade de lactose até os 20 anos de idade.
Dentre as causas da intolerância à lactose podem ser citadas:
  • Cirurgia intestinal
  • Infecções do intestino delgado causadas por vírus ou bactérias que podem afetar as células do revestimento do intestino (geralmente em crianças)
  • Doenças intestinais, como sprue celíaco


Exames

Outros problemas intestinais, como a síndrome do intestino irritável, podem causar os mesmos sintomas da intolerância à lactose.
Os exames para ajudar a diagnosticar a intolerância à lactose incluem:
  • Enteroscopia
  • Teste do hidrogênio no ar expirado com lactose
  • Teste de tolerância à lactose
  • Teste do pH das fezes


Ghanem Laboratório Clínico, paixão por SUA saúde!!!





quarta-feira, 8 de maio de 2013

:::GHANEM LABORATÓRIO CLÍNICO TERÁ PARTICIPAÇÃO DESTACADA NO MAIOR CONGRESSO INTERNACIONAL DA ÁREA DE MEDICINA LABORATORIAL:::


O Ghanem Laboratório Clínico estará representado no próximo Congresso da Associação Americana da Química Clínica (American Association for Clinical Chemistry – AACC), o maior evento científica da área de Análises Clínicas, realizado anualmente nos Estados Unidos. Entre os dias 28 de julho e 1º de agosto desse ano, o congresso terá como sede em Houston, TX.
De forma alinhada a sua diretriz de atuação no mercado com tecnologia de ponta, inovação e contínuo desenvolvimento científico, o Ghanem Laboratório Clínico terá participação ativa nesse importante evento, com apresentação de trabalhos científicos e realização de palestras.




Para apresentação como resumo científico durante o evento, após rigoroso processo seletivo pela organização do congresso, tivemos a aprovação de nosso trabalho denominado Method evaluation of Prothrombin time assay on Sysmex CA560”, referente ao estudo de validação de um exame laboratorial que avalia a coagulação sanguínea, e que teve como autora principal a profissional Ketrin Goetz Müller, bioquímica responsável pela área de Hematologia do Ghanem Laboratório Clínico.
A participação do Ghanem no congresso da AACC também será abrangente a grade científica de apresentações do referido evento. O profissional Fernando Berlitz, Gestor de Sustentabilidade e Melhoria Contínua do laboratório, foi convidado para palestrar no dia 30 de julho, com o tema “Business Process Mapping and Redesign Projects: A Tool for Process Improvement in Clinical Laboratories”.  Nessa palestra será apresentada, para profissionais de diferentes países, a metodologia de mapeamento e redesenho de processos (BPM), que é a abordagem utilizada pelo Ghanem desde 2011 como base para a melhoria de seus processos operacionais e gerenciais.
O Congresso da AACC, além de um momento ímpar para compartilhar os avanços do Ghanem na área científica e de gestão com a comunidade científica, será uma importante oportunidade de benchmarking para o laboratório, visando buscar sempre novos conhecimentos e tecnologias para ampliar continuamente a qualidade e eficiência dos serviços prestados pelo laboratório aos médicos e clientes atendidos pelo Ghanem laboratório Clínico.
O Ghanem Laboratório Clínico sente-se honrado em representar Joinville e região nesse importante evento científico internacional. 


segunda-feira, 6 de maio de 2013

:::Qualidade do Ar:::

Você sabe como está a qualidade do ar na sua casa ou ambiente de trabalho?
Atualmente, estima-se que passamos cerca de 90% do nosso tempo em ambientes fechados. Grande responsável por desencadear processos alérgicos e doenças do sistema respiratório, a poluição do ar interno é uma preocupação crescente.

A comunidade médica internacional entende que respirar um ar impuro é altamente prejudicial à saúde e, dependendo da concentração dos poluentes, toda a população pode apresentar sintomas como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta. As pessoas de grupos sensíveis como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias e cardíacas costumam apresentar sintomas ainda mais graves. 

Ghanem Ensaios Especializados controla a qualidade do ar dos ambientes climatizados a fim de determinar possíveis fontes de contaminação, seguindo os padrões estabelecidos pela legislação vigente.
Os resultados dos ensaios permitem o fornecimento de recomendações para, se necessário, buscar a diminuição dos efeitos nocivos desta poluição. 



Saiba o que analisamos:

  • Análise microbiológica - Fungos e Leveduras (quantitativo e qualitativo);
  • Análise bacteriológica do ar;
  • Análise bacteriológica da bandeja de condensado;
  • Análise de Poeira Total (aerodispersóides);
  • Temperatura do ar;
  • Umidade do ar;
  • Velocidade do ar;
  • CO2 (dióxido de carbono);
  • CO (monóxido de carbono);
  • Legionella sp.
As empresas que realizam o controle de análises de ar com periodicidade, de acordo com as legislações vigentes, recebem o "Selo de Certificação de Controle da Qualidade IP", evidenciando e expondo aos seus clientes e profissionais seu compromisso com a excelência  e a qualidade.