sexta-feira, 27 de abril de 2012

::: Anemia nos Idosos :::





A anemia é frequente em idosos e não deve jamais ser encarada como uma resposta fisiológica ao envelhecimento, mas como um sinal de alguma doença subjacente. Segundo a Organização Mundial de Saúde, idoso é o indivíduo co...m mais de 65 anos de idade, e estudos têm mostrado que cerca de 10% deles apresentam anemia. A anemia é condição que reflete deficiência de saúde e aumenta a vulnerabilidade dos idosos bem como o risco de hospitalização. As principais causas de anemia do idoso são: deficiência de ferro, que pode ser devida à perda sanguínea; deficiência de folato e de vitamina B12, devidas tanto à má-absorção como a dieta deficiente; anemia de doença crônica causada por moléstias, tais como câncer, infecções ou inflamações; e, por fim, a anemia de causas mais raras. A investigação começa com a história alimentar, hábitos e doenças pregressas, e os exames orientados por médico experiente são necessários para o diagnóstico correto. Uma vez identificado o tipo de anemia deve-se tratar o fator que a desencadeou. Assim, por exemplo, a anemia ferropriva pode ser devida a neoplasia gastrointestinal e, nessa situação, além da reposição de ferro é necessário o tratamento específico. Em resumo, é importante que a anemia do indivíduo idoso seja adequadamente avaliada e tratada com vistas a oferecer-lhe melhor qualidade de vida.

É o GHANEM Laboratório Clínico atento à sua SAÚDE!
47 3028.3001.
Em Joinville, São Francisco do Sul, praia de Ubatuba e ARAQUARI



quinta-feira, 26 de abril de 2012

::: Encantamento ao Cliente :::



Vivemos em um mundo globalizado, em que a maior conseqüência dessa globalização é a forte concorrência que existe no mercado econômico. A concorrência está muito acirrada e desleal. Os produtos parecidos, preços iguais, então o que fazer para vencer o concorrente? É preciso ter um Ótimo Atendimento ao Cliente, algo de diferente para encantar o Cliente.
Para que possamos dar um ótimo atendimento precisamos conhecer quem é o Cliente. Cliente é toda pessoa que é beneficiada com os produtos e serviços e que sem dúvida alguma retornará para se beneficiar outras vezes. A qualidade experimentada pelo Cliente é criada no Momento da Verdade, quando o prestador de serviço e o Cliente encontram-se em interação, o aspecto para atender bem o Cliente, que é o “Momento Verdade” que é o contato direto entre a empresa e o Cliente, é o momento em que a empresa passa a sua imagem. É bom deixar bem claro que não são apenas os primeiros contatos que passam uma boa imagem ao Cliente e sim toda a vivência do Cliente dentro da empresa. O profissional tem o poder de cativar ou de expulsar definitivamente um Cliente da empresa.
Seguem os dez mandamentos para encantar um cliente:
 1. SURPREENDER: É necessário prestar um atendimento fora de série, superior às expectativas do Cliente. É preciso deixá-lo impressionado. Surpreender é a palavra-chave.
2. APRESENTAÇÃO: A apresentação tem que ser impecável. Tem que estar sempre limpo, cheiroso, vestir-se bem etc. As pessoas bem-apresentadas atraem outras; as pessoas mal-apresentadas, ao contrário, afastam-se. Várias pesquisas comprovam que as pessoas que se preocupam com estas questões têm muito mais chance de se dar bem na vida.
3. HUMOR, ALEGRIA, ALTO ASTRAL: Estar sempre de alto astral, ninguém gosta de relacionar com pessoas sem humor quanto mais o Cliente. O mau humor para quem atende é intolerável.
 4. ESCUTAR: Saber escutar os Clientes. Existem muitas diferenças entre “escutar” e “ouvir”. Escutar é ouvir com atenção. É preciso prestar bastante atenção nos detalhes em que o Cliente fala. Escutar o Cliente é o melhor passo de se corrigir erros que não foram notados.
5. GENTIL: Ser gentil torna as pessoas agradáveis, amáveis. Portanto, devemos ser gentis com nossos Clientes. A atitude gentil abre-nos grandes possibilidades para prestar um fantástico atendimento. Nada é tão poderoso quanto a gentileza.
6. DISPOSIÇÃO: Estar disposto a fazer tudo que o cliente necessita. Temos que ser prestativos, ir ao encontro dos Clientes, temos que resolver os problemas deles como se fossem os nossos.
7. RAPIDEZ: No mundo em que vivemos a rapidez é fundamental para se dar um ótimo atendimento. O “Daqui a pouco” não existe, o que tem que existir é o “Só se for agora”.
8. TRANQUILIDADE: Às vezes encontramos os Clientes cansados, nervosos,  todos eles têm esse direito. É por isso que temos que ser tranqüilos para passar tranquilidade aos Clientes. “Quanto mais ansioso for o Cliente, melhor você deverá ser: competente, confiante, calmo e com a situação sob controle”.
 9. SINCERIDADE: É preciso ser sincero com o Cliente, ser transparente. Como diz o ditado popular “A mentira tem pernas curtas”.
10. COMPROMISSO: Um profissional que é comprometido com o Cliente consegue desempenhar o seu papel perfeitamente. Tendo compromisso ele briga pelo seu Cliente internamente, na empresa, defendendo o interesse do Cliente; extrapola suas responsabilidades na busca de soluções para o Cliente, ter compromisso com o Cliente, hoje, é requisito para o sucesso pessoal e empresarial. Passado os Dez Mandamentos vem a parte do fechamento do atendimento, em que devemos fechar com Chave de Ouro. O essencial é perguntar ao Cliente sobre o que ele achou do atendimento, se ele está satisfeito, se gostou dos serviços, e o mais importante é deixar bem claro ao Cliente que estamos sempre a disposição.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

::: Bancos anunciam cortes na taxa de juros! Como posso me beneficiar com essa medida? :::

 Começaram a valer nesta segunda-feira (23/04/12) as novas taxas de juros anunciadas pelos bancos nas últimas semanas. As primeiras reduções foram anunciadas pelos bancos públicos (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) e em seguida pelos Bancos HSBC, Santander, Bradesco, Itaú e Banrisul.
A redução é reflexo da última reunião do COPOM onde novamente reduziram a taxa Selic, de 9,75% a.a. para 9% ao ano. Basicamente a SELIC é a taxa que os bancos pagam pelo dinheiro, e sobre esse incluem os chamados spreads que é a remuneração que o banco recebe sobre os empréstimos.
Com a redução das taxas de juros, este passa a ser um bom momento para que as pessoas que possuam algum tipo de empréstimo ou financiamento procurarem seus bancos para uma renegociação, afim de obter uma taxa inferior à inicialmente contratada. No entanto, esta não é a única alternativa, existem ainda as opções de substituição dessa dívida por outra com menor taxa em outra instituição financeira (portabilidade), ou até mesmos a captação de um novo empréstimo mais barato para a quitação do primeiro. Importante ressaltar que em caso de portabilidade não podem ser inclusas taxas ou tarifas.
Na hora de optar pela troca do empréstimo, é importante se atentar às tarifas e impostos inclusos na operação para não ser surpreendido com valores que acabam por encarecendo a operação e a troca passa a ser desinteressante financeiramente. Uma boa maneira de comparação é observar o CET (Custo Efetivo Total) em que considera além dos juros outros custos ligados a operação.
Abaixo segue tabela divulgada pelos bancos em 20/04/2012, no entanto as taxas referenciadas variam de acordo com o perfil do cliente.
 

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Trabalhos do Grupo Ghanem são aprovados para apresentação no maior evento científico do mundo para Laboratórios Clínicos - AACC 2012




O Congresso anual da AACC (American Association for Clinical Chemistry) é provavelmente o maior e mais importante evento da área de Medicina Laboratorial. Realizado desde 1949, esse congresso reúne profissionais da área, experts, fornecedores e muitos outros interessados. Entre os inúmeros atrativos de sua grade científica estão os resumos científicos (Abstracts), apresentados na forma de posters. Após um rigoroso processo seletivo, os trabalhos, originados de diferentes serviços e instituições das mais diversas partes do mundo, são aprovados para apresentação durante o concorrido evento.

Pois bem, hoje recebemos a confirmação da aprovação de 4 de nossos trabalhos, realizados com a colaboração direta de vários profissionais do Grupo Ghanem. São trabalhos que consolidam algumas iniciativas produzidas em 2011, em diversas áreas do conhecimento, técnico e de gestão.
Os trabalhos do Ghanem que foram aprovados para apresentação no Congresso da AACC (15 à 19 de Julho próximo, Los Angeles/US) são:

  • “Evaluation of Business Process Redesign methodology and PEEM maturity model approach in a laboratory”  - Autores: Berlitz, F. A.; Ghanem Filho, O. A.; Ghanem, M. A.; Cabral, L. N.; Sary, P. 
  • Integrated quality management system in the clinical laboratoryaligning different quality standards and Six Sigma principles - Autores: Berlitz, F. A.; Ghanem Filho, O. A.; Bloemer, M.; Sary, P.
  • “Pediatric Reference Intervals for  Hemoglobin and Hematocrit on Cell-Dyn 3500: An indirect statistical approach using a laboratory database” - Autores: Berlitz, F.; Muller, K. G.;  Masson, G. L.; Ganske, R. 
  • “Method evaluation of Total PSA immunoassay on Architect i2000SR” - Autores: Berlitz, F. A.; Ghanem Filho, O. A.; Masson, G. L.; Santos, J. S.; Pfutzenreuter, H. 

Enfim, é sempre um grande prazer para nós do Grupo Ghanem poder compartilhar de nossos estudos com colegas, profissionais de várias partes do mundo. E, claro, um enorme orgulho para todos os que participaram desses estudos.


Definitivamente, o ano de 2012 começa muito especial para o Grupo Ghanem. Mas, quem ganha mesmo com esse contínuo desenvolvimento científico da nossa organização são os nossos clientes usuários e médicos... que são a razão de ser da nossa existência e o direcionador da qualidade de nossos serviços.

::: Hepatites :::




As hepatites B e C são infecções do fígado causadas por vírus. Esses vírus atacam o fígado.

...Como se pega? As hepatites B e C são transmitidas pelo sangue, sendo que a hepatite B é uma doença sexualmente transmissível e muito fácil de pegar.Quais os sintomas e evolução da doença? Nem sempre os sintomas das hepatites B e C aparecem. Os primeiros sintomas, quando aparecem, podem ser:
- Tontura
- Enjôo
- Febre
- Cansaço
- Dor na região do fígado
- Pele e olhos amarelados
- Urina escura
- Fezes claras

Só com exames de sangue bem detalhados é possível saber se a pessoa está ou não com hepatite.

As hepatites B e C podem ficar graves e evoluir para cirrose e câncer de fígado. Existe tratamento e é indicado em alguns casos.
Só com exames de sangue bem detalhados é possível saber se a pessoa está ou não com hepatite.

As hepatites B e C podem ficar graves e evoluir para cirrose e câncer de fígado. Existe tratamento e é indicado em alguns casos.


Existe vacina? Para hepatite B tem vacina. Pra ficar protegido é preciso tomar três doses. A vacina é oferecida na rede básica de saúde para pessoas até 19 anos e também para aquelas com maior risco de contrair o vírus, como profissionais do sexo, profissionais de saúde, usuários de drogas, hemofílicos, pacientes que fazem hemodiálise, portadores do vírus da hepatite C e portadores do HIV. Para a hepatite C não existe vacina.

Faça conosco seu CHECK UP FÍGADO! Informações, favor contate DISK GHANEM 47 3028.3001.