quarta-feira, 25 de abril de 2012

::: Bancos anunciam cortes na taxa de juros! Como posso me beneficiar com essa medida? :::

 Começaram a valer nesta segunda-feira (23/04/12) as novas taxas de juros anunciadas pelos bancos nas últimas semanas. As primeiras reduções foram anunciadas pelos bancos públicos (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal) e em seguida pelos Bancos HSBC, Santander, Bradesco, Itaú e Banrisul.
A redução é reflexo da última reunião do COPOM onde novamente reduziram a taxa Selic, de 9,75% a.a. para 9% ao ano. Basicamente a SELIC é a taxa que os bancos pagam pelo dinheiro, e sobre esse incluem os chamados spreads que é a remuneração que o banco recebe sobre os empréstimos.
Com a redução das taxas de juros, este passa a ser um bom momento para que as pessoas que possuam algum tipo de empréstimo ou financiamento procurarem seus bancos para uma renegociação, afim de obter uma taxa inferior à inicialmente contratada. No entanto, esta não é a única alternativa, existem ainda as opções de substituição dessa dívida por outra com menor taxa em outra instituição financeira (portabilidade), ou até mesmos a captação de um novo empréstimo mais barato para a quitação do primeiro. Importante ressaltar que em caso de portabilidade não podem ser inclusas taxas ou tarifas.
Na hora de optar pela troca do empréstimo, é importante se atentar às tarifas e impostos inclusos na operação para não ser surpreendido com valores que acabam por encarecendo a operação e a troca passa a ser desinteressante financeiramente. Uma boa maneira de comparação é observar o CET (Custo Efetivo Total) em que considera além dos juros outros custos ligados a operação.
Abaixo segue tabela divulgada pelos bancos em 20/04/2012, no entanto as taxas referenciadas variam de acordo com o perfil do cliente.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário