terça-feira, 27 de setembro de 2011

::: Café pode prevenir depressão em mulheres, diz estudo :::

 
 
Ghanem Laboratório Clínico
Paixão por Saúde

Uma pesquisa indica que mulheres que bebem duas ou mais xícaras de café por dia são menos propensas a sofrer de depressão. Ainda que as razões desse efeito não estejam claras, os autores acreditam que a cafeína pode alterar a química do cérebro. O estudo mostrou ainda que café descafeinado não teria o mesmo efeito.

Os resultados da pesquisa foram divulgados na publicação especializada Archives of Internal Medicine e provêm de um estudo realizado entre mais de 50 mil enfermeiras. Uma equipe de especialistas do Harvard Medical School acompanhou a saúde do grupo de mulheres pesquisado ao longo de uma década, entre 1996 até 2006, e fez uso de questionários para registrar o consumo de café por parte delas.

Entre as pesquisadas, apenas 2,6 mil deram sinais de depressão ao longo deste período. E, destas, a maior parte consumia pouco café ou não tomava a bebida.
Comparadas com as mulheres que bebiam apenas um copo de café por semana ou até menos, aquelas que consumiam duas a três xícaras por dia tinham 15% a menos de chance de sofrer depressão. Aquelas que bebiam quatro ou mais xícaras por dia tinham 20% de chance a menos de ter depressão.

Suicídios
A pesquisa mostrou ainda que consumidoras regulares de café estavam mais propensas a fumar, beber álcool e menos envolvidas com atividades da Igreja ou grupos voluntários ou comunitários. Elas também estavam menos propensas a ficar acima do peso e a sofrer pressão alta ou diabetes.
Os cientistas afirmam que a pesquisa contribui para outros estudos que indicam que consumidores de café têm índices de suicídios mais baixos.

Os pesquisadores de Harvard acreditam que a cafeína seja o principal agente nesse processo, já que a substância é conhecida por sua capacidade de realçar sentimentos de bem estar e de energia. Mas ainda é preciso realizar mais pesquisas para verificar se a substância é útil para prevenir a depressão.

Uma outra possibilidade, dizem os pesquisadores, é que pessoas com propensão à depressão optem por não tomar café porque a bebida possui muita cafeína. Um dos sintomas mais comuns da depressão é perturbação do sono e a cafeína pode exacerbar essa condição, por ser um estimulante. O excesso de cafeína também é capaz de realçar sensações de ansiedade.

Siga-nos no Twitter: @labghanem
Facebook: Ghanem Laboratório Clínico
E-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
Site: http://www.laboratorioghanem.com.br

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

::: Bocejo serve para esfriar cérebro, dizem cientistas :::


Ghanem Laboratório Clínico
Paixão por Saúde

Bocejar pode ser muito mais do que só uma sinalização de cansaço. Segundo um estudo recente americano, o ato seria um mecanismo natural do corpo humano para esfriar um cérebro muito quente.
Para chegar a essa afirmação, os pesquisadores Andrew Gallup (Universidade Princeton) e Omar Eldakar (Universidade
do Arizona) gravaram o número de vezes que 160 voluntários abriram a boca.

Eles foram divididos em dois grupos iguais e supervisionados em estações do ano diferentes.

No verão, menos de um quarto dos participantes bocejou, época em que a temperatura externa está acima da corporal. No inverno, praticamente a metade bocejou.

Os cientistas acreditam que o ar quente do verão não fornece alívio para um cérebro superaquecido, por isso a pessoa boceja menos.

“Participei de outro estudo [publicado em "Frontiers in Evolutionary Neuroscience" em setembro de 2010] que confirmou nossa pesquisa atual”, diz Gallup. “Nós observamos mudanças na temperatura do cérebro de camundongos antes e depois deles terem bocejado.”

O estudo aumenta as especulações sobre a função biológica do bocejo – um deles diz que o bocejo é resultado do aumento do fluxo do sangue no cérebro, causado pelo ato de se abrir a boca.

Apesar de haver uma série de hipóteses, pouco se fez em pesquisas experimentais, e ainda falta consenso sobre seu propósito.

O estudo de Gallup e Eldakar está na edição deste mês da revista “Frontiers in Evolutionary Neuroscience”. (Fonte: Folha.com)

Siga-nos no Twitter: @labghanem
Facebook: Ghanem Laboratório Clínico
E-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
Site: http://www.laboratorioghanem.com.br/