sexta-feira, 14 de novembro de 2014

O Instituto de Diabetes de Joinville (IDJ) e o Grupo GHANEM desenvolveram ações também com crianças no "Novembro Azul"

O Ghanemzinho foi "palco" para receber os alunos da 5a. e 7a. séries vespertinas da E.E.B. Dom Pio Freitas, do Floresta/Joinville, SC. A escola é beneficiada pelo programa DIABETES NA ESCOLA, criado e coordenado pelo IDJ desde 2009.

O índice de crianças que apresentam sintomas de diabetes vem aumentando a cada dia. Isto se deve em muito à grande quantidade produtos industrializados e ricos em açúcar, como doces, biscoitos recheados, chocolates, refrigerantes e também aos carboidratos das comidas (hambúrgueres, pizzas e salgadinhos).

Como se sabe, o diabetes é uma enfermidade que o organismo tem ausência ou deficiência da produção de insulina, produzida pelo pâncreas, órgão responsável por metabolizar os açúcares que são ingeridos durante nossa alimentação. Quando existe pouca insulina, o que ocorre é o aumento da glicemia no sangue, o que pode trazer consequências graves.

Devido ao excesso da ingestão de açúcar e carboidratos, somado a isso as facilidades do mundo atual, que as crianças ao invés de irem correr e brincar na rua, ficam horas em frente a uma telinha jogando videogame; o crescimento da obesidade infantil também aumenta as taxas glicêmicas, contribuindo para o aparecimento do diabetes entre os pequenos.
Então, pais devem ficar atentos, ou mesmo as crianças, buscando uma alimentação mais saudável e alguma prática física que os levem a queimar calorias. Mas não adianta querer proibir o consumo de alimentos e bebidas extremamente calóricos. O importante é que a criança perceba que é preciso ter equilíbrio, ou seja, eventualmente pode-se comer um chocolate ou uma pizza, mas a base da alimentação deve ser mais balanceada, com muitas verduras, legumes e frutas na dieta.


Esta ação acontecerá todas as quintas feiras de novembro no Ghanemzinho. 

Confira as fotos do evento