sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

::: Bem Vindo Doutor :::





Laboratório Ghanem de Análises Clínicas
Paixão por Saúde





Hoje, dia 28 de janeiro tivemos o nosso primeiro encontro do ano com os residente no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt.

Nesta ocasião fizemos uma com os residentes em nossa central de exames, conhecendo os processos e nossos modernos equipamentos.

Após a visita tivemos um saboros café da manhã e por ultimo os residente asistiram uma palestra com a Dra. Simone.




Postado por: Bruna Israel
Siga-nos no twitter: @labghanem
e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
site: http://www.laboratorioghanem.com.br/
Postado por Laboratório Ghanem de Análises

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

::: Vídeo institucional sobre o Modelo de Excelência em Gestão :::






Laboratório Ghanem de Análises Clínicas
Paixão por Saúde





A Fundação Nacional da Qualidade em parceria com o Sebrae Nacional está produzindo um vídeo institucional sobre o Modelo de Excelência em Gestão que é utilizado pelos prêmios de gestão desde o MPE até o PNQ. Foram escolhidas no Brasil alguns profissionais (Omar Amin Ghanem Filho) de algumas corporações (Laboratório Ghanem de Joinville, São Francisco do Sul e Ubatuba) reconhecidas por estes prêmios de diferentes setores, portes e regiões para darem seus depoimentos sobre os impactos e os resultados da implantação do Modelo de Excelência em Gestão.

Cada uma das empresas deve focar em um aspecto do Modelo de Excelência em Gestão definido pela FNQ para que os depoimentos sejam diversificados e abrangentes por meio de perguntas norteadoras.

Este vídeo institucional será gravado no início de fevereiro/2011 e tem o objetivo de disseminar o Modelo de Excelência da Gestão e mostrar que ele é capaz de colaborar com a melhoria constante e o desenvolvimento da gestão de toda empresa independente do porte, do setor, do nível de maturidade ou da região em que atua.

A pergunta norteadora do depoimento do Laboratório Ghanem é a seguinte: Qual foi a importância do Modelo de Excelência em Gestão para superar desafios e alcançar resultados satisfatórios em sua empresa?


Postado por: Bruna Israel
Siga-nos no twitter: @labghanem
e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
site: http://www.laboratorioghanem.com.br/
Postado por Laboratório Ghanem de Análises

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

::: Estudo explica como células do câncer de pele enganam sistema imunológico :::







Laboratório Ghanem de Análises Clínicas
Paixão por Saúde





Cientistas localizaram um mecanismo molecular em camundongos que ajuda as células do câncer de pele a confundir o sistema imunológico do animal, de acordo com um estudo publicado esta quarta-feira (19) na revista científica britânica Nature.

A descoberta, se reproduzida em humanos, pode um dia resultar em tratamentos capazes de bloquear este mecanismo e, consequentemente, o crescimento do câncer, destacou a pesquisa.

Nos experimentos com ratos, os cientistas demonstraram pela primeira vez que uma proteína chamada interferon-gama (IFN-gama) desempenha um papel chave na disseminação do melanoma, uma forma sabidamente agressiva de câncer resistente à quimioterapia padrão.

O mesmo tipo de radiação ultravioleta que causa queimaduras de pele fez com que os glóbulos brancos do sangue infiltrassem a pele dos roedores, explicou Glenn Merlino, cientista do Instituto Nacional do Câncer dos EUA e principal desenvolvedor do estudo.

As células brancas do sangue, ao contrário, “podem produzir o IFN-gama. Acreditamos que o IFN-gama pode provocar o melanoma em nosso sistema modelar e, talvez, nas pessoas”, destacou em mensagem enviada por e-mail.

Os cientistas descobriram que injetar anticorpos nos ratos que bloqueiam o IFN-gama interrompeu este processo sinalizador, reduzindo efetivamente o risco de aparecimento de câncer de pele induzido por UV.

“Nós estamos tentando desenvolver inibidores que sejam mais práticos que os anticorpos, uma molécula pequena, por exemplo”, disse Merlino.

De forma ideal, este tratamento significaria que alguém exposto a grandes doses de radiação UV – como longos verões na praia sem protetor, por exemplo – poderia escapar da ameaça potencialmente letal do câncer de pele.

“Mas nós nunca encorajaríamos tal exposição ao sol, mesmo se tal tratamento estivesse disponível”, alertou Merlino.

Casos de melanoma cutâneo estão crescendo mais rápido do que qualquer outro tipo de câncer.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano 2000, cerca de 200 mil casos de melanoma foram diagnosticados e houve 65.000 mortes associadas a este tipo de tumor.

A descoberta pode derrubar suposições sobre os vínculos entre as proteínas de interferon e o câncer.

Até agora, acreditava-se que os interferons impedissem a formação de tumores cancerígenos. Um em particular, o interferon-alfa, tem sido amplamente usado para tratar o melanoma, tanto como uma droga de primeira linha quanto como auxiliar.

Uma pesquisa anterior levantou dúvidas sobre a eficácia do tratamento, que também tem sérios efeitos colaterais.

A maior incidência registrada foi na Austrália, onde as taxas anuais são de 10 a 20 vezes as da Europa, respectivamente, para homens e mulheres.

Os maiores fatores de risco são a alta exposição ao sol e outras fontes de UV como câmaras de bronzeamento, além de fatores genéticos.

A doença é muito comum em pessoas de pele clara, olhos azuis e cabelos ruivos ou claros.
(Fonte: G1)


Postado por: Bruna Israel
Siga-nos no twitter: @labghanem
e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
site: http://www.laboratorioghanem.com.br/
Postado por Laboratório Ghanem de Análises




segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

::: E você, sabe o que é a Leptospirose? :::






Laboratório Ghanem de Análises Clínicas
Paixão por Saúde





É uma doença infecciosa febril, aguda, causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans. Na maioria dos casos sua evolução é benigna. Seus maiores transmissores são os roedores.

Qualquer pessoa de todas as idades e ambos os sexos podem ser contaminada.

A maioria das infecções ocorre através do contado com água de enchentes contaminadas com urina de ratos. Locais com rede de esgoto ineficaz e coleta de lixo inadequada facilitam o contágio após inundações.

Os principais sintomas são febre alta de inicio súbito, sensação de mal estar, dor de cabeça constante e acentuada, dor muscular intensa, cansaço e calafrios. Estes sintomas aparecem entre dois e trinta dias após a infecção, tendo um período médio de incubação de dez dias.


Não devem ser utilizados medicamentos para dor ou febre que contenha Ácido Acetil-Salicilico (AAS), bem como antiinflamatórios. Aos primeiros sintomas deve-ser procurar imediatamente tratamento médico e relatar a suspeita de leptospitose. O diagnóstico pode ser feito através de exame laboratorial, com coleta de sangue.

O risco de se adquirir Leptospirose é evitando-se o contato com água que possa estar contaminada com urina de ratos.Bebidas não devem ser ingeridas diretamente de latas e garrafas sem que sejam lavadas adequadamente.

(Texto: Dr. Robson - Farmaceutico Bioquimico Laboratório Ghanem)


Postado por: Bruna Israel
Siga-nos no twitter: @labghanem
e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
site: http://www.laboratorioghanem.com.br/
Postado por Laboratório Ghanem de Análises