sexta-feira, 17 de junho de 2011

::: Excesso de suor pode ser doença :::





Laboratório Ghanem de Análises
Clínicas Paixão por Saúde



Você transpira excessivamente? Já tentou de tudo e não consegue se livrar do suor? Então você pode sofrer de hiperidrose. Esse é um problema que afeta cerca de 1,5 milhões de brasileiros e causa constrangimento. A boa notícia é que essa doença tem tratamento.

Em casos mais simples, o tratamento clínico é o indicado, e inclui vários profissionais, como endocrinologistas, psiquiatras, psicólogos e dermatologistas. A intervenção cirúrgica só é recomendada quando o tratamento clínico não traz resultados positivos.

"Damos uma especial atenção aos pacientes que suam nas mãos, nas axilas e nos pés. Existem suores que não podem ser abordados cirurgicamente, porque podem trazer algumas complicações, já que essa cirurgia consiste em cortar um nervo", explica o cirurgião toráxico Mozart Escobar.

A cirurgia é rápida, com duração de uma a duas horas, e é feito por vídeo. “É um procedimento relativamente simples, feito por vídeo. Através de duas pequenas incisões no tórax, uma para o bisturi e outra para a câmera de vídeo que vai mostrar o sistema nervoso simpático", explica Escobar. A alta é igualmente rápida, e na ausência de complicações, o paciente é liberado no dia seguinte.

E para quem pensa que não tem como arcar com as despesas do tratamento para hiperidrose, mais uma boa notícia: o serviço é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Prontuário de Notícias, 15 de junho de 2011

Postado por: Bruna Israel
Siga-nos no twitter: @labghanem
e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
site: http://www.laboratorioghanem.com.br/

quarta-feira, 15 de junho de 2011

::: Protetor solar a base de terra :::




Laboratório Ghanem de Análises
Clínicas Paixão por Saúde



Pesquisadores do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP) criaram um novo protetor solar à base de fosfato de cério. Esse pode substituir com muito mais eficácia os filtros já utilizados que são produzidos a partir de óxidos de zinco e titânio.

O cério é um elemento químico pertencente ao grupo dos Lantanídeos, sendo a terra rara (TR) mais abundante na crosta terrestre e encontrada em minerais como monazita e bastanasita, que tem a capacidade de absorver a radiação ultravioleta. Essa capacidade já era conhecida pela comunidade científica e o óxido de cério, inclusive, é utilizado em alguns filtros solares que estão no mercado.

A equipe da USP analisou o fosfato de cério, que é menos fotocatalítico quando exposto à luz solar, aumentando a proteção. “A pesquisa experimentou o uso de fosfato de cério como protetor solar e simplificou o processo de obtenção de suas nanopartículas por um processo mais simples”, explica Juliana Fonseca de Lima, uma das autoras do estudo.

Foram realizados testes de reflectância difusa, que mede a absorção dos raios ultravioleta (UV) pelo fosfato de cério, e de atividade fotocalítica, que avalia as modificações físicas e químicas da matéria na presença de luz e oxigênio. “Os resultados mostraram que o fosfato de cério apresenta alta absorção na região do UV e na avaliação do seu comportamento na presença de óleo, calor, fluxo de ar, presença de luz e agitação constatou-se que o óleo é menos degradado quando comparado aos óxidos de zinco e cério", completa Lima.
(Fonte: Agência USP, 13 de junho de 2011.)

Postado por: Bruna Israel
Siga-nos no twitter: @labghanem
e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
site: http://www.laboratorioghanem.com.br/

terça-feira, 14 de junho de 2011

::: Brasil é o país que mais lava as mãos :::




Laboratório Ghanem de Análises
Clínicas Paixão por Saúde




Desde crianças somos ensinados a lavar as mãos antes das refeições e quando chegamos da rua. Agora, pesquisa realizada pelo Global Hygiene Council, conselho composto por especialistas em áreas relacionadas à Saúde e Higiene, incluindo a Microbiologia, Virologia, Infectologia, Imunologia e Saúde Pública, mostra que o brasileiro é o povo que mais lava as mãos com sabonetes.

Realizado em 12 países, o estudo mostrou que a média global de pessoas que lavam as mãos mais de 5 vezes por dia é de 54%. No Brasil, esse índice é superior a 67% da população. Brasil e Alemanha são apontados como os países mais higiênicos do mundo. China e Malásia tiveram os índices mais baixos. Na China, apenas 27,5% da população relatou lavar as mãos mais de 5 vezes por dia.

O brasileiro se destacou também nos índices de saúde contra infecção, apresentando a menor freqüência de diarréia e gripe. O país tem o 2º melhor percentual de pessoas resistentes (67,6%), ficando atrás apenas da África do Sul (74%). Esses são, portanto, os que apresentam melhor resistência a doenças infecciosas, superando países como Estados Unidos, Austrália, Canadá e Reino Unido.

Os resultados do estudo mostram que os brasileiros estão adquirindo melhores hábitos de higiene pessoal, o que aumenta a imunidade diminuindo os riscos de infecções. As mulheres tendem a ter melhores hábitos higiênicos do que homens, e fatores como idade, renda e escolaridade influenciam nesses índices.
(Fonte: Prontuário de Notícias, 11 de junho de 2011)

Postado por: Bruna Israel
Siga-nos no twitter: @labghanem
e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
site: http://www.laboratorioghanem.com.br/