quinta-feira, 19 de maio de 2011

::: Crianças crescem enquanto dormem :::






Laboratório Ghanem de Análises
Clínicas Paixão por Saúde




Vovó sempre dizia que as crianças precisam dormir para crescer, e ela tem razão. Pesquisa da Universidade Emory, nos Estados Unidos, mostrou que o sono é importante no crescimento infantil. Analisando a relação entre as horas dormidas e as taxas de crescimento, os cientistas descobriram que esse está vinculado a um aumento no número total de horas diárias de sono e ao número de vezes que a criança dorme por dia.
Os períodos em que a criança cresce enquanto dorme são chamados pelos cientistas de “surtos de crescimento”, e, segundo Dra. Michelle Lampl, uma das autoras da pesquisa, os pais não precisam ficar preocupados com a irregularidade do sono nas crianças. “O comportamento irregular do sono é uma parte normal do crescimento e desenvolvimento dos seus filhos”, diz a pesquisadora.
A pesquisa mostrou que longos períodos de sono, tanto em meninos quanto em meninas, antecedem um aumento no peso e na composição de gordura corporal ligada a um aumento da altura. Para os cientistas, esses dados mostram um crescimento anabólico, e não apenas de estatura.
O estudo também mostrou diferenças nos padrões de sono relacionados ao crescimento dependendo do sexo do bebê. "Os surtos de crescimento estão mais associados com o aumento da duração do sono nos meninos, e mais com o número de ataques de sono nas meninas," diz Lampl.

Fonte: Diário da Saúde, 17 de maio de 2011

Postado por: Bruna Israel
Siga-nos no twitter: @labghanem
e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
site: http://www.laboratorioghanem.com.br/
Postado por Ghanem Laboratório Clínico
Postado por Laboratório Ghanem de Análises

segunda-feira, 16 de maio de 2011

::: Baixos níveis de vitamina D associados a maiores riscos de infecção pulmonária em recém nascidos :::




Laboratório Ghanem de Análises
Clínicas Paixão por Saúde



O vírus sincicial respiratório (vsr) é a principal causa de infecções pulmonárias severas em crianças. Um novo estudo, desenvolvido na Utrecht University Medical Centre na Holanda, estabeleceu uma relação entre baixos níveis de vitamina D em recém nascidos e maiores chances da incidência infecções causadas por esses vírus.
Pesquisadores analisaram os níveis de vitamina D nos cordões umbilicais de 156 recém nascidos e acompanharam as crianças durante um ano. Ao nascerem, mais de um quarto dos bebês estudados tinha níveis baixos de vitamina D. Durante o primeiro ano de vida, essas crianças mostraram ter seis vezes mais chances de desenvolverem infecções causadas por vsr do que os 46% de crianças que tinham níveis mais altos da vitamina.
“Nós demonstramos que 54% dos recém nascidos saudáveis da Holanda nascem com concentrações insuficientes (de vitamina D) necessárias para a saúde máxima, e que concentrações baixas de (vitamina D) no plasma estão associadas ao aumento de risco de infecções no trato respiratório inferior no primeiro ano de vida”, afirma a pesquisadora Mirjam E. Belderbos.
Maior risco de infecções não é o único problema que bebês com níveis baixos de vitamina D podem enfrentar. A insuficiência da substância pode causar também raquitismo.
Devido ao tamanho reduzido do estudo, os pesquisadores não souberam dizer se a ingestão de suplementos de vitamina D3 durante a gestação poderiam solucionar o problema, apesar de dados da pesquisa mostrarem que os filhos de mães que ingeriram esse suplemento durante a gravidez tinham níveis mais altos da substância.
A pesquisa foi publicada no periódico online Pediatrics.
Fonte: WebMD

Postado por: Bruna Israel
Siga-nos no twitter: @labghanem
e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
site: http://www.laboratorioghanem.com.br/
Postado por Ghanem Laboratório Clínico
Postado por Laboratório Ghanem de Análises