quarta-feira, 6 de julho de 2011

::: Índice de confiança empresarial Sustantare :::


Laboratório Ghanem de Análises  
Clínicas Paixão por Saúde


Percepções dos gestores do GHANEM e IP foram externadas no ÍNDICE DE CONFIANÇA EMPRESARIAL SUSTENTARE, PARTICIPEM vocês também! O Índice de Confiança Empresarial Sustentare (ICES) é um indicador sazonal que afere a percepção dos empresários de Joinville e região. É construído à partir da utilização das percepções sobre as condições eco...nômicas passadas e presentes que afetam seus negócios e, sobre as expectativas das condições econômicas para o futuro – trabalhando com uma janela de três meses. A utilização de indicadores econômicos de curto prazo são dirigidas à monitoração das tendências econômicas e tem como objetivo proporcionar à análise econômica de forma eficiente no curto prazo os sinais de mudanças de direção na atividade econômica. Portanto, o ICES é um sistema de alarme para previsão de tendências econômicas, baseado em pesquisa visando obter um mapeamento das atitudes e expectativas de executivos empresariais e empreendedores. A pesquisa cobre as expectativas do mercado de trabalho, investimentos, desempenho financeiro específico das empresas e setores, custos de produção, vendas (para os mercados nacional e internacional), inflação e nível de acesso à recursos financeiros proveniente dos agentes financeiros.




::: SARAMPO :::



Laboratório Ghanem de Análises 
Clínicas Paixão por Saúde
 

Doença infecciosa, altamente contagiosa, faz parte do grupo das doenças que se manifestam por alterações marcantes da pele, exantema eritematoso (pele avermelhada, com placas tendendo a se unirem) e com comprometimento de vários órgãos.
O sarampo é causado por um vírus chamado morbili vírus.
Os homens e os macacos são os únicos animais que abrigam naturalmente esse vírus.
Gotículas da respiração e mesmo o ar com o vírus ainda vivo são responsáveis pela disseminação da doença.
O período de contaminação se inicia 3 a 4 dias antes e vai até 4 a 5 dias após o surgimento das lesões da pele (rash cutâneo). O tempo que leva entre a contaminação e o aparecimento dos sintomas (período de incubação) é em média 2 semanas.

Sintomas:
Febre muito alta, tosse intensa, coriza, conjuntivite e exantema máculo-papular (pele com placas ásperas avermelhadas).
O exame interno da bochecha permite identificar pequenos pontos branco-amarelados (enantema de Koplick) que confirma o diagnóstico.

Diagnóstico
A história do paciente e o exame clínico permitem o diagnóstico na quase totalidade dos casos.
Em situações mais difíceis, a presença de anticorpos (reação do organismo para se defender desse vírus) no sangue é confirmatória da moléstia.

Tratamento
Na imensa maioria das vezes o tratamento é voltado para diminuir os sintomas como febre e tosse, ou para combater alguma complicação quando antibióticos sao usados.
Casos muito especiais podem necessitar medicação do tipo gama globulina anti-sarampo, visando o próprio vírus ou o reforço da capacidade de defesa geral.
O sarampo é certamente a mais grave das chamadas doenças comuns da infância: complicações graves e morte ocorrem em até 3/1000 casos.

Prevenção
A vacina anti-sarampo, altamente eficaz, é aplicada:
12 meses - dose única
4-6 anos - 1º reforço
12 anos - 2º reforço
Pessoas não-vacinadas expostas podem se beneficiar da vacinação.
Mulheres grávidas ou que possam engravidar dentro de 90 dias não devem ser vacinadas.
Pacientes com leucemia, linfomas, HIV/SIDA e outros problemas sérios de imunidade devem ser avaliados individualmente.

Siga-nos no twitter: @labghanem
e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
site: http://www.laboratorioghanem.com.br

segunda-feira, 4 de julho de 2011

::: Estudo alerta que obesidade e sedentarismo influenciam o desenvolvimento de subtipo mais agressivo de câncer de mama :::





Laboratório Ghanem de Análises
Clínicas Paixão por Saúde
 

O câncer de mama é o mais temido pelas mulheres devido à sua alta frequência e, sobretudo, pelos seus efeitos psicológicos que afetam a percepção da sexualidade e a própria imagem pessoal. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), este tipo de câncer é o que mais causa mortes entre as mulheres no Brasil. No mundo todo, os casos da doença duplicaram nos últimos 30 anos.
Uma pesquisa recente descobriu um fator que pode aumentar o risco de desenvolver o subtipo mais agressivo deste câncer, além dos fatores genéticos. Estudo publicado na revista Epidemiology, Biomarkers & Prevention mostra que mulheres obesas e sedentárias apresentam risco 35% maior deste subtipo de câncer do que mulheres com Índice de Massa Corporal (IMC) mais baixo e ativas.
“Existem vários subtipos com maior ou menor malignidade e que também exigem tratamentos diferentes. Um deles é o triplo negativo, no qual as células não apresentam em sua superfície a expressão de receptores de estrogênio, progesterona ou HER-2 (Human Epidermal Growth Factor Receptor 2)”, explica Rosita Fontes, endocrinologista do Laboratório Alvaro.

Com este estudo, foi observado que não só os fatores genéticos influenciam o desenvolvimento de algumas doenças crônicas como o câncer, mas também os hábitos de vida dos pacientes. “A manutenção do peso e a atividade física regular são importantes na prevenção e combate de diversas doenças. Um corpo ativo tem muito mais chances de se defender e a resposta ao tratamento é muito melhor”, completa a médica.

A prevenção do câncer ainda não é totalmente possível, uma vez que são vários os mecanismos envolvidos no seu desenvolvimento, como as características genéticas individuais. “A melhor maneira de prevenir é a realização da mamografia anual para mulheres a partir de 40 anos, assim como o auto-exame mensal e o exame clínico (no consultório médico) periódico. A detecção precoce do câncer pode salvar a vida da paciente”, alerta Frederico Marchisotti, endocrinologista do Laboratório Alvaro.



Siga-nos no twitter: @labghanem
e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
site: http://www.laboratorioghanem.com.br/