sexta-feira, 16 de julho de 2010

Ministério da Saúde pede atenção aos sintomas da gripe e de resfriados



Laboratório Ghanem - Paixão por Saúde

O Ministério da Saúde pediu ontem (15) que a população fique alerta para os sintomas de gripe e resfriados, com o começo do inverno, quando as temperaturas diminuem, o ar fica mais seco e há uma maior concentração de pessoas em ambientes fechados, o que favorece a circulação de diversos tipos de vírus que causam problemas respiratórios.

A gripe é uma doença causada pelo vírus Influenza H1N1, entre seus principais sintomas estão: dor de cabeça, dor de garganta, febre, congestão nasal, tosse e coriza. Os sintomas costumam se manifestar entre dois e três dias após o contágio e duram em média, uma semana. No Brasil, o aumento dos casos de gripe ocorre geralmente entre os meses de maio e outubro.

O resfriado tem sintomas que se confundem com o da gripe, mas esses demoram menos tempo e são mais leves. A febre é menos comum e quando aparece o paciente não tem altas temperaturas.

Crianças e idosos representam o grupo de maior risco, pois apresentam maiores complicações quando contraem os vírus da gripe. No Brasil, a campanha da vacinação de idosos tem o objetivo de reduzir óbitos e internações causadas pela gripe, seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para evitar doenças respiratórias, é necessário que a população redobre os cuidados com a higiene. Segundo a Coordenadora de Vigilância de Doenças de Transmissão Respiratória do Ministério da Saúde, Márcia Carvalho, lavar as mãos frequentemente, não compartilhar objetos pessoais se estiver gripado ou resfriado e tapar a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir é a melhor maneira de prevenir essas doenças. Para ela, essa é uma forma barata e eficaz de prevenção e deve ser adotada por toda a população.

De acordo com o ministério, a vacinação é a forma mais eficaz de prevenção contra diversas doenças, inclusive a gripe. No caso da influenza A (H1N1) – gripe suína, o Brasil é o país com o maior registro de pessoas vacinadas (44%) em relação à população total. O percentual coloca o país à frente dos Estados Unidos com 26%, do México com 24% e da Suíça com 17%.

Fonte: Agência Brasil

Postado por Luiz Paulo de Lemos Wiese

Siga-nos no twitter: @labghanem
e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
site: http://www.laboratorioghanem.com.br/

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Pelo menos 1% da população usa tranquilizantes de forma abusiva, afirma psiquiatra



Laboratório Ghanem - Paixão por Saúde



No esforço contra o Abuso e Tráfico de Drogas uma questão merece maior atenção: o uso abusivo de tranquilizantes. Segundo o médico do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP), Ivan Mário Braun, pelo menos 1% da população usa tranquilizantes de maneira abusiva.

O integrante do grupo interdisciplinar de estudos de álcool e drogas (Grea) explica que, em função das restrições impostas ao consumo álcool, existem grupos que usam comprimidos para obter efeitos semelhantes àqueles alcançados com a ingestão de bebidas alcoólicas. Dessa forma, a detecção dessas substâncias no organismo é mais difícil que a do álcool.

“O uso abusivo de tranquilizantes atinge cerca de 1% da população, cifra menor que a das demais drogas, mas numa população de 190 milhões de habitantes representa um grupo significativo”, disse hoje (26) em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional. O psiquiatra disse que a liberação do uso de drogas em alguns países pode inibir o tráfico, mas o consumo também pode aumentar.

O tema da campanha do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (Unodc) lançada este ano, no Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico de Drogas, é Pense em Saúde, Não em Drogas.



Fonte: Agência Brasil


Postado por Luiz Paulo de Lemos Wiese


Siga-nos no twitter: @labghanem

e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br

site: http://www.laboratorioghanem.com.br/

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Programa Gente e Atitudes | Entrevista | Laboratório Ghanem de Análises Clínicas



Assista a Entrevista do Laboratório Ghanem com Omar Amin Ghanem Filho no programa Gente e Atitudes:



TVBE canal 11 TV Aberta NET Viamax Joinville

TVBE canal 19 TV Aberta em Jaraguá do Sul

09.07 às 22h30min – sexta-feira

14.07 às 01h00min – terça-feira (segunda para terça)



NET Cidade canal 10 todos os dias meia noite

Horários alternativos: SAB 16h30 DOM 18h30 SEG 14h30 TER 15h QUA 16h QUI 18h SEX 18h30


Postado por Jefferson Arthur Scaini Cancelier


Siga-nos no twitter: @labghanem

e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br

site: http://www.laboratorioghanem.com.br/