segunda-feira, 12 de agosto de 2013

::: Anemia: entenda os prejuízos que ela causa para o atleta :::

Deficiência no transporte de oxigênio para os músculos pode interferir no desempenho.

anemia é a mais popular alteração sanguínea, afinal, praticamente todo mundo já teve um caso na família ou um amigo com o problema. Essa alteração tem múltiplas causas: existem desde casos determinados pela deficiência na ingestão de ferro e vitaminas até as anemias associadas a alterações genéticas como a anemia falciforme, em que as células do sangue perdem o formato arredondado e passam a ter o formato de uma foice.

Felizmente a grande maioria dos estados anêmicos - a popular anemia - é tratada de maneira eficaz, seja através de ajustes na alimentação ou ainda da utilização de suplementos vitamínicos e minerais.

Como a anemia pode interferir na performance esportiva?

Para entender essas alterações, precisamos lembrar que durante o exercício físico é necessária a distribuição de grandes quantidades de oxigênio para o corpo, muito maior do que quando estamos parados, principalmente para os músculos. Assim o atleta consegue correr, saltar, driblar e chutar com mais eficiência.
 O oxigênio é transportado pelo sangue somente através da hemoglobina, uma pequena proteína que fica ligada à célula do sangue, a hemácia.
 A anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal.
 Se há uma queda na quantidade de hemoglobina, o transporte e a distribuição do oxigênio ficam prejudicados. O mesmo pode acontecer em decorrência da queda no número de hemácias - o que, por exemplo, ocorre num sangramento durante uma cirurgia.
 Atletas que estejam com anemia provavelmente apresentarão uma queda no rendimento esportivo e se sentirem mais cansados, mesmo quando realizam um tipo de esforço ao qual já estão acostumados.
 Há também casos chamados de pseudo-anemia do atleta. Isso ocorre porque os atletas têm uma quantidade maior da parte líquida do sangue, o plasma. Assim haverá uma quantidade menor de hemoglobina/hemácias para uma mesma quantidade de plasma.
Para diferenciar a anemia "verdadeira" da "pseudo-anemia" no atleta, existem exames de laboratório que podem ajudar a estabelecer a diferença. Mas a principal diferença é que na "pseudo-anemia" não há queda no desempenho esportivo.
Fonte: minhavida.com.br
Ghanem Laboratório Clínico, paixão por SUA saúde!!!