sexta-feira, 2 de março de 2012

::: Por que o Governo quer Segurar a Queda do Dólar ? :::

 
Por Diego da Silva*
 
Nesta semana, o governo anunciou medidas para segurar a queda do dólar. Mas se a moeda que usamos está se valorizando, por que isso não é bom para o Brasil?

Simples, temos que pensar que os mercados são totalmente interligados, repare a sua volta e observarás que os produtos que utilizamos hoje possuem componentes dos mais diversos países. Assim como temos produtos estrangeiros no Brasil, também exportamos em proporção semelhante a que importamos.

O dólar já acumula uma queda de quase 9% somente neste ano de 2012, e isso é uma ameaça às industrias Brasileiras. Com a moeda americana desvalorizada, e esta é a que regula o comércio internacional, as chances dos produtos estrangeiros substituirem os nacionais dentro do nosso mercado aumentam, considerando que muitas vezes o custo da importação é superior ao custo da compra do produto brasileiro. E o mercado asiático cada vez mais agressivo na expansão de seus mercados.

Outro motivo para a intervenção do governo na taxa cambial, é o impacto negativo para as exportações dos produtos aqui produzidos. Com o real valorizado nossos produtos se tornam caros diante de nossos concorrentes internacionais, prejudicando assim as indústrias Brasileiras.

Há ainda outros fatores que justificam a tentativa da União em frear essa desvalorização do Dólar: Queda no número de turistas que visitam nosso país e a redução no valor gasto por estes no Brasil; Desemprego gerado pela redução dos négocios da indústria Brasileira; entre outros danos causados pelos aspectos já citados neste artigo.

* Diego da Silva é coordenador da Controladoria do Grupo Ghanem



 

quinta-feira, 1 de março de 2012

::: Teste do Pezinho: Um passo fundamental à VIDA :::


Por Eduarda Finardi Müller*

           O teste do pezinho, nome popular da triagem neonatal, é um exame capaz de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que podem causar graves sequelas ao desenvolvimento mental e físico da criança, caso não sejam tratadas de imediato.

Esse exame é popularmente conhecido como Teste do Pezinho, pois a coleta do sangue é realizada através de um furinho feito no calcanhar do bebê. A escolha do local deve-se ao fato da região ser rica em vasos sanguíneos, além de ser uma coleta rápida e praticamente indolor.

A coleta deve ser realizada entre o 3º e o 7º dia de vida, não devendo ser inferior a 48 horas de alimentação protéica (amamentação) e nunca superior a 30 dias de vida. Para o exame basta retirar algumas gotinhas de sangue que são colhidas em um papel filtro.

Este simples procedimento permite o diagnóstico precoce de diversas doenças como fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e fibrose cística.

A fenilcetonúria é uma doença causada pela falta de uma enzima responsável pela transformação de fenilalanina em tirosina. À medida que a criança ingere alimentos ricos em fenilalanina, passa a acumulá-la no corpo sem conseguir metabolizá-la. O acúmulo do aminoácido pode afetar o cérebro e causar deficiência mental.

A anemia falciforme é uma alteração na composição da hemoglobina que leva à formação de uma hemoglobina anormal chamada de S. A presença da anemia e de outros sintomas depende da intensidade e do tipo de alteração da hemoglobina.

O hipotireoidismo congênito está relacionado à deficiência dos hormônios triiodotironina (T3) e tiroxina (T4) produzidos pela tireóide. Estes hormônios são fundamentais para a regulação do metabolismo do organismo e a falta deles pode levar a um prejuízo no crescimento e no desenvolvimento psicomotor da criança.

A fibrose cística é uma doença genética na qual ocorre uma mutação no gene CFTR, cromossomo 7. Essa alteração intervém na produção do suor, dos sucos digestivos e dos mucos.

A maior parte das doenças triadas no Teste do Pezinho é assintomática no período neonatal, reforçando a importância da realização do exame para que seja possível interferir a tempo no curso da doença, permitindo o tratamento imediato e a diminuição ou eliminação das sequelas.

Toda criança nascida em território nacional tem direito à triagem neonatal.

Existem diferentes versões do Teste do Pezinho. Hoje já existe uma versão ampliada do teste onde é possível identificar mais de 30 doenças antes que seus sintomas se manifestem. Esta versão mais completa está disponível no Ghanemzinho, o primeiro laboratório de Santa Catarina integralmente dedicado ao público infantil. O Ghanemzinho conta ainda com equipe de profissionais capacitados, com a missão de transformar essa experiência de seus filhos em uma experiência diferenciada e positiva.

   O Teste do Pezinho é essencial para o desenvolvimento da saúde do seu bebê.

* Eduarda Finardi Müller é bioquímica do Ghanemzinho Laboratório Clínico Infantil de Joinville.