sexta-feira, 2 de março de 2012

::: Por que o Governo quer Segurar a Queda do Dólar ? :::

 
Por Diego da Silva*
 
Nesta semana, o governo anunciou medidas para segurar a queda do dólar. Mas se a moeda que usamos está se valorizando, por que isso não é bom para o Brasil?

Simples, temos que pensar que os mercados são totalmente interligados, repare a sua volta e observarás que os produtos que utilizamos hoje possuem componentes dos mais diversos países. Assim como temos produtos estrangeiros no Brasil, também exportamos em proporção semelhante a que importamos.

O dólar já acumula uma queda de quase 9% somente neste ano de 2012, e isso é uma ameaça às industrias Brasileiras. Com a moeda americana desvalorizada, e esta é a que regula o comércio internacional, as chances dos produtos estrangeiros substituirem os nacionais dentro do nosso mercado aumentam, considerando que muitas vezes o custo da importação é superior ao custo da compra do produto brasileiro. E o mercado asiático cada vez mais agressivo na expansão de seus mercados.

Outro motivo para a intervenção do governo na taxa cambial, é o impacto negativo para as exportações dos produtos aqui produzidos. Com o real valorizado nossos produtos se tornam caros diante de nossos concorrentes internacionais, prejudicando assim as indústrias Brasileiras.

Há ainda outros fatores que justificam a tentativa da União em frear essa desvalorização do Dólar: Queda no número de turistas que visitam nosso país e a redução no valor gasto por estes no Brasil; Desemprego gerado pela redução dos négocios da indústria Brasileira; entre outros danos causados pelos aspectos já citados neste artigo.

* Diego da Silva é coordenador da Controladoria do Grupo Ghanem



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário