quinta-feira, 20 de maio de 2010

Exercício Físico: Faça aos poucos mas faça!

Laboratório Ghanem - Paixão por Saúde


A melhor forma de elevar as taxas do bom colesterol ainda é fazer exercícios físicos – junto a uma alimentação equilibrada, além de não fumar. Dez em cada dez pessoas acreditam que é saudável praticar exercícios regularmente, mas apenas 31% fazem alguma atividade física, segundo estudos realizados em vários países ocidentais pela OMS - Organização Mundial de Saúde. A falta de tempo é a principal barreira contra a atividade física regular, seguida pelo estresse e pelo excesso de trabalho. Pelo menos no que diz respeito à falta de tempo, as notícias são encorajadoras! Uma pesquisa recente feita pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, colocou por terra a crença de que é preciso se exercitar exaustivamente durante uma hora para obter benefícios para a saúde - efeitos positivos podem ser obtidos com períodos curtos de atividade moderada.

Dez minutos de atividade física, três vezes ao dia, podem substituir 30 minutos de exercício aeróbico contínuo, como caminhada ou natação. A caminhada rápida faz bem ao coração, pois ela diminui a pressão arterial, ajudando a preservar as artérias. E pode, ainda, estimular o aumento da quantidade do colesterol "HDL" (o bom colesterol) no sangue. A caminhada parece até fazer com que o sangue se torne menos "pegajoso" e, portanto, menos propenso a produzir coágulos - isso reduz em 50% o risco de um ataque cardíaco. Também é possível abaixar o colesterol levantando peso; malhar três vezes por semana eleva o "HDL", além de reduzir o "LDL".

Para controlar os níveis do "bom colesterol" e do "colesterol ruim", o Laboratório Ghanem disponibiliza dentro de seus Check Ups uma análise de HDL, LDL, Triglicerídios, entre outras análises. Informe-se e cuide mais de sua saúde.


Siga-nos no twitter: @labghanem
e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
site: http://www.laboratorioghanem.com.br/

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Você é nosso Convidado!




"Tendências Marcadológicas, Diga Não ao Convêncional"

Palestrante: Omar Amin Ghanem Filho, sócio adminstrador do Laboratório Ghanem.

Local: Auditório ACISFS.
Rua Dr. Gualberto, 51, Centro, São Francisco do Sul.
Data: 17 de junho de 2010.
horário: 19 horas.


Favor confirmar sua participação até 14 de junho por meio do sac@laboratorioghanem.com.br ou pelo Disk Ghanem (47) 30283001




Realidacão:

Organização:








Voz de mamães ao telefone acalmam bebês à distância


Laboratório Ghanem - Paixão por Saúde



Se seu filho cai no choro quando você tem de sair pro trabalho, uma simples ligação telefônica pode ajudar a deixá-lo mais calmo. Um estudo de pesquisadores americanos sugeriu que ouvir a voz da mãe ao telefone conforta tanto quanto receber um abraço.


A pesquisa foi feita com 60 meninas entre sete e 12 anos de idade, que foram colocadas em situações de estresse: elas tiveram de falar e resolver questões de aritmética em público inesperadamente, o que acelerou os seus batimentos cardíacos e elevou os níveis de cortisol, o chamado hormônio do estresse.



Depois, elas foram divididas em três grupos: o primeiro recebeu uma ligação telefônica da mãe; o segundo, um toque carinhoso, como um abraço; e o terceiro assistiu ao filme “A Marcha dos Pinguins”, considerado pelos pesquisadores emocionalmente neutro. Segundo monitoramento dos cientistas, os dois primeiros grupos revelaram um aumento idêntico no nível de oxitocina, uma espécie de "sedativo natural" associado à empatia e capaz de aliviar os efeitos do cortisol. Já no terceiro grupo, não houve aumento no nível desse hormônio.


"Assumia-se que a liberação de oxitocina em um contexto social requeria contato físico", disse a coordenadora do estudo, Leslie Seltzer, da Universidade de Wisconsin-Madison, em um artigo publicado na revista científica "Proceedings of the Royal Society B". "Mas esses resultados deixam claro que a voz de uma mãe pode ter o mesmo efeito de um abraço, ainda que elas não estejam fisicamente presentes."

Siga-nos no twitter: @labghanem