terça-feira, 6 de março de 2012

::: Será que pais heróis existem na vida real? E mães infalíveis? :::


Será que pais heróis existem na vida real? E mães infalíveis?

Certamente ambos são um mito do folclore popular. Errar é normal! E para aliviar um pouco a ansiedade dos papais e mamães de primeira viagem, seguem algumas dicas muito importantes.

Toda mãe quer assumir todos os cuidados com o bebê. Mas, para o bem de todos, aceite ajuda. O apoio de pessoas de confiança é muito bem vindo e a participação do pai é indispensável. Por exemplo, o pai pode se revezar com a mãe na hora do banho e de trocar as fraldas. Pode também auxiliar em outras tarefas, além de dar o apoio psicológico, que faz uma diferença enorme.

Conversar com outros pais, “trocar figurinhas” com outras mães é muito importante. Assim, você percebe que não é a única que fica horas acordada ao lado do berço verificando a respiração do seu bebê.

E por falar em ficar horas acordada, uma dica muito importante é dormir, sempre que puder. Nos primeiros meses, a jornada diária é longa e contínua – mamadas, troca de fraldas, banhos e outros imprevistos. Por isso, a qualquer hora, um cochilo é muito bem vindo. Aproveite enquanto o bebê dorme para descansar também.

Amamentar, se possível, é a regra número um! Os benefícios do aleitamento materno são indiscutíveis, tanto para mãe como para o bebê. Até o sexto mês de vida o leite materno é o único alimento que ele necessita. Mas é preciso ser paciente, pois o processo de amamentação é um aprendizado e uma dose extra de boa vontade é fundamental.

Mamãe... Existe coisa melhor que receber elogios e sorrisos por causa do seu bebê? Por isso, assim que o pediatra liberar, leve o seu pequeno para passear. O sol da manhã é fundamental! E se o passeio for um pouco mais longo não esqueça das fraldas descartáveis, lenços umedecidos, pomada para assaduras, pano de boca, babador, mudas de roupas para eventuais trocas, mamadeiras, chupetas... Enfim, você se habituará a sair de casa “carregada”.

Deixe seu filho brincar! Parece fácil... Mas se as mamães pudessem deixariam seus bebês em uma bolha anti-séptica! Com algumas medidas de segurança, você pode deixar o pequeno explorar os ambientes sem riscos. Não se esqueça das travas de porta e gaveta, grades, cantoneiras e protetores de tomada.

E como após a chegada do bebê descobrimos que não somos heroínas e muito menos infalíveis, o segredo é manter a calma e observar a criança. Confie no seu instinto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário