quarta-feira, 7 de março de 2012

::: Excelência: O que a Harley-Davidson e os melhores Laboratórios Clínicos têm em comum? :::

Por Fernando Berlitz*

A marca Harley-Davidson, um ícone americano, certamente representa em nosso imaginário bem mais do que uma fábrica de motocicletas criada em 1901 por dois jovens de Milwaukee. Essa marca carrega atributos intangíveis que vão desde a sensação de liberdade ao prazer da aventura. Entretanto, a força e grande responsável pelo sucesso de mais de um século de história dessa marca junto aos seus fiéis clientes está muito relacionada a dimensões bem mais concretas, entre estas a excelência do produto final disponibilizado ao mercado.

Excelência significa, em termos genéricos, utilizar todos os recursos disponíveis para oferecer aos clientes e todas as partes interessadas no negócio o melhor serviço ou produto que o atual desenvolvimento tecnológico permite. Significa ter lideranças, estratégias e processos orientados às necessidades dos clientes. Significa ter pessoas e práticas de gestão que permitam usar com maestria conhecimento e tecnologia visando agregar valor aos clientes e gerar resultados compartilhados entre organização e todos os steakholders. Ser excelente no que se faz significa concretizar a missão da organização e ter um produto ou serviço identificado como único pelo mercado, como diferenciado. É o que os clientes vulgarmente mencionam como “ter qualidade”.

Para os fãs das “Harley”, “ter qualidade” pode ser identificado simplesmente como o “rugido” inconfundível do motor das motocicletas da marca ou o design que pode ser customizado sob solicitação do cliente. O motor é efetivamente o “coração” das Harleys... e a empresa sabe bem identificar isso e orientar seus esforços nesse objetivo. Um dos lemas da Harley-Davidson é justamente “Construímos motocicletas a partir dos motores”. Para isso, a empresa trabalha com excelência o seu processo, de forma alinhada a estratégia, mesclando tecnologia de ponta com etapas francamente artesanais. A Harley-Davidson tem a consciência que seu sucesso no mercado depende francamente da qualidade de seu produto e que é esta qualidade intrínseca a geradora de todos os atributos intangíveis que provocam o imaginário dos clientes, seduzindo e fidelizando os mesmo à marca.

O mercado de Medicina Laboratorial está em contínua e acelerada transformação. Muitos dos conceitos existentes têm sido reformulados, traduzindo essa transformação em novos modelos de negócios, novos produtos e serviços, em novos atrativos para os clientes. Entretanto, como no caso da Harley-Davidson, o sucesso dos laboratórios clínicos no mercado e a sua credibilidade junto aos pacientes e médicos está sustentada em dimensões tangíveis e relacionadas ao produto final do negócio: a excelência dos processos, garantindo resultados laboratoriais fidedignos liberados no menor prazo possível. Nesse sentido, os melhores laboratórios são os que conseguem alinhar o objetivo comum de crescimento e resultados financeiros com excelência técnica. Isso requer contínuo controle de processos, com especial atenção à qualidade analítica.

Você sabe o que o seu laboratório clínico faz para assegurar a qualidade de seus exames? Não? É prudente se atentar para essa questão. Tal como nem todas as motocicletas são iguais, nem todos os laboratórios também o são.

Como saber se o seu laboratório é uma “Harley”? Não consegue escutar o “ronco” do motor? Descubra então se a qualidade é certificada por alguma entidade reconhecida pelo mercado. Descubra se o seu laboratório participa de Programas de Controle de Qualidade. Busque saber qual é a formação e experiência dos profissionais que analisam os seus resultados. Enfim, informe-se para saber se a “fábrica” do seu laboratório, a área técnica, é reconhecida pela excelência técnica, se tem tecnologia de ponta e utiliza com excelência todos os recursos disponíveis para assegurar segurança a você e seu médico.

Muita coisa mudou nas últimas décadas. Entretanto, excelência de gestão e qualidade de produto ainda é a base de um sucesso sustentável. Sedimentado nessa excelência, novos atributos podem ser continuamente agregados visando tangibilizar esses diferenciais, nem sempre tão visíveis em Medicina Laboratorial.

Laboratórios Clínicos de excelência são como a “Harley-Davidson”, oferecem qualidade aos clientes... têm a excelência em seu DNA. Os melhores laboratórios têm o negócio e seus processos sedimentados sobre um “motor” diferenciado, a sua qualidade técnica, e não se distanciam jamais desse objetivo.

Agora avalie: o seu laboratório é uma “Harley-Davidson”?

Fernando Berlitz, Gestor de Sustentabilidade, Processos e Melhoria Contínua do Grupo Ghanem

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