Fique de olho nessa lista, pois você pode estar com hipotiroidismo subclínico (apesar dos exames estarem ok, alguns sinais são importantíssimos para avaliar o bom funcionamento da tireoide). Veja se você apresenta vários desses sintomas e não somente um:
-cansaço excessivo - fadiga crônica
-frio - pés e mãos frias ou frio excessivo
-edema - inchaço
-excesso de peso
-pele seca
-unhas quebradiças
-queda de cabelo
-constipação (prisão de ventre)
-câimbras
-problemas de memória
-depressão
Vamos aos alimentos que prejudicam ou melhoram a tireóide:
Inclua no cardápio:
Água mineral - a água mineral não é clorada e por isso contém mais vitaminas e minerais. abaixo explico melhor.
Castanha do pará - contém selênio que turbinam sua tireóide, 2 unidades por dia já são suficientes.
Quinua ou Amaranto - contém inúmeras vitaminas e minerais para a saúde da glândula, como zinco e ômega 3. Incluir no cardápio é certeza de bons resultados.
Óleo de peixe - rico em ômega 3 é excelente e necessário para a função da tireóide.
Evite:
Água clorada - a nossa água é tratada com o cloro. O cloro compete com o iodo e acabamos consumindo excesso de cloro e falta de iodo, prejudicando o bom funcionamento da glândula. Não tome água clorada.
Sucralose - o sucralose é um adoçante que tem cloro na composição e também capta iodo.
Suco verde - o suco verde é maravilhoso (aquele que você faz com couve e toma para desintoxicar), no entanto, para quem tem problemas na tireóide, o suco verde pode atrapalhar. Não se deve tomá-lo todos os dias, pois vegetais crucíferos (couve, couve-de-bruxelas, brócolis, repolho) atrapalham o bom funcionamento da tireóide. Evite somente o excesso. Não precisa (nem deve) cortar da alimentação, o que não pode acontecer é o consumo diário. Isso acontece com vegetais crucíferos em sua forma crua. Na sua forma cozida, o glicosinolato perde a sua toxicidade para a tireóide, por assim dizer.
Soja - alimentos à base de soja impedem o bom funcionamento da glândula. Fique atento e não consuma leite de soja todos os dias e leia atentamente o rótulo dos alimentos, pois infelizmente, hoje em dia, tudo tem soja.
Glúten - pesquisas têm demonstrado que o glúten também atrapalha esse bom funcionamento da glândula. O glúten é uma proteína presente no trigo, aveia, cevada, malte e centeio.
Toxinas - as toxinas deixam a tireóide mais lenta. É necessário fazer exame laboratorial para ver como está o nível de mercúrio no sangue.
Estresse - excesso de cortisol pode atrapalhar também. Avalie seu nível de estresse pois é perigoso tratar a tireóide sem tratar o estresse. Existem alimentos que combatem esse cortisol elevado e para isso procure um nutricionista, pois é um tratamento sério.
Associado aos sinais e sintomas que listei no início existem exames laboratóriais específicos para verificar o bom funcionamento da tireoide.
Ghanem Laboratório Clínico, paixão por SUA saúde!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário