segunda-feira, 11 de março de 2013

::: Saúde na terceira idade :::


Todos nascem, crescem, amadurecem e envelhecem. O tempo e a forma como se processam essas fases depende de cada indivíduo, da sua programação genética e de fatores ambientais.

O processo de envelhecimento acontece no dia a dia e será cada vez mais intenso quanto maiores forem as interferências negativas em nosso organismo. Sendo assim, podemos retardar ao máximo o processo de envelhecimento adicionando mais vida aos anos e não somente mais anos a nossa vida.

Fatores que interferem na saúde:
1. Hábitos de vida – 51%
2. Hereditariedade – 20%
3. Condições ambientais – 19%
4. Doenças – 10%
Os hábitos de vida são os fatores que mais agravam os problemas de saúde, dentre eles: estresse, fumo, bebidas alcoólicas, vida sedentária, drogas, sono, alimentação inadequada.
Reveja o que você faz no seu dia a dia e identifique os fatores positivos e negativos e comece as mudanças para garantir um futuro melhor.
Destine uma parte do seu tempo para fazer exercícios físicos, que devem ser seguidos no ritmo de cada indivíduo, para o seu conforto e prevenir lesões e, sobretudo, para que possa sentir gradualmente os seus benefícios, como: dormir melhor, menos estresse, menos prisão de ventre, postura melhor, controle do peso, da pressão alta, do diabetes e para garantir mais energia e disposição. Os exercícios devem ter uma duração média de 30 minutos e freqüência diária ou em dias alternados.
Um envelhecimento saudável e bem sucedido é marcado por uma redução no risco de doenças e pela prevenção ou reversão da perda funcional, garantindo a manutenção de uma vida independente e autônoma.
As condições ambientais como calor forte, frio intenso ou temperaturas oscilantes podem influenciar no aparecimento de doenças, diminuindo a resistência das pessoas.
Os antecedentes hereditários, ou seja, aqueles que herdamos de nossos pais e avós, são um sinal de alerta para o nosso futuro. Informar ao seu médico sobre as doenças que costumam ocorrer em sua família o ajudará quanto a melhor maneira de prevenção e controle.
Dicas de prevenção:
1. Tomar as vacinas contra gripe, pneumonia e tétano;
2. Não fumar;
3. Evitar o sol entre as 10 e as 16 horas;
4. Fazer exercícios físicos regularmente;
5. Evitar bebidas alcoólicas;
6. Manter uma dieta saudável;
7. Manter atividade mental (leitura);
8. Evitar o isolamento;
9. Ter um médico de sua confiança e visitá-lo regularmente;
10. Não tomar medicamentos por conta própria;
11. Participar de atividades em grupo, passeios ao ar livre, dança, viagens, mantendo uma relação positiva com outras pessoas e um bom senso de humor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário