![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivP8BWu88gKgn-b7JonRM5FXsWMuAAgyIpy7CSKt5QxVnur5en50y_s6Zip2aApxZZTc7G-j2_eC_xFInZmNnx2_gCk2MQNAi-r2bsJ2EA91deQVHszdLGqs0oOFkjiSvSGNB_HpXXhv5G/s320/original_9bc09ff7-eadb-4404-8f7b-71a9f2890814.png)
Laboratório Ghanem de Análises
Clínicas Paixão por Saúde
Clínicas Paixão por Saúde
Com o passar dos anos não tem jeito, o cabelos de todas as pessoas vão perdendo a cor. Mas, por que isso acontece? Pesquisadores da Universidade de Nova Iorque descobriram que um mecanismo molecular conhecido como sinalização Wnt pode ser o elemento determinante do embranquecimento dos cabelos. O estudo mostrou que a comunicação entre os folículos pilosos e as células-tronco dos melanócitos pode ditar a pigmentação do cabelo.
A via de sinalização Wnt, já famosa por controlar biologicamente outros processos, é uma rede de proteínas mais conhecida por seu papel na embriogênese e no câncer, mas também está envolvida em processos fisiológicos normais em adultos.
"Sabemos há décadas que as células-tronco do folículo piloso e dos melanócitos, células produtoras de pigmento, colaboram para dar cores aos cabelos, mas as razões por trás disso eram desconhecidas," explica a Dra. Mayumi Ito, coordenadora da pesquisa. "Nós descobrimos que a sinalização Wnt é essencial para coordenar as ações destas duas linhagens de células-tronco e crítica para a pigmentação do cabelo," afirma.
Considerando as descobertas da pesquisa, os pesquisadores sugerem que a manipulação da via de sinalização Wnt pode ser uma nova estratégia para lidar com a pigmentação dos cabelos, quando estes começam a ficar grisalhos.
Fonte: Diário da Saúde, 17 de junho de 2011
Postado por: Bruna Israel
Siga-nos no twitter: @labghanem
e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
site: http://www.laboratorioghanem.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário