sexta-feira, 23 de março de 2012

::: MPE Brasil 2011 revela hoje as melhores práticas de gestão :::

É hoje... O Grupo Ghanem é Joinville em Brasília!!!

Brasília - Os vencedores da etapa nacional do MPE Brasil 2011 - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas serão conhecidos no dia 23 de março. A premiação é uma realização do Sebrae, do Movimento Brasil Competitivo (MBC), da Gerdau e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), para incentivar a melhoria da qualidade da gestão nos pequenos negócios.
O objetivo é reconhecer o empenho de micro e pequenas empresas na gestão de qualidade, com resultados consistentes, como o aumento da produtividade e da competitividade. O resultado final identifica as empresas que apresentaram as melhores práticas de gestão em oito categorias - indústria, comércio, serviços, turismo, Tecnologia da Informação (TI), saúde, educação e agronegócio -, além do Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social e Destaque de Inovação.
A cerimônia de premiação, em Brasília, contará com a presença do presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, do presidente do Conselho Superior do MBC, Elcio Anibal de Lucca, do diretor da entidade, Erik Camarano, do Diretor Executivo da Gerdau, José Paulo Soares Martins, além do presidente do Conselho de Administração, Jorge Gerdau Johannpeter. A FNQ estará representada por seu superintendente-geral, Jairo Martins, e Mauro Figueiredo, presidente do Conselho Curador.
Escolhidas entre 143 empresas de todo o país que conquistaram as etapas estaduais do prêmio, as vencedoras foram avaliadas por 66 examinadores voluntários. O processo de avaliação considerou a análise da qualidade da gestão, da capacidade empreendedora do empresário e dos resultados alcançados por essas organizações a partir da implantação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da FNQ.
Ao todo, a edição 2011 do MPE Brasil contou com mais de 58 mil empresas e bateu recorde de participação: 32 mil candidatas preencheram o questionário de autoavaliação da gestão, número 43% superior ao do ano anterior.
O prêmio é um incentivo às micro e pequenas empresas brasileiras na busca pela excelência, e no investimento em boas práticas de gestão. Para participar, é preciso preencher o questionário de autoavaliação, diagnóstico padronizado nacionalmente para a premiação, utilizando critérios do Modelo da FNQ. Ao final do processo, as candidatas recebem um relatório com o diagnóstico da gestão, que aponta os pontos fortes da empresa e as oportunidades de melhoria.
SERVIÇO
Cerimônia de entrega do Prêmio MPE Brasil
Local: Centro de Convenções do Royal Tulip Brasília Alvorada – SHTN, Trecho 1, Brasília (DF)
Data: 23 de março de 2012
Horário: 19h

quinta-feira, 22 de março de 2012

Água, Meio Ambiente e o Grupo Ghanem ::: 22 de Março, Dia Mundial da Água


Por Fernando Berlitz*
O Dia Mundial da água foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, a partir de recomendação da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992 (Eco-92).

A partir desse marco histórico, os países foram sensibilizados para aderir às recomendações da ONU relativas aos recursos hídricos e dar seguimento com ações apropriadas ao contexto de cada país. No Brasil, a adesão partiu do Congresso Nacional, onde a Lei nº 10.670/2003, instituiu o Dia Nacional da Água, que também passou a ser celebrado no dia 22 de março de cada ano.

Água e Segurança Alimentar

Para cada ano a ONU define um tema para reflexão no Dia Mundial da Água. Nesse ano o tema é “Água e segurança alimentar”. Segundo o site da Agência Nacional de Águas (ANA), http://aguasdemarco.ana.gov.br/2012/diamundial.asp:

Existem sete bilhões de pessoas para alimentar no mundo hoje. Estatísticas dizem que cada um de nós bebe de 2 a 4 litros de água todos os dias, além da água utilizada para produzir o que comemos: produzir 1 kg de carne, por exemplo, consume 15 mil litros de água, enquanto 1 kg de trigo consome 1.500 litros. Um bilhão de pessoas no mundo já vive em condições de fome crônica e os recursos hídricos estão sob pressão. Estes problemas estão conectados. Lidar com o crescimento da população e assegurar o acesso a alimentos nutritivos para todos requer uma série de medidas. E todos podem contribuir:

·         Consumir produtos que fazem uso menos intensivo de água;

·         Reduzir o desperdício de alimentos: 30% dos alimentos produzidos no mundo inteiro nunca serão consumidos e a água usada para produzi-los é perdida;

·         Produzir mais alimentos, de melhor qualidade com menos água;

·         Ter uma dieta saudável.

 Água, Prevenção e Economia

Segundo as regras de mercado com as quais convivemos, quanto mais escasso é um bem ou recurso, ou quanto mais dispendioso é o processo para obtê-lo, menor é a possibilidade de acesso universal a esse recurso. É isso o que desejamos que ocorra com o acesso à água potável?

Como ocorre na saúde, onde quanto menos investirmos em prevenção maior custo e impacto negativo teremos no tratamento médico do paciente, quanto menos investirmos em saneamento básico e em tratamento de resíduos das organizações, maior será o impacto ambiental em nossos recursos hídricos e maior será o custo do tratamento para obtenção de água em condições ideais de potabilidade.

Assim, podemos entender que a gestão dos recursos hídricos é uma questão coletiva, que envolve desde comportamentos individuais (de todos nós, desde a consciência relativa ao consumo de recursos até o descarte de resíduos) até questões relativas à gestão pública.

Por um lado, o nosso consumo individual de recursos cresce a cada ano, esgotando os recursos naturais e impactando progressivamente o meio ambiente com uma carga de resíduos em níveis crescentes. De outro lado, a grande maioria dos municípios brasileiros não tem um tratamento de esgoto em níveis aceitáveis de abrangência.

Essa lógica tem que ser invertida... e de forma urgente! Temos que repensar e agir com equilíbrio, preservando as condições de vida para as próximas gerações, sem elitizar os recursos naturais outrora de acesso universal.

Água, Meio Ambiente e o Grupo Ghanem

O Grupo Ghanem tem especial atenção a questão da gestão dos recursos hídricos e, de forma direta, com a água que você consome todos os dias. Além de um avançado e elogiado Programa de Gestão de Resíduos (reduzindo a níveis mínimos o impacto de seus processos ao Meio Ambiente), o Grupo Ghanem, por intermédio do Ghanem Ambiental, realizada diariamente ensaios laboratoriais para avaliação de potabilidade de água há mais de 1 década, sendo parceiro de órgãos ambientais públicos de Santa Catarina nessas análises. Realiza também análise de efluentes industriais, colaborando com empresas ambientalmente responsáveis em seus programas ambientais e no atendimento da legislação ambiental vigente.

Para o Grupo Ghanem a atenção às questões ambientais é mais do que uma questão de negócio, é a razão de ser da organização, está descrito em nossa missão e é a expressão da nossa atuação sustentável no mercado, com a consciência sócio-ambiental impregnada na estratégia da organização.

Queremos estar ao seu lado e do poder público visando contribuir para um mundo melhor.

Aproveitamos o momento para compartilhar com todos que o nosso Ghanem Ambiental estará nessa sexta-feira, 23 de Março de 2012, sendo reconhecido nacionalmente como finalista do Prêmio MPE Brasil 2011 (http://www.mbc.org.br/mpe/) nas categorias “Serviços” e “Responsabilidade Social”. Reconhecimentos com esse nos fazem ter a convicção de estar no caminho certo e aproveitamos para agradecer a nossos clientes, comunidade e demais partes interessadas pelo decisivo apoio em nossas ações e atuação no mercado.

Fernando Berlitz é gestor de sustentabilidade do Grupo Ghanem

::: A importância da Água para a Vida ::: 22 de março, Dia Mundial da Água :::

 

A água é o elemento fundamental para a existência da vida na Terra. Todos os seres vivos dependem dela para sobreviver e para garantir a permanência da espécie – a água sustenta a vida.

Entretanto, apesar de toda a sua importância, a água é um recurso que pode acabar e, por isso, exige cuidados em relação à quantidade de uso, à sua qualidade, às suas fontes, à sua distribuição desigual pelo planeta, além de planejamento e custeio de tratamento, de conservação e proteção.
Para a vida humana, inegavelmente a água é o elemento mais crítico e importante.
O peso corporal de uma pessoa é composto de 60 a 70% de água, a qual tem tanto a função de regular a temperatura interna, quanto garantir o bom funcionamento de todas as funções orgânicas, ou seja, do sistema circulatório, do sistema de absorção, do sistema digestivo, de evacuação, etc.


O corpo humano adulto precisa, em média, de quatro litros de água por dia para se manter saudável. Além disso, a água também é indispensável para a preparação de mamadeiras, comidas, sucos, imprescindível para a higiene pessoal e do ambiente. Assim, é dever de todos não permitir nenhum tipo de desperdício e garantir uma água segura, com qualidade, pura e cristalina. Com a água o homem e toda a sociedade podem suprir grande parte de suas necessidades. O seu consumo permite uma vida mais confortável, a começar pelo ato de saciar a sede, de prover alimentos, seja na agricultura, nas indústrias, nos restaurantes ou em cada moradia.

A água também é indispensável para a geração de energia, para os transportes, a recreação, a saúde e para o emprego da população. Para que o sistema de distribuição de água funcione, é preciso que existam pessoas que construam e que façam a manutenção permanente deste sistema (bombeiros hidráulicos, donos e/ou motoristas de carros-pipas, profissionais capacitados para fazer o tratamento da água etc.)

A água cobre aproximadamente três quartos da superfície da Terra. 97,5% desse total é formado de água salgada (oceanos e mares) e 2,5 %, de água doce. Desses 2,5%, a maior parte (2,1%) está sob a forma sólida (gelo) nas regiões polares, ou em rios e lagos subterrâneos, o que dificulta a ação do homem; e 0,4% é o que resta para ser utilizado por nós. Apenas 0,4% estão disponíveis para o consumo direto. E o que pode ser ainda mais grave é que não se sabe ao certo qual parte desses mananciais está livre de contaminação (WEERELT, 2003).

Existe uma falsa idéia de que os recursos hídricos são infinitos. Realmente há muita água no planeta, mas menos de 3% desse volume é formado por água doce, do qual mais de 99% fica congelado nas regiões polares, o que dificulta a sua utilização pelo homem.


quarta-feira, 21 de março de 2012

::: DIA INTERNACIONAL CONTRA A DISCRIMINAÇÃO RACIAL :::


Por Fernando Berlitz*

No dia de hoje, 21 de março, celebramos o “Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”. Essa data especial foi criada pela Organização das Nações Unidas com o objetivo maior de gerar reflexão sobre esse tema tão antigo e, infelizmente, ainda tão atual.

A data de 21 de março faz referência ao evento que ficou conhecido como “Massacre de Shaperville”.  Em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, 20.000 pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos. Mesmo sendo utilizado como um ícone do movimento contra a discriminação racial, a irracional ação do regime autoritário sul-africano em Shaperville não foi uma ação isolada ou a que gerou maiores conseqüências nefastas às etnias foco de discriminação. Ações de discriminação racional, de forma por vezes pontual e nem por isso menos inaceitáveis, ainda podem ser identificadas em todos os lugares do mundo, em todas as culturas e organizações sociais.

A legislação brasileira instituiu os primeiros conceitos de racismo em 1951, com a Lei Afonso Arinos, que classificava a prática como contravenção penal. Somente a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5º, XLII, é que classificou a prática do racismo como crime inafiançável e imprescritível, sujeitando o infrator à pena de reclusão. Mesmo com essa criminalização, muitas ações de discriminação ainda são vistas como folclore, cultura popular e, quando identificadas de forma criminal, geram espanto para alguns, que ainda não se atentaram para a importância e impacto dessa causa tai importante para a vida em sociedade.

O Artigo I da Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de todas as formas de Discriminação Racial diz: "Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública".

Considerando essa definição da ONU, será que a seguimos e contribuímos efetivamente para a erradicação da Discriminação Racial em nossas famílias, organizações e sociedade?

A discriminação racial ainda é um tema delicado em nossa sociedade. Mas, devemos encarar o mesmo com a total seriedade que o tema exige. O próprio termo “Raça” deveria ser banido de nosso vocabulário, já que cientificamente sabemos que não existem diferentes raças para a espécie humana. Entre nós temos etnias, origens distintas, e essa diversidade deveria ser encarada com a lógica que ainda insistimos em negar: a diversidade étnica e cultural gera riqueza para a nossa sociedade. A diversidade agrega valor para nossas organizações empresariais e sociais, tornando-as mais capazes de atender às necessidades de suas partes interessadas. Como vamos atender às demandas de todos na sociedade se não tivermos essas necessidades impregnadas em nossas organizações? Se tivermos e praticarmos a diversidade, nos tornaremos mais competitivos e sustentáveis no longo prazo.

Aceitar a diversidade não é uma opção, é regra e necessidade urgente. Não podemos aceitar comportamentos que impliquem exclusão de qualquer indivíduo, sob nenhuma alegação ou critério. A sociedade é de todos e todas as organizações de pessoas em sociedade devem ter isso como norteador essencial.

Aproveitemos todos essa importante data para refletir sobre o tema.

O que temos feito para contribuir com a erradicação definitiva da Discriminação Racial?

Por Fernando Berlitz é gestor de sustentabilidade do Grupo Ghanem


terça-feira, 20 de março de 2012

::: As Vitaminas que fazem bem para a Pele :::




As vitaminas desempenham um importante papel na saúde e no bem estar do corpo, além de ajudar na beleza das pessoas. A boa nutrição beneficia diretamente as condições gerais da pele e as vitaminas são importantes neste processo. As vitaminas podem ser consumidas internamente ou aplicadas diretamente na pele em forma de cremes e loções. A maioria das pessoas é deficiente de vitamina e os efeitos muitas vezes não são perceptíveis, porém, sem uma quantidade adequada de vitaminas essenciais, o nosso organismo não é capaz de produzir componentes essenciais da derme, como o colágeno e a elastina.

Ao ingerir certos alimentos ricos em vitaminas, além de se ganhar saúde, também ficamos com os cabelos mais resistentes, as unhas mais fortes e a pele brilhosa.

Vitamina A

Exerce papel importante nas células da pele. Restaura e constrói novos tecidos, auxilia no tratamento de acne e queda de cabelos, deixando a pele e os cabelos mais saudáveis e bonitos. Sem ela, nosso cabelo fica ressecado e a pele áspera, com manchas, descamações e alergia. Já o excesso pode provocar queda de cabelo e seborréia. Os alimentos fontes de beta caroteno, vitamina A, possuem pigmentos que estimulam a produção de melanina, o que vai te ajudar a ter uma pele bronzeada. São eles: fígado, leite, ovos, manteiga, queijos, tomate, mamão, abóbora, cenoura, caqui brócolis, espinafre, rúcula e agrião.


Vitaminas do Complexo B

Ajudam a normalizar as funções da pele. Tais vitaminas podem controlar a produção dos óleos pelas glândulas sebáceas e proporcionar uma pele suave e refrescante. A falta da vitamina B8 pode causar queda do cabelo e coceiras na pele. A vitamina B3 ajuda a pele a reter a umidade e melhora a tonalidade da mesma. Loções com base nestas vitaminas do complexo B podem trazer brilho e proporcionar saúde à pele. A deficiência destas vitaminas pode causar ressecamento da pele e descamação. São normalmente encontradas nas carnes vermelhas, ovos, peixes e bananas.

Vitamina C

Não só ajuda a prevenir doenças como a gripe e a tosse, mas também é muito importante para proteger a pele dos efeitos da idade. Tem sido estudada por proteger a pele da exposição ao sol, o que pode reduzir os efeitos e as chances de contração de câncer de pele. Possui propriedades antioxidantes, promove a produção de colágeno e aceleração da cicatrização da pele danificada, fortalece vasos capilares, reduz e previne o aparecimento de varizes e ajuda a manter aparência saudável à pele. Alimentos ricos em vitamina C são: acerola, limão, laranja, goiaba, morango, kiwi, abacaxi, pimentão e brócolis.

Vitamina E

Sempre foi considerada uma vitamina anti envelhecimento. Atualmente, é valorizada por suas propriedades antioxidantes, que combatem diretamente os radicais livres. Ajuda a reduzir a produção indesejada de colagenase, enzima que destrói o colágeno e deteriora a estrutura da pele. Também ajuda a proteger o corpo dos prejudiciais raios ultravioletas que podem danificar as células da pele. A vitamina E também deixa a pele mais suave e sedosa, além de ajudar a hidratara pele seca. Esta vitamina pode ser obtida por meio da aplicação de cremes e loções para a pele por meio da ingestão de óleos vegetais, gema de ovo, nozes, avelãs, amêndoas, germe de trigo, abacate, amendoim e batata doce.

Como você tem visto estas vitaminas pode fazer uma grande mudança em sua pele e ajudá-lo a retardar o processo de envelhecimento. Como uma última palavra, lembre-se de cuidar de sua pele todos os dias, para que você possa ter resultados a longo prazo que irá fazer com que se sinta mais jovem.

Todas as vitaminas podem ser dosadas por meio dos exames de laboratório. Mais informações, favor nos contatem por meio de nosso Disk GHANEM (47) 3028.3001. 




domingo, 18 de março de 2012

::: MPE Brasil revela empresas vencedoras com melhroes práticas de gestão :::



As micro e pequenas empresas vencedoras da etapa nacional do MPE Brasil 2011 - Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas serão conhecidas, no dia 23 de março, em Brasília. Criada para incentivar a melhoria da qualidade da gestão nos pequenos negócios, a premiação é uma iniciativa do Sebrae, Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Durante a cerimônia de premiação, em Brasília, serão reveladas as empresas que apresentaram as melhores práticas de gestão em oito categorias (indústria, comércio, serviços, turismo, Tecnologia da Informação (TI), saúde, educação e agronegócio), além do Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social e Destaque de Inovação.

O evento contará com a presença do presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto; do presidente do Conselho Superior do MBC, Elcio Anibal de Lucca; do diretor da entidade, Erik Camarano; além do presidente do Conselho de Administração da Gerdau, Jorge Gerdau Johannpeter, e do diretor executivo da Gerdau, José Paulo Soares Martins. A FNQ estará representada por seu superintendente-geral, Jairo Martins, e Mauro Figueiredo, presidente do Conselho Curador.

Escolhidas entre 143 empresas de todo o país que conquistaram as etapas estaduais do prêmio, as vencedoras foram avaliadas por 66 examinadores voluntários. O processo de avaliação considerou a análise da qualidade da gestão, da capacidade empreendedora do empresário e dos resultados alcançados por essas organizações a partir da implantação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da FNQ.

Ao todo, a edição 2011 do MPE Brasil contou com mais de 58 mil empresas inscritas e bateu recorde de candidatas que preenchem o questionário de autoavaliação da gestão: 32 mil, número 43% superior ao do ano passado.

O prêmio é um incentivo às micro e pequenas empresas brasileiras na busca pela excelência e no investimento em boas práticas de gestão. Para participar, é preciso preencher o questionário de autoavaliação, diagnóstico padronizado nacionalmente para a premiação, utilizando critérios do Modelo da FNQ. Ao final do processo, as candidatas recebem um relatório com o diagnóstico da gestão, que aponta os pontos fortes da empresa e as necessidades de melhoria.


SERVIÇO
Cerimônia de entrega do Prêmio MPE Brasil
Local: Centro de Convenções do Royal Tulip Brasília Alvorada – SHTN, Trecho 1, Brasília (DF)
Data: 23 de março de 2012
Horário: 19h