quinta-feira, 2 de maio de 2013

::: Triglicerídeos:::


Os triglicerídeos são moléculas de gordura, que têm como principal função a produção de energia para o funcionamento do organismo. Os triglicerídeos elevados, valores acima de 150mg/dl, é uma das formas de dislipidemias.
Dislipidemia é o nome que se dá quando ocorrem alterações dos lipídios (gorduras) contidos no sangue.
Estas alterações são importantes uma vez que o fundamento das principais doenças do mundo moderno como o infarto, aneurismas e infartos cerebrais, se deve à deposição de gorduras no interior dos vasos sanguíneos (aterosclerose).
Deste modo uma pessoa que mantém níveis altos destes lipídios, principalmente se houver outros fatores considerados de risco para a aterosclerose como a hipertensão ou diabetes não controlados, o tabagismo, sedentarismo, obesidade, história familiar, corre um alto risco de desenvolver precocemente e de maneira muito mais grave algumas doenças.
Existem 3 tipos de lipídios, os que contribuem para formação da placa de gordura - colesterol LDL (ruim) e triglicerídeos, e os que agem de forma contrária, retirando o colesterol da corrente sanguínea - colesterol HDL (bom).
Por isso quanto mais alto for o bom colesterol e menor o colesterol ruim e os triglicérides, menos risco haverá para desenvolver a aterosclerose.
Um nível elevado de triglicerídeos (acima de 150mg/dl), deve ser controlado, pois é um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares. Além disso, níveis muito elevados de triglicerídeos (acima de 1000mg/dl) podem levar ao aparecimento de uma pancreatite aguda (inflamação aguda do pâncreas), uma doença muito grave. Quando os triglicerídeos estão elevados, não basta controlar a gordura da dieta. É preciso modificar a quantidade e a qualidade dos carboidratos ingeridos. Esses nutrientes são as principais fontes de energia da alimentação e são encontrados em massas, pães, açúcares, mel, frutas, cereais, batata, mandioca entre outros. O excesso do carboidrato transforma-se em triglicerídeos dentro do organismo. Se o nível de seus triglicerídeos estiver acima do limite normal, é extremamente importante que uma atenção especial seja dada para a sua dieta. A redução da ingestão de colesterol e gorduras saturadas e o aumento no consumo de fibras podem reduzir em 10 a 15% os níveis sangüíneos de colesterol e em 15 a 20% os de triglicerídeos.
Alimentos permitidos:
- Leite desnatado, ricota, queijo fresco;
- Iogurte ou coalhada desnatados;
- Carnes magras (coxão duro, patinho);
- Peito de frango;
- Filé de peixe;
- Óleo de girassol ou canola;
- Cereais (arroz, trigo, centeio, cevada), macarrão sem ovos de preferência integrais;
- Feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha seca;
- Frutas, gelatina dietética;
- Verduras e legumes;
- Margarina “Becel”,  “Milla”  ou light;
- Requeijão light;
- Pães: quantidade moderada.
Evitar: 
- Leite integral, tipo A ou B, queijos gordurosos (amarelos e requeijão);
- Manteiga, margarina, creme de leite;
- Carnes gordas, enlatados;
- Crustáceos (camarão, lagosta), frutos do mar;
- Frios (presuntos, mortadela, etc.);
- Miúdos (fígado, coração, rim);
- Enlatados (salsicha, linguiça);
- Açúcar, chocolate,  coco;
- Óleo de amendoim;
- Bacon, toucinho, banha;
- Biscoitos amanteigados, cremosos e recheados;
- Bebidas alcoólicas;
- Frituras, gratinados e preparações sauté;
- Torta, pastéis, pizzas, doces;
- Maionese, chantilly;
- Gema de ovo;
- Molhos prontos, caldo de carne.
Recomendações:
- Utilizar adoçante artificial em substituição ao açúcar;
- Aumentar a ingestão de verduras cruas, legumes e frutas com bagaço, grão integrais, farelos, aveia;
- Ingerir de 2 a 3 litros de água por dia.
Fonte: Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio Grande do Sul.

Ghanem Laboratório Clínico, paixão por SUA saúde!!!


segunda-feira, 29 de abril de 2013

::: Sexagem Fetal: A descoberta do sexo do seu bebê antes do que imagina:::

O exame de sexagem fetal é uma realidade para os casais que querem descobrir o sexo do seu bebê nas primeiras semanas de gestação!
O Ghanem Laboratório Clínico realiza esse exame e te ajuda nesse momento tão importante.



Saiba algumas informações importantes para quem deseja realizar o exame:

  • O teste deve ser realizado após a 8ª semana de gravidez;
  • Possui uma sensibilidade de 97,2%;
  • Este teste determina o sexo do bebê pela análise de uma pequena amostra de sangue da gestante, sem a necessidade de jejum prévio;
  • A gestante não pode ter recebido transfusão sanguínea nos últimos 4 meses,
  • É necessário trazer ao laboratório seu ultrassom para confirmar o tempo gestacional.



Este teste se baseia na identificação de partes do cromossomo Y (gene DYS14) em células fetais na circulação materna pela técnica de PCR em tempo real. Como apenas indivíduos do sexo masculino possuem esse cromossomo dentro de suas células, sua presença indica um menino e sua ausência indica uma menina. O teste não detecta gravidez, assim, se uma mulher que não estiver grávida fizer o teste, este apontará resultado de menina, pois apenas identificará a ausência de DNA masculino.
Para gêmeos fraternos (presença de duas placentas) o encontro de DNA masculino significa que ao menos um dos gêmeos é menino. Se o resultado do teste for menina, indica que ambas as gêmeas são meninas.
Uma das principais vantagens dessa técnica sobre as outras formas de determinação do sexo durante a gestação é que não se trata de um procedimento invasivo como a aminiocentese e a biópsia do vilo corial.

Ghanem Laboratório Clínico, paixão por SUA saúde!!!