quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

::: Peso Ideal ou Medida Certa? :::



O "Peso Ideal" é um conceito desafiador para definir, pois está diretamente relacionado ao estado de saúde, idade, sexo, estatura e tipo de constituição física. Cada pessoa tem as suas próprias características físicas, derivadas muitas vezes de fatores hereditários.

A busca pela Medida Certa é o objetivo da grande maioria das pessoas. A Análise da Composição Corporal, por meio da balança InBody 230, utiliza o que existe de mais avançado em Bioimpedância e fornece a sua composição corporal por meio de uma exclusiva tecnologia multifrequência e tetrapolar com 8 eletrodos táteis para uma análise de cada segmento corporal, ou seja, dados precisos do tronco, membros superiores e inferiores.

A Bioimpedância analisa todo o corpo e quantifica seus diferentes componentes comparando seus valores com as faixas normais de mensuração do peso, massa muscular esquelética total, massa de gordura total, avaliação da massa magra e gordura em cada segmento, água corporal total, massa livre de gordura, índice de massa corporal, percentagem de gordura corporal, relação cintura-quadril, taxa metabólica basal, controle muscular e controle de gordura. Os dados são transmitidos por meio de um monitor de LCD de alta definição e impressos em um laudo personalizado que contém também um plano de exercícios baseados no resultado de sua análise e a quantidade de ingestão calórica recomendada por dia.

Um laudo colorido, divertido e rico de informações também foi criado para a Análise da Composição Corporal das Crianças que estão em constante mudança, não só crescendo, mas mudando por dentro. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o aumento do índice de obesidade entre crianças e adolescentes é considerado um dos mais sérios desafios deste século. De acordo com a entidade, a obesidade infantil tem aumentado de maneira perigosa. Dados recentes indicam que pelo menos 22 milhões de crianças menores de 5 anos têm sobrepeso no mundo inteiro. Entre as maiores implicações, está a grande probabilidade de elas permanecerem obesas ou com sobrepeso em idade adulta e desenvolverem doenças cardiovasculares. Por isso a Análise Corporal que poderá ser feita a partir dos 3 anos por meio da Bioimpedância, diz como o corpo da criança é constituído e como ele está crescendo por meio de uma pontuação de crescimento e outros dados como a quantidade de água corporal, proteínas, minerais, gordura corporal, peso total, músculos e se a criança está armazenando gordura corporal.
Para estar em boa forma, não basta ter seu Peso Ideal ou seu índice de Massa Corporal. Você precisa conhecer e controlar sua Composição Corporal, estar na MEDIDA CERTA! Mais informações, favor contatem o GHANEM Laboratório Clínico por meio do bioimpedancia@laboratorioghanem.com.br ou 47 3028.3001.


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

::: Grupo Ghanem está atento ao Desenvolvimento de seus profissionais por meio do Auxílio Educação :::







O Grupo Ghanem possui uma atenção especial à Educação, pois investe na formação profissional e desenvolvimento pessoal de cada profissional.


O sucesso de qualquer organização está diretamente ligado a profissionais habilitados em exercer suas atividades com excelência e paixão na visão do Grupo Ghanem.


A organização investe mensalmente em capacitações, cursos, palestras, participações em congressos, feiras e seminários, além de oferecer o benefício “Auxílio Educação”. Esse benefício é oferecido aos profissionais, conforme os critérios, para auxiliar em sua formação acadêmica.

“Com o mercado competitivo é muito importante à capacitação empresarial e pessoal. Nenhuma empresa desenvolve seu real potencial de crescimento sem capacitação de seus profissionais e nenhum profissional ajuda a desenvolver este potencial sem capacitação. O Auxilio Educação oportunizou a minha volta para a sala de aula em um MBA reconhecido nacionalmente. Além do aprendizado, o contato com pessoas/profissionais de diversos segmentos oportuniza a troca de informações e experiências, que para mim é a melhor parte deste desenvolvimeno profissional. O retorno positivo veio já nos primeiros módulos, pois direcionei melhor meu dia e abri melhor a cabeça para a pesquisa e o desenvolvimento dos trabalhos que desenvolvo no dia-a-dia. Espero que eu possa com o estudo, ajudar cada vez mais no desenvolvimento sustentável do Grupo Ghanem e contem comigo sempre que precisarem." Jonathan Thiago (Coordenador de Suprimentos do Grupo Ghanem)


Educação é o caminho do SUCESSO, o Grupo Ghanem acredita nessa filosofia e desenvolve suas pessoas para contribuírem na Gestão e atender as necessidades do mercado.


O profissional ao perceber que a organização investe em seu desenvolvimento, passa a valorizar suas atividade e organização cria uma cultura de pertencimento à organização, busca se aperfeiçoar continuamente e demonstrar que é merecedor deste investimento.



terça-feira, 31 de janeiro de 2012

::: Por que existe um Chek up para cada momento da VIDA? :::


Por Gisleine Masson*

A importância do exame laboratorial vem crescendo nos últimos anos, por meio de tecnologias cada vez mais avançadas e precisas, é possível oferecer uma variedade enorme de exames clínicos em tempos recordes. Além de estabelecer ou até mesmo por muitas vezes determinar o caminho que o médico deve seguir, os exames laboratoriais colaboram com o diagnóstico e também tem um papel muito importante dentro da medicina preventiva.

Ao falarmos em medicina preventiva é comum que nos venha a mente a palavra check up, uma palavra de origem inglesa que significa “controle” e indica a realização de exames de rotina.


Quando se realiza um check up é muito relevante entender que os exames laboratoriais refletem o que está acontecendo com seu organismo naquele momento, assim, o ideal é que se faça o check up dias antes da consulta médica e não meses antes, para que os valores dos exames, quando avaliados pelo seu médico, tenham  ainda correlação com seu estado de saúde atual.

A descoberta de uma doença na sua fase inicial é um item cada vez mais valorizado na medicina moderna, visto que quanto mais precoce o diagnóstico maior a possibilidade de sua cura; até o câncer apesar de ser um tumor maligno, é uma doença curável se descoberta a tempoConsegue-se, hoje, com exames laboratoriais, prevenir quase todo tipo de câncer, quando diagnosticado em sua fase inicial.

Existem muitos tipos de check ups. Eles geralmente variam de acordo com a idade, o sexo, a predisposição genética para algumas doenças.

O modelo mais básico de check up tem o seguinte menu de exames:

·         Hemograma (análise geral do sangue)

·         Glicemia de jejum

·         Uréia e creatinina (função renal)

·         Colesterol total e triglicerídeos

·         Função tireoideana

·         Urina e parasitológico de fezes

O Ghanem Laboratório Clínico disponibiliza vários tipos de check ups para cada MOMENTO da sua VIDA.

A coleta de sangue para os check ups é  realizada diariamente em todas as nossas unidades de atendimento em Joinville, Araquari e São Francisco do Sul.

Mais informações, entre em contato conosco por meio do Disk Ghanem 47 3028.3001 ou faça-nos uma visita em uma de nossas unidades e conheça o Jeito Ghanem de SER.

Siga nos também no @GrupoGhanem ou no www.facebook.com/grupoghanem.

* Gisleine Masson é Gestora Técnica do Grupo Ghanem

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

::: Você sabia que existem exames que rastreiam a fonte de sua ALERGIA? :::


Por Aline Loize Raimondi Pereira*  

  Alergias consistem em uma resposta exagerada do sistema imunológico a alguma alteração no ambiente, como clima, presença de poeira ou fumaça, medicamentos, cheiros fortes, picadas de insetos, estresse, ingestão de determinados alimentos, dentre outros. São o resultado de um excesso de produção (e atuação) da imunoglobulina E (IgE).
 Sabe-se que a cada novo contato com o agente desencadeador, ela ocorrerá mais rapidamente e se manifestará de forma mais agressiva.
   As alergias tendem a surgir na infância, mas qualquer pessoa, em qualquer idade, independente do sexo ou raça, pode desenvolvê-la. Indivíduos cujos pais possuem esse problema de saúde têm quatro vezes mais chances de desencadear algum tipo de alergia.
   Asma, sinusite, rinite, faringite e tosses alérgicas são alguns tipos de alergia respiratória. Espirro, tosse, falta de ar, coriza ou entupimento e coceira no nariz - algumas vezes, não só nesta região, são alguns sintomas característicos deste tipo de alergia (e bastante parecidos com os de uma gripe ou resfriado). Em ambientes domésticos, os ácaros são os principais causadores dessas reações.

   Há também as alergias cutâneas, como a urticária e dermatite de contato. Manchas, coceiras e outros tipos de manifestações na pele.

   Toda alergia, além de incômodo pode oferecer risco de vida ao portador, em caso de choque anafilático.

   Diante disso, o alérgico deve evitar o contato com o agente desencadeante. Alimentos como leite, ovo, trigo, milho, soja, amendoim, castanha e frutos do mar, por exemplo, são os campeões entre os causadores de alergia alimentar.
   É possível descobrir qual é o agente causador da alergia, por meio de exames laboratoriais específicos que possibilitam a identificação da causa.
No Ghanem Laboratório Clínico você encontra um leque enorme de exames que rastreiam a fonte da alergia.
Como por exemplo:
ñ  IGE Rast: Grupo de alimentos (FX5),  rastreia a possibilidade de alergia em um grupo composto pelos seguintes alimentos: clara de ovo, leite, peixe bacalhau, trigo, amendoim, grão de soja. Fora esse exame é possível rastrear cada item acima separadamente.
ñ  IGE Rast: Grupo de Epitélios de animais (EX1), rastreia a possibilidade de alergia em grupo composto pelos seguintes epitélios: epitélio de gato, caspa de cavalo, caspa de Boi, caspa de cachorro.
ñ  IGE Rast: Grupos de alimentos marinhos (FX2), rastreia a possibilidade de alergia em grupo composto pelos seguintes alimentos marinhos: peixe (bacalhau), camarão, mexilhão azul,  atum e salmão. Fora esse exame é possível rastrear cada item acima separadamente.
ñ  Check Up Insetos, nesse exame são realizados os exames: hemograma, IGE Total, IGE Rast: Pernilongo, IGE Rast: Pulgas, IGE Rast: Veneno de Abelha, IGE Rast: Veneno de Marimbondo, IGE Rast: Veneno de Vespa, IGE Rast: Baratas, IGE Rast: Formigas.

 É essencial buscar auxílio médico para  adotar medidas necessárias que garantam o bem-estar. Vale lembrar que o tratamento visa o controle dos sintomas já que, infelizmente, até hoje não se descobriu como curá-la de forma definitiva.


* Aline Loize Raimondi Pereira é facilitadora do Grupo Ghanem.