quarta-feira, 12 de setembro de 2012

::: Corpo saudável com o uso das MOCHILAS :::



Antes restritas à época escolar, as mochilas se popularizaram e hoje são utilizadas por muitas pessoas no dia a dia, até mesmo para ir ao trabalho. 

Saber como usá-las e o quanto carregar de p
eso é fundamental para manter o seu corpo saudável. Confira as dicas:

- Leve somente o necessário. Quando houver excesso de peso, distribua seus pertences numa segunda bolsa de mão;
- Use sempre as duas alças da mochila, sendo uma em cada ombro. A bolsa deve estar justa e no meio das costas, encostada e sem folga. O fundo da mochila deve estar na região lombar (parte inferior das costas);
- Os objetos mais pesados devem ser colocados na parte da mochila que fica em contato com as costas. Com o peso mais próximo do centro de gravidade, é mais fácil manter o equilíbrio. Objetos menores e pesados não devem ficar soltos na bolsa, provocando movimentos de desequilíbrio;
- Mochilas de rodinha são uma ótima opção. Neste caso, o ideal é que a alça de metal fique na altura da cintura, de forma que você não precise se abaixar para puxá-la. Suas costas devem estar retas ao puxar a mochila.





Ghanem Laboratório Clínico paixão por sua saúde!
Araquari, Joinville e São Francisco do Sul.
47 3028.3001.






segunda-feira, 10 de setembro de 2012

::: PERFIL HORMONAL FEMININO GHANEM, conheça as importantes indicações clínicas :::



Os distúrbios hormonais é um assunto comum no universo feminino, porém, muitas vezes os mesmos passam despercebidos ou são negligenciados. Pesquisas cientí
ficas estimam que hoje a cada quinze mulheres pelo menos uma irá desenvolver algum tipo de disfunção hormonal. E o mais chocante é que a maioria delas nem sabe que essas doenças existem.O aumento de peso, suor excessivo, pele ressecada ou cabelo sem vida pode ser um sinal de que você pode estar sendo vítima de um descontrole hormonal.

Muitas das alterações hormonais podem ser desencadeadas por diversos motivos e pode acontecer em qualquer mulher e de qualquer faixa etária e classe social. Além dos sintomas já citados, há ainda outros mais difíceis diagnosticar e tratar, como depressão, irritabilidade, sensibilidade ao frio e a baixa libido. Estes sintomas apesar de não refletirem diretamente na estética corporal feminina, comprometem as relações pessoais e o rendimento no trabalho. Dentre os problemas femininos mais relatados e comuns está a baixa libido. Estudos apontam que 22% das mulheres de todas as idades têm problemas com relação ao desejo sexual. Na faixa de mais de 50 anos estes índices ultrapassa os 40%. Quando essa falta de desejo ultrapassa os seis meses é extremamente importante investigar a causa e procurar o tratamento.

Ainda não é possível evitar ou saber quando a mulher irá desenvolver uma desordem hormonal, mas alguns fatores desencadeadores devem ser observados, controlados e tratados. Um destes fatores é o estresse. O hormônio do estresse, o cortisol, que circula em altas doses no organismo da pessoa estressada afeta o sistema imunológico, aumenta a pressão arterial e a glicose no sangue, tornando o corpo mais propenso outras doenças e mais frágil e susceptíveis a outros problemas hormonais, como o hipotireoidismo.

Logo, é fundamental estar atenta aos sinais e sintomas. Como cada organismo reage de uma forma, muitas vezes a mulher procura vários médicos antes de encontrar um diagnóstico correto. Na verdade é preciso avaliar cada caso e o paciente fazer os exames hormonais adequados para o diagnóstico.

Indicações clínicas deste perfil:
• Alterações no Ciclo Menstrual • Dismenorréias
• Aumento de Peso
• Retenção de Líquidos • Baixa Libido • Infertilidade • Ansiedade
• Depressão
• Baixa Libido • Irritabilidade

Exames que contemplam este perfil (realizado na saliva):
Estradiol, Progesterona, Testosterona, DHEA e Cortisol.

Mais informações, favor consulte o/a seu/sua médico/a!


Ghanem Laboratório Clínico paixão por sua saúde!
Unidades de atendimento em Araquari, Joinville e São Francisco do Sul.
47 3028.3001.






domingo, 9 de setembro de 2012

::: Entenda a AMIGDALITE :::




A amigdalite é uma infecção das amígdalas, que são órgãos responsáveis exatamente pela defesa de algumas infecções e que estão localizadas na garganta. Usualmente o termo se refere à forma mais comum, que é a a
migdalite estreptocócica (causada por bactérias em forma de coco), mas a doença também pode ser causada por outros tipos de bactéria.

Transmissão

A transmissão da amigdalite ocorre pelo contato direto com a saliva ou a secreção nasal de pessoas doentes ou portadoras da bactéria, principalmente quando o indivíduo se encontra com baixa resistência. É importante destacar que muitos indivíduos possuem o contato com a pessoa doente e poucos a adquirem.

Sintomas

Quando a amigdalite é bacteriana, há presença de dor de garganta, febre alta, cansaço e aparecimento de placas brancas nas amígdalas. É importante diferenciar a amigdalite estreptocócica das dores de garganta. Estas, nem sempre possuem o diagnóstico de amigdalite.
Quando a infecção é viral, a febre não é tão alta, não ocorrem placas na garganta, apenas fenômenos irritativos e dolorosos nas amígdalas.
Outras amigdalites mais específicas dependem muito da avaliação do médico para um diagnóstico diferencial. Outras bactérias como o estafilococus causam o acúmulo localizado de pus e são bastante raras.
Diagnóstico

O diagnóstico da amigdalite é clínico, feito pelo médico no consultório. Pode ser também a partir de teste laboratorial, que identifica a origem da infecção (bacteriana), podendo ser realizado em pronto-socorro. O recurso laboratorial é vantajoso quando a placa não está totalmente formada, sendo possível antecipar o tratamento.

Tratamento

O tratamento da amigdalite estreptocócica é com antibióticos (em geral, derivados da penicilina). Para as outras amigdalites, os antibióticos são mais específicos, e nas virais, não há indicação de antibióticos, apenas de analgésicos e antitérmicos.

Prevenção

Para prevenir a amigdalite, o ideal é levar uma vida saudável, sem deixar cair a resistência do organismo.

Mais informações, favor consulte o/a seu/sua médico/a!







Ghanem Laboratório Clínico paixão por sua saúde!
Unidades de atendimento em JOINVILLE, ARAQUARI e SÃO FRANCISCO DO SUL!
47 3028.3001.