sábado, 25 de dezembro de 2010

::: Exercício Físico: Faça aos poucos mas faça! :::




Laboratório Ghanem de Análises Clínicas
Paixão por Saúde




A melhor forma de elevar as taxas do bom colesterol ainda é fazer exercícios físicos – junto a uma alimentação equilibrada, além de não fumar. Dez em cada dez pessoas acreditam que é saudável praticar exercícios regularmente, mas apenas 31% fazem alguma atividade física, segundo estudos realizados em vários países ocidentais pela OMS - Organização Mundial de Saúde. A falta de tempo é a principal barreira contra a atividade física regular, seguida pelo estresse e pelo excesso de trabalho. Pelo menos no que diz respeito à falta de tempo, as notícias são encorajadoras! Uma pesquisa recente feita pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, colocou por terra a crença de que é preciso se exercitar exaustivamente durante uma hora para obter benefícios para a saúde - efeitos positivos podem ser obtidos com períodos curtos de atividade moderada.
Dez minutos de atividade física, três vezes ao dia, podem substituir 30 minutos de exercício aeróbico contínuo, como caminhada ou natação. A caminhada rápida faz bem ao coração, pois ela diminui a pressão arterial, ajudando a preservar as artérias. E pode, ainda, estimular o aumento da quantidade do colesterol "HDL" (o bom colesterol) no sangue. A caminhada parece até fazer com que o sangue se torne menos "pegajoso" e, portanto, menos propenso a produzir coágulos - isso reduz em 50% o risco de um ataque cardíaco. Também é possível abaixar o colesterol levantando peso; malhar três vezes por semana eleva o "HDL", além de reduzir o "LDL".
Para controlar os níveis do "bom colesterol" e do "colesterol ruim", o Laboratório Ghanem disponibiliza dentro de seus Check Ups uma análise de HDL, LDL, Triglicerídios, entre outras análises. Informe-se e cuide mais de sua saúde.



Siga-nos no twitter: @labghanem
e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
site: http://www.laboratorioghanem.com.br/

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

::: Cientistas descobrem classe de proteínas vinculada a 130 doenças cerebrais :::





Laboratório Ghanem de Análises Clínicas
Paixão por Saúde





Cientistas anunciaram a descoberta de uma série de proteínas que desempenham um papel crítico no desenvolvimento de mais de 130 doenças cerebrais. O estudo, divulgado no domingo (19), também ressalta um vínculo surpreendente entre três doenças – incluindo os males de Alzheimer e Parkinson – e a evolução do comportamento humano, afirmaram.

O cérebro humano é um labirinto de milhões de células nervosas especializadas, interconectadas por bilhões de sinais eletroquímicos, denominados sinapses.

Entre estas sinapses estão proteínas que se combinam, formando uma máquina molecular conhecida como densidade pós-sináptica ou PSD (na sigla em inglês), que se acredita que interrompa o funcionamento sináptico, provocando doenças e mudança de comportamento.

Em artigo publicado na revista “Nature Neuroscience”, Seth Grant, do Instituto Wellcome Trust Sanger (Reino Unido), conduziu uma equipe que extraiu as PSDs das sinapses de pacientes que se submeteriam a cirurgia cerebral.

“Nós descobrimos que 130 doenças cerebrais se vinculam com a PSD, muito mais que o esperado”, disse Grant. “A PSD humano está no estágio central de um largo espectro de doenças humanas que afetam milhões de pessoas”, acrescentou.

Além de problemas comuns e neurodegenerativas debilitantes, estas doenças incluem epilepsias e doenças do desenvolvimento infatil, como o autismo.

As PSDs identificadas até agora vêm das combinações de 1.461 proteínas, cada uma codificada por um gene separado.

“Nós agora temos uma lista abrangente de mil suspeitas”, acrescentou Jeffrey Neobels, professor do Baylor College de Medicina, no Texas, em comentário no estudo. “Cada sétima proteína nesta relação está vinculada a uma doença clínica conhecida e cerca da metade é reincidente”, acrescentou.

Pesquisa futura – As descobertas abrem alguns novos caminhos para o combate a estas doenças, inclusive melhores diagnósticos, afirmaram os autores.

Para ajudar a acelerar esta meta, os cientistas divulgaram todos os dados em domínio público e criaram o primeiro “mapa do caminho molecular” para as sinapses humanas, demonstrando como as proteínas e as doenças se interconectam.

“Também podemos ver caminhos para desenvolver novos testes de diagnósticos genéticos e ajudar os médicos a classificar as doenças cerebrais”, afirmou Grant.

O estudo também revelou, de forma inesperada, que as proteínas nas PSDs têm profundas raízes evolutivas e desempenham um papel indireto em comportamentos cognitivos tais como leitura e memória, emoção e humor. Em comparação com outras proteínas codificadas por genes, as proteínas PSD evoluem muito lentamente.

“A preservação da estrutura destas proteínas sugere que os comportamentos governados pela PSD e as doenças associadas a elas não mudaram muito ao longo de milhões de anos”, comentou Grant.

O estudo também demonstra que as sinapses em roedores são mais similares às dos humanos do que se pensava anteriormente, sugerindo que camundongos e ratos são bons modelos para examinar doenças cerebrais humanas, acrescentou.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças e distúrbios cerebrais são a causa principal de incapacidade médica no mundo desenvolvido. (Fonte: Folha.com)

Postado por: Bruna Israel
Siga-nos no twitter: @labghanem
e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
site: http://www.laboratorioghanem.com.br/
Postado por Laboratório Ghanem de Análises

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

::: Qualidade - Questão de bem estar, eficiência, negócios e tempo :::




Laboratório Ghanem de Análises Clínicas
Paixão por Saúde


Qualidade hoje não é diferencial e sim pré-requisito para se desenvolver um ótimo trabalho. Para tanto, os laboratórios contam com os provedores de ensaios de proficiência, ou seja, fornecedores de controles externos. Utilizamos os controles da SBPC (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica) KG e SBAC (Sociedade Brasileira de Análises Clínicas)Ghanem.. Com isto todos os meses somos avaliados, juntamente com muitos outros laboratórios, para verificar os nossos processos. Com esta avaliação constante, podemos melhorar sempre os nossos processos.

Ainda falando sobre qualidade, possuímos a Acreditação PALC (Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos), que também é da SBPC, sendo uma das mais reconhecidas acreditações, visto que mesmo à ANVISA, usa seus parâmetros para auditar os laboratórios. Ela fornece ferramentas para uma melhoria contínua. As auditorias são anuais, em todos os processos, nos possibilitando corrigir e aprimorar os mesmos. Nos ajuda a eliminar as fontes de erros e a tratar as Não conformidades de maneira eficaz.

Postado por: Bruna Israel
Siga-nos no twitter: @labghanem
e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
site: http://www.laboratorioghanem.com.br/
Postado por Laboratório Ghanem de Análises

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

::: Glúten e a Doença Celíaca: Tratando com Conhecimento:: :




Laboratório Ghanem de Análises Clínicas

Paixão por Saúde



O Glúten é uma proteína presente no trigo, malte, aveia, centeio, cevada e seus derivados e faz parte da composição de alimentos, bebidas, medicamentos e cosméticos.

No pão, o glúten é formado quando duas proteínas do trigo (Gliadina e Glutenina) juntam-se para dar elasticidade à massa, permitindo que o pão cresça macio. As farinhas de milho, arroz, batata, mandioca e soja não possuem uma dessas proteínas e, portanto não formam o glúten.

Algumas pessoas não conseguem digerir o glúten e acabam desenvolvendo uma doença chamada de Doença Celíaca. No Brasil, uma a cada duzentas e cinquenta pessoas são intolerantes ao glúten e uma a cada mil desenvolve os sintomas. Ao observar o aparecimento de sintomas como diarréia crônica, vômitos, irritabilidade, falta de apetite, déficit de crescimento, abdômen inchado, esmalte dentário quebradiço e/ou constipação, deve-se procurar orientação médica para realizar os exames indicados.

Após suspeita clínica, alguns exames laboratoriais, por meio de uma coleta de sangue, devem ser realizados. A descoberta de anticorpos contra Gliadina, Reticulina e Endomísio na doença celíaca possibilitou o diagnóstico prévio sem a utilização de procedimentos invasivos, como a biópsia, que hoje é utilizada somente na confirmação de alguns casos.

Os exames de laboratório detectam anticorpos que nosso corpo produz contra algumas proteínas que surgem quando a criança é portadora da Doença Celíaca. As principais proteínas usadas para diagnóstico são as do glúten (gliadina), do estômago, rins e fígado (reticulina) e do intestino (endomísio).

Os anticorpos anti gliadina, anti reticulina e anti endomísio são raramente detectados em indivíduos saudáveis, mas em portadores de Doença Celíaca, estão presentes em aproximadamente 100% dos casos.

As pessoas portadoras da Doença Celíaca devem ter uma atenção especial à alimentação, cuidando para não ingerir produtos que contenham Glúten. De acordo com a Lei nº 8.543, de 23 de dezembro de 1992, as empresas estão obrigadas a informar a presença de glúten em seus produtos. Mas não somente os alimentos oferecem riscos ao celíaco, os pais devem prestar atenção também à Massinha Escolar (massa de modelar) usadas em casa ou na escola, pois elas podem conter trigo. Como as crianças costumam colocar a massinha na boca, poderá haver ingestão de glúten. Sempre dê preferência às massinhas feitas com cera de abelha.

Para confirmar a intolerância ao glúten basta um simples exame de sangue em jejum de no mínimo 8 e no máximo 12 horas. Não é necessário parar de tomar qualquer medicação, caso faça uso, nem de alterar sua alimentação. O resultado lhe dirá se seus filhos possuem ou não esta doença.

A informação é a melhor ferramenta para conviver normalmente com a intolerância ao glúten.


Postado por: Bruna Israel
Siga-nos no twitter: @labghanem
e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
site: http://www.laboratorioghanem.com.br/
Postado por Laboratório Ghanem de Análises

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

::: Verão rima com prevenção :::




Laboratório Ghanem de Análises Clínicas
Paixão por Saúde



O início do verão é um excelente período para aproveitar o calor e, os feriados de final de ano para fazer um check-up geral e poder curtir tudo o que a estação tem de melhor com muita saúde.

Nesta estação temos muito sol, alimentação variada, geralmente bem diferente do que estamos acostumados, atividades físicas novas como corrida na praia, natação no mar, futebol e vôlei de praia, entre outras atrações que o verão nos traz.

Para que você e sua família possam curtir sem preocupações, é importante verificar se está tudo em ordem com o corpo.

A principal atenção da família quando sai de férias para o litoral é com a alimentação. Peixes, camarões, frutos do mar, caranguejos, todas estas iguarias são deliciosas, mas para algumas pessoas podem trazer sérios riscos à saúde. A alergia causada por crustáceos (siris, caranguejos, camarões) está entre as mais frequentes alergias alimentares relatadas.

A reação alérgica acontece quando seu organismo ataca uma proteína do alimento, produzindo anticorpos contra ela. Esses anticorpos são produzidos ou não, de maneira diferente em cada pessoa e são eles que disparam a reação alérgica quando você ingere estes alimentos.

Uma reação alérgica pode variar desde uma simples coceira, passando por um edema de glote (inchaço de uma glândula no pescoço que dificulta a respiração) até um choque anafilático (morte por uma reação intensa do organismo a um alérgeno). O que vai definir o quão forte será esta reação é principalmente a quantidade de anticorpos que o seu corpo produz contra as proteínas dos alimentos aos quais você é alérgico

A notícia boa é que grande parte destes casos de alergias alimentares podem ser evitados!

Existe um exame laboratorial chamado RAST que é realizado com uma amostra de sangue e indica a possibilidade de que a pessoa tenha uma reação alérgica ao entrar em contato com determinados alimentos. Como são muitas as possibilidades, o exame é específico para classes agrupadas de alimentos. Dentre os alimentos, existem algumas classes muito apreciadas em bares e restaurantes do nosso litoral, são elas:

f 207 Marisco
f 80 Lagosta
f 3 Bacalhau
f 24 Camarão
Grupo fx2 Atum, Salmão, Camarão e Mexilhão Azul


Não deixe uma reação alérgica atrapalhar seu verão, faça um check-up com os exames de reconhecimento de alérgenos, saiba quais alimentos tem maior chance de causar alergia e evite consumi-los.

Aproveite ao máximo o verão, relaxe, curta, recupere as energias, experimente coisas novas, viva intensamente cada dia, tudo com muita saúde!

Postado por: Bruna Israel
Siga-nos no twitter: @labghanem
e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
site: http://www.laboratorioghanem.com.br/