sexta-feira, 12 de abril de 2013

:::Quais são os males que o cigarro provoca no corpo humano?:::


O cigarro pode causar cerca de 50 doenças diferentes, especialmente problemas ligados ao coração e à circulação, cânceres de vários tipos e doenças respiratórias. "A fumaça do cigarro é absorvida por combustão, o que aumenta ainda mais os males da sua composição", diz Valéria Cunha de Oliveira, técnica da divisão de tabagismo do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro. Parece papo de ex-fumante, mas é a pura verdade: em cada tragada são inaladas 4 700 substâncias tóxicas. Entre elas, três são consideradas as piores.



A primeira é a nicotina, que provoca dependência e chega ao cérebro mais rápido que a temida cocaína, estando associada aos problemas cardíacos e vasculares (de circulação sanguínea). A segunda é o monóxido de carbono (CO), aquele mesmo que sai do cano de escapamento dos carros. Ele combina com a hemoglobina do sangue (responsável pelo transporte de oxigênio) e acaba reduzindo a oxigenação sanguínea no corpo. É por causa da ação do CO que alguns fumantes ficam com dores de cabeça após passar várias horas longe do cigarro. Nesse período de abstinência, o nível de oxigênio circulando pelo corpo volta ao normal e o organismo da pessoa, que não está mais acostumado a esse "excesso", reclama por meio das dores de cabeça. A terceira substância tida como grande vilã é o alcatrão, que reúne vários produtos cancerígenos, como polônio, chumbo e arsênio.


Todo câncer relacionado ao fumo - como na boca, laringe ou estômago - tem alguma ligação com o alcatrão. A união desse poderoso trio de substâncias na composição do cigarro só poderia tornar o produto extremamente nocivo à saúde. Para se ter uma ideia, 90% dos casos de câncer de pulmão - a principal causa de morte por câncer entre os homens brasileiros - estão ligados ao fumo.

Alvos fáceis demaisCoração e pulmão estão entre as principais partes do organismo atingidas pelo tabaco
1. Da cárie ao câncer
O tabagismo provoca vários estragos na região da boca. Além de modificar o hálito, a fumaça irrita a gengiva e pode facilitar o surgimento de cáries. Há também uma alteração nas papilas gustativas, o que afeta o paladar do fumante. O cigarro ainda aumenta os riscos de câncer de boca, apesar de ser menos prejudicial nesse aspecto que o charuto
2. Chapa preta
Várias substâncias tóxicas presentes na fumaça fazem os tecidos dos pulmões perderem elasticidade, o que acarreta uma destruição parcial da estrutura desses órgãos. É isso que as chapas de pulmão dos fumantes - bastante escuras - mostram. Das mortes provocadas por bronquite ou enfisema, 85% estão associadas ao cigarro. O câncer de pulmão é ainda a principal causa de morte por câncer entre fumantes
3. Trabalho com a nicotina
A nicotina aspirada pelo fumante segue para o fígado, onde é metabolizada. Por isso, esse órgão também está sujeito a desenvolver câncer
4. Estômago embrulhado
Já foram encontrados resíduos de um agrotóxico chamado DDT em amostras do alcatrão que compõe o cigarro. O DDT irrita as paredes do estômago e pode levar o fumante a sentir náuseas. Além disso, uma parte das substâncias tóxicas do cigarro é metabolizada no estômago, o que pode gerar gastrite, úlcera e até mesmo câncer
5. Risco de derrame
O cérebro também pode ser afetado pelas dificuldades de circulação causadas pelo cigarro. Os vasos comprimidos, a qualidade de sangue prejudicada e o aumento da pressão arterial podem resultar em derrame cerebral
6. Circulação comprometida
A nicotina diminui a espessura dos vasos sanguíneos e o monóxido de carbono reduz a concentração de oxigênio no sangue. Assim, o fumante está mais sujeito a vários problemas relacionados à circulação, como aneurismas (dilatação de vasos sanguíneos que favorece os derrames), tromboses (entupimento de vasos), varizes e até uma doença chamada tromboangeíte obliterante, que afeta as extremidades do corpo, podendo levar à amputação de membros
7. Infarto à vista
Um dos órgãos mais afetados é o coração. A ação da nicotina faz com que o corpo absorva mais colesterol. O cigarro também eleva a pressão arterial e a freqüência cardíaca, que sobe até 30% durante as tragadas. Tudo isso é fator de risco para problemas no coração, tornando o fumante mais propenso a ter infartos
Livre do vícioO que você ganha se ficar sem fumar por...
20 minutos: a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal
2 horas: não tem mais nicotina circulando no sangue
8 horas: o nível de oxigênio no sangue se normaliza
2 dias: o paladar ganha sensibilidade novamente
3 semanas: a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora
5 a 10 anos: o risco de sofrer infarto passa a ser igual ao de quem nunca fumou



Ghanem Laboratório Clínico – Paixão por SUA saúde!



quinta-feira, 11 de abril de 2013

::: Dia 11 de Abril ::: Dia do Infectologista :::


A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) instituiu o dia 11 de abril como a data de comemoração do Dia do Infectologista. A criação de uma data em homenagem aos médicos da especialidade atende decisão da Assembléia Geral da SBI realizada em novembro de 2005, referendada posteriormente na reunião do Conselho Deliberativo da Sociedade ocorrida em janeiro de 2006, em São Paulo.
  Este dia foi escolhido por se tratar da data de nascimento do Dr. Emílio Ribas, renomado e ilustre médico atuante no campo das doenças infecciosas, constituindo-se assim, no país, um dos pioneiros da Infectologia.
Sobre a especialidade - Infectologia é a especialidade médica que aborda doenças infecciosas e parasitárias, sejam elas causadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários ou outros microorganismos. O Infectologista é o médico especialista no diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes acometidos por doenças infecciosas.
Atualmente as doenças infecciosas são responsáveis por grande parte das consultas médicas ambulatoriais e em pronto-socorro. No entanto, devido à carência de infectologistas em algumas regiões e à falta de informação da população sobre o papel do infectologista, a grande maioria desses pacientes é atendida por médicos de outras especialidades. 
Por ser um especialista acostumado a lidar com doenças localizadas nos mais variados órgãos do corpo, em geral, o infectologista também tem uma visão global do paciente, e frequentemente exerce a prática de clínica geral.
O Infectologista atua basicamente em 4 grandes áreas clínicas: 
-Diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas e parasitárias 
-Imunizações (Vacinação) 
-Aconselhamento na Prescrição de Antimicrobianos (Uso correto de antibióticos) 
-Controle de Infecção Hospitalar
Há uma série de doenças cujo diagnóstico e tratamento é da competência do infectologista. Em suma, todas as doenças causadas por vírus, bactérias, fungos, protozoários ou outros microorganismos.
Por ser a especialidade com mais diagnósticos etiológicos (causas) da clínica médica, torna-se necessário um especialista para o conhecimento das diferentes patologias envolvidas nos quadros infecciosos e seus tratamentos.O infectologista é também o profissional cuja formação inclui mais extensamente o estudo sobre o uso de antimicrobianos (antibióticos, antivirais, antifúngicos) em diversas situações clínicas, podendo assim, realizar com segurança a prescrição destes medicamentos quanto à adequação, dose e tempo de tratamento.
Fontes: Infecto.org; Sociedade Brasileira de Infectologia

Parabéns a todos os infectologistas por este dia!!
Abraços de todos os profissionais Ghanem Laboratório.

:::Diabetes: Mude seus Valores:::

Segundo dados da International Diabetes Federation há no Brasil 13.5 milhões de pessoas portadoras de diabetes tipo 2 com a expectativa de um crescimento exponencial nos próximos anos. Isto se deve a maus hábitos alimentares, à vida sedentária, à excessiva ingestão de bebidas alcoólicas e ao stress da vida urbana.

O diabetes é doença pouco sintomática, diagnosticada tardiamente e entre as pessoas diagnosticadas, poucas são as que atingem padrões adequados de controle. Desta forma o diabetes evolui com complicações graves, especialmente as cardiovasculares que se constitui na principal causa de mortes na atualidade.
Este cenário pode ser mudado com a adoção pela população de hábitos de vida mais saudáveis, pelo diagnóstico precoce da doença e o tratamento adequado.
A Sociedade Brasileira de Diabetes realizará um grande esforço no sentido de que a população brasileira tenha acesso à informação sobre estes fatos. Com este objetivo a Sociedade Brasileira de Diabetes reuniu-se com a TINO Comunicação para discutir detalhes da Campanha, “Diabetes. Mude seus Valores” a ser lançada a partir da 2ª quinzena de junho deste ano.


Esta Campanha será dirigida à população brasileira com mais de 40 anos, conscientizando sobre o risco do desenvolvimento do diabetes tipo 2. A principal mensagem será o incentivo à atividade física e a uma alimentação saudável como forma de prevenir e melhor controlar a doença. Seu conceito é um convite à substituição de hábitos nocivos por bons costumes, um estímulo à adoção de novos pontos de vista e de um novo estilo de vida – um jeito de levar a vida que tanto previne quanto combate o diabetes.

Realize seus exames no Ghanem Laboratório Clínico
Ghanem Laboratório Clínico– Paixão por SUA saúde
 

quarta-feira, 10 de abril de 2013

::: Como está o seu COLESTEROL? :::


O que é Colesterol?

O colesterol pode ser considerado um tipo de lipídio (gordura) produzido em nosso organismo. Ele está presente em alimentos de origem animal (carne, leite integral, ovos etc.). Em nosso organismo, desempenha funções essenciais, como produção de hormônio e vitamina D. No entanto, o excesso de colesterol no sangue é prejudicial e aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Em nosso sangue, existem dois tipos de colesterol:
  • LDL colesterol: conhecido como "ruim", ele pode se depositar nas artérias e provocar o seu entupimento
  • HDL colesterol: conhecido como "bom", retira o excesso de colesterol para fora das artérias, impedindo o seu depósito e diminuindo a formação da placa de gordura.

Tipos

Podemos dizer que existem vários tipos de colesterol circulando no sangue. O total da soma de todos eles chama-se "Colesterol Total". Como visto, colesterol é uma espécie de "gordura do sangue" e, como gorduras não se misturam com líquidos, o colesterol é insolúvel no sangue. Por isso, ele precisa da "carona" de certas proteínas para cumprir as suas funções.
Pesquisas provaram que o bom colesterol (HDL) retira o colesterol das células e facilita a sua eliminação do organismo. Por isso, é benéfico. Já o mau colesterol (LDL) faz o inverso: ajuda o colesterol a entrar nas células, fazendo com que o excesso seja acumulado nas artérias sob a forma de placas de gordura. Justamente por isso, traz diversos malefícios.A associação dá origem às chamadas lipoproteínas. Essas, sim, são aptas a viajar por todo o organismo via corrente sanguínea. As lipoproteínas - ou apenas colesterol - assumem algumas formas, sendo divididas em "bom colesterol" (HDL - high density, ou alta densidade) e "mau colesterol" (LDL - low density ou baixa densidade).

Fatores de risco

Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e atividade física reduzida. No entanto, um dos fatores mais comuns é a dieta.
A gordura saturada é um tipo de gordura que, quando ingerida, aumenta a quantidade de colesterol no organismo. Está presente, principalmente, em alimentos de origem animal. A carne vermelha, mesmo quando aparentemente "magra", possui moléculas de colesterol entre as suas fibras e deve ser evitada. As margarinas light ou diet devem ser as escolhidas em substituição à manteiga.A dieta rica em colesterol inclui grandes quantidades de alimentos de origem animal: óleos, leite não desnatado e ovos. As gorduras, sobretudo as saturadas, contribuem para o problema do colesterol elevado.

As gorduras insaturadas estão presentes, principalmente, em alimentos de origem vegetal. Elas são essenciais ao organismo, mas o corpo humano não tem condição de produzi-las. É por isso que é necessário consumi-las na alimentação. A substituição de gorduras saturadas por insaturadas na dieta pode auxiliar a reduzir o colesterol no sangue. Quando quiser preparar um pão mais saboroso, prefira margarina light ou diet à manteiga.
Realize seus exames no Ghanem Laboratório Clínico!
Ghanem Laboratório Clínico - Paixão por sua Saúde


terça-feira, 9 de abril de 2013

::: A sua Saúde está vinculada a sua Qualidade de Vida? :::


A expressão “Saúde e qualidade de vida” está sendo frequentemente pronunciada pelos brasileiros nos últimos anos. Mas o que representa esta expressão?

O termo “Qualidade de vida” abrange muitos fatores que, em conjunto, oferecem ao ser humano condições de vida consideradas satisfatórias. Fatores como uma boa educação, boas condições de moradia, bons empregos, bom convívio social, bem-estar integral, enfim, fatores que aumentam a expectativa de vida e transformam a sobrevivência em algo prazeroso. Por isso, há uma constante busca das cidades brasileiras em proporcionar aos seus habitantes um lugar melhor para viver, podendo chegar a uma competição pela qualidade de vida.
Mas e a saúde? Por que a saúde é vinculada à qualidade de vida?

De certa forma, a qualidade de vida contém a saúde, mas a saúde não contém a qualidade de vida. Em outros termos, quem tem saúde, não implica em qualidade de vida, mas quem tem qualidade de vida, tem saúde.

E a preocupação com a saúde vem crescendo e, atualmente, tem lugar garantido nos jornais e revistas, nas reportagens e nos documentários. As academias e spas investem cada vez mais em tecnologias, aparelhos e mão-de-obra.

É o auge dos profissionais da saúde, principalmente os personal trainers. Para quem está sedentário há anos
e quer iniciar uma atividade física, o personal trainer é um aliado importante. O acompanhamento de um profissional pode evitar futuros desconfortos, como lesões, desmotivação e falta de resultados positivos.

E esta procura pela saúde resulta também em uma alimentação balanceada. E, neste caso, o acompanhamento de um profissional da nutrição também é essencial. As dietas malucas baseadas em pouquíssimas calorias, além de não trazerem resultados a longo prazo, podem provocar um efeito contrário com o fim da dieta e ainda prejudicam o desempenho no dia-a-dia.

E os cuidados com a saúde, vão além da atividade física e nutrição. A função dos governos na promoção da saúde pública também é fundamental. Oferecer condições satisfatórias hospitalares e de saneamento básico são requisitos para garantir um lugar no topo do ranking das cidades brasileiras que apresentam melhor qualidade de vida. Por outro lado, estar em dia com seu cartão de vacinas é papel do cidadão, assim como assegurar a higiene pessoal.

Então, se você procura saúde e qualidade de vida, saindo de uma rotina sedentária e uma alimentação desvantajosa, o primeiro passo é a mudança de hábitos. Organize seus horários, procure os profissionais capacitados em suas áreas e mude o seu estilo de vida. Mas faça estas mudanças ::: acompanhamento profissional, investimentos atuais podem evitar gastos futuros com hospitais, exames e remédios. E o mercado de profissionais da saúde cresce quantitativa e qualitativamente. É importante analisar as melhores opções e verificar onde irá investir o seu dinheiro. Um treinamento físico, por exemplo, deve ser planejado e conferido. É importante este treinamento ser um serviço personalizado, pois cada ser humano possui sua individualidade biológica, sua história de vida e suas formas de motivação. Procure uma equipe de profissionais capacitados e alinhados, pois um profissional isolado no mercado de trabalho não conseguirá atender a todas as suas necessidades.

Fernanda Finotti de Moraes


Ghanem Laboratório  Clínico - Paixão por sua Saúde.
47. 3028.3001

segunda-feira, 8 de abril de 2013

::: Tema deste Dia Mundial da Saúde, hipertensão mata 9,4 milhões por ano :::




A hipertensão é uma doença crônica que causa a morte de 9,4 milhões de pessoas por ano em todo mundo, além de também estar relacionada com 45% dos ataques de coração e 51% dos derrames cerebrais, alertou esta semana a Organização Mundial da Saúde (OMS).
É por isso que a OMS elegeu a condição como tema deste Dia Mundial da Saúde, evento realizado todo dia 7 de abril para celebrar o aniversário da criação da entidade.
Com intenção de conscientizar as pessoas sobre seus riscos, a agência das Nações Unidas lembrou que, globalmente, as doenças cardiovasculares matam anualmente 17 milhões de pessoas, sendo que as 9,4 milhões de mortes estão ligadas diretamente à hipertensão.
40% dos adultos
Segundo os últimos dados da OMS, divulgados ainda em 2008, 40% dos adultos com mais 25 anos no mundo sofriam de hipertensão, ou seja, um bilhão de pessoas, enquanto, em 1980, esta doença afetava 600 milhões de pessoas com mais de 25 anos.
Um dos principais problemas que a luta contra hipertensão enfrenta é o fato de que ela afeta especialmente os países de média e baixa renda. De fato, 80% das mortes causadas por doenças cardiovasculares ocorrem nos países em desenvolvimento. 
Esse fato não está ligado ao fato dos países menos desenvolvidos possuírem populações maiores, mas à fragilidade dos sistemas de saúde. De acordo com a OMS, a maioria dos casos de hipertensão nos países subdesenvolvidos não é diagnosticado, controlado e nem tratado.
Concretamente, o maior índice de casos de hipertensão no mundo é o da região africana, com 46%. "Nos países desenvolvidos, os sistema de saúde detectam de forma adiantada a doença e, por isso, tratam com mais agilidade, já que têm meios para isso. No entanto, em lugares da África, não só os sistemas de saúde são frágeis, mas os hábitos culturais também mudaram e para pior", explicou Shanthi Mendis, diretora interina do departamento de Gestão das Doenças Não Transmissíveis da OMS.
Prevenção
Mendis disse que quem tem mais de 40 anos deve medir a pressão regularmente. O especialista contou que a redução de sal na comida, o consumo de mais frutas e vegetais que contêm potássio ajudam a controlar a pressão.

Segundo ele, fazer exercícios físicos, não beber álcool em excesso e manter o peso são outras formas inteligentes de evitar a pressão alta.
"A detecção precoce da hipertensão e a redução dos riscos de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais geram muito menos custos às pessoas e aos Governos que uma cirurgia de coração e outras intervenções que podem ser necessárias se a tensão arterial não for controlada", concluiu.
Ghanem Laboratório Clínico - Paixão por SUA saúde!!!
Disk Ghanem - 47. 3028.3001