quarta-feira, 23 de abril de 2014

::: O Cabelo como reflexo de sua Saúde :::

O cabelo também identifica quais nutrientes podem estar faltando em sua alimentação diária. Após 30 anos de pesquisa, o Mineralograma do Cabelo foi considerado o método mais prático para verificar o equilíbrio mineral do organismo, o excesso de metais tóxicos e a deficiência de minerais essenciais. Esse valioso instrumento indica quais os suplementos que você necessita e quais os que deve evitar.
O Mineralograma Capilar consiste na determinação de cerca de 37 elementos tóxicos ou essenciais em uma amostra de cabelo. O excesso de elementos tóxicos e as deficiências de elementos essenciais à vida, incorporados à raiz do cabelo durante o estágio inicial de seu crescimento, podem assim ser reconhecidos e correlacionados com sintomas clínicos. Diferentemente de amostra de sangue e urina, o cabelo é um monitor biológico capaz de registrar, por exemplo, uma intoxicação ao longo de um período de meses ou até anos, dependendo do comprimento do fio.



A importância do equilíbrio de minerais, bem como a presença de metais tóxicos no corpo humano é muito discutido com referência a sua influência em doenças e saúde. Há dados suficientes para demonstrar que nos tempos modernos, nosso contato com metais tóxicos aumentou de forma exponencial em relação há épocas passadas.
Este exame é muito importante na nutrição, medicina ortomolecular e medicina estética. Muitas pessoas chegam a estas especialidades, queixando-se que tem uma alimentação mais ou menos equilibrada, sono regular, prática de esportes, porém apresentam sintomas que vão desde insônia até retenção de líquidos e excesso de peso.
Estes relatos podem ser na maioria dos casos causados pelo desequilíbrio dos metais existentes no organismo, que em excesso ou escassez provocam inúmeros problemas.
Os resultados do Mineralograma fornecem informações precisas sobre os níveis de:
Minerais Essenciais: fósforo, cálcio, magnésio, sódio, potássio, ferro, manganês, zinco, cobre, cromo, enxofre, selênio, vanádio, lítio, molibdênio, tungstênio, estrôncio, boro, silício, germânio, níquel, cobalto.
Elementos Tóxicos: chumbo, berílio, mercúrio, cádmio, arsênico, bário, zircônio, titânio, telúrio, alumínio.
Minerais Suplementares: antimônio, escândio, ouro, prata, bismuto, estanho.
Seguir uma dieta balanceada é determinante para que seu sistema imunológico produza as defesas necessárias que evitam doenças e que suas células envelheçam prematuramente. Para realizar o Mineralograma, é preciso procurar um profissional especializado, que irá prescrever o tratamento adequado ao seu quadro clínico.
Quadro descritivos dos minerais detectados e suas funções
Cálcio: essencial aos ossos, dentes, coagulação e produz as ceramidas da pele.
Cobre: participa da síntese de colágeno e elastina, contribui para a absorção do ferro, é essencial para produção dos glóbulos vermelhos do sangue, do pigmento da pele, do tecido conjuntivo e das fibras nervosas.
Cromo: indicado em estados de hiperglicemia e hipoglicemia. A insulina e o cromo atuam juntos na metabolização da glicose, a principal fonte de energia do organismo.
Fósforo: contribui para dar força e dureza aos ossos e dentes, além de ser importante em muitos processos metabólicos, na ativação de enzimas e das vitaminas do complexo B.
Magnésio: preserva a tonicidade da pele. 
Manganês: participação na síntese de colágeno e da cartilagem, participa da composição de enzimas necessárias ao metabolismo e da produção de ossos e tendões. É usado como suplemento em casos de artrite e de perda óssea.
Selênio – antioxidante e o seu excesso pode causar lesões no cabelo e unhas.
Silício – preenchimento e retenção de água na pele, retardando o envelhecimento.
Zinco – antioxidante e cicatrizante da pele, sintetiza colágeno e elastina, é importante ao crescimento de pele e anexos, sua deficiência pode levar a queda de cabelo e adelgaçamento da pele.

Mineralograma no Ghanem Laboratório Clínico
Material coletado no laboratório: 1g de cabelo.
Coleta realizada de segunda a sexta feira.

Condições para a coleta: cabelos recém-lavados; 5 dias antes lavar com xampu neutro e não utilizar condicionador; não utilizar neste período xampu a base de selênio (anticaspa); 10 semanas sem utilizar processos de permanentes, tinturas, descoloração e reflexo; e não utilizar gel ou similar 24 horas antes da coleta. 

Ghanem Laboratório
Paixão por sua saúde!
47. 3028 3001

terça-feira, 22 de abril de 2014

::: Cuidados com procedimentos de beleza durante a gestação :::

São raras as mulheres que vivem sem procedimentos de beleza, ainda mais se estão na moda, mas é bom saber que alguns deles oferecem riscos durante a gestação.

Os procedimentos de beleza são corriqueiros na vida das mulheres. Seja no cabelo, no rosto, na pele, há sempre algum método usado por elas. Entretanto, durante a gravidez, é preciso ficar atenta ao que é permitido. Por mais que os avanços tecnológicos tenham possibilitado que muitas técnicas possam ser utilizadas durante a gestação, ainda existem determinados procedimentos que devem ser evitados para proteger o bebê e a mãe. 
O Dr. Victor Hugo Sanchez, membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), com título de habilitação em Medicina fetal, explica alguns métodos que são proibidos para as gestantes. Quem diria que, entre eles, estaria a massagem modeladora. “É contraindicada na gravidez devido a risco de ruptura de alguns vasos sanguíneos e, eventualmente, poder levar a uma trombose”.
alisamento capilar também é proibido pela substância que contém formol na composição, que é tóxica. Já as tinturas no cabelo devem ser evitadas nos três primeiros meses de gestação, pois pode resultar em alguma malformação fetal. “A partir do 2º trimestre pode usar, evitando a tintura de amônia. Já no final da gestação, as luzes podem ser usadas pelo menos 10 mm da raiz, para evitar absorção do produto químico pelo couro cabeludo”, conta o Dr. Victor.

Os tratamentos na pele também exigem atenção especial, como os peelings. “Especialmente os químicos, com ácido tricloroacético e ácido retinóico”, comenta Victor. Já os tratamentos de acne possuem contraindicação absoluta com o medicamento isotretinoina. “Por ser altamente teratogênico e poder causar alterações no feto (sistema nervoso e cardiovascular)”. As tatuagens devem ser evitadas pelos problemas de infecção ou contaminação de agulhas, que podem transmitir vírus como hepatite e HIV.
Por: Natássia Massote
Fonte: guiadobebe.uol.com.br/

Ghanem Laboratório
Paixão por sua saúde!
47. 3028 3001