quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

::: Viroses são comuns no verão e podem ser evitadas com cuidados simples ::


Alimentos limpos e de preferência bem cozidos, podem evitar o surgimento deste mal-estar 


Lavar sempre as mãos ajuda a evitar as viroses

Esfregar as mãos com sabão algumas vezes ao dia não é só uma indicação para evitar doenças como a gripe. Para a virose, tão comum nesta época do ano, também é fundamental. E não só isso: alimentos limpos e de preferência bem cozidos, podem evitar o surgimento deste mal-estar típico de praia.

Se você foi uma das pessoas que voltou das férias e foi direto para o posto de saúde ou a um hospital com sintomas como náuseas, vômitos, dores abdominais e diarreias, fique tranquilo, você não foi o único. Intoxicação alimentar, alergia e dor de ouvido foram alguns dos casos mais comuns nas emergências de Joinville.

Mas, afinal, o que é virose? Acabamos chamando todos os tipos de infecções alimentares de viroses. Mas elas podem ser causadas por bactérias ou por vírus. A contaminação pode acontecer durante o preparo ou conservação de alimentos. Por isso, começamos a matéria falando mais uma vez da importância de lavar as mãos.

A rede municipal de saúde não chegou a registrar maior movimento nesta época do ano. Na rede privada, como no Hospital Dona Helena, por exemplo, o corre-corre no pronto-socorro ainda não permitiu que as equipes contabilizassem o número de casos.

No Hospital Materno-infantil Dr. Jeser Amarante Faria, os casos de intoxicação e demais doenças não são divididos. Mas a equipe médica acredita que houve um aumento neste início de ano de crianças com estes sintomas.

Alta temperatura
As contaminações ocorrem com mais frequência no verão porque, ao mesmo tempo em que as temperaturas aumentam, cresce a exposição às doenças relacionadas ao consumo de alimentos mal conservados.

Segundo a nutricionista Alessandra Gaboardi, os micro-organismos se multiplicam rapidamente em temperaturas ao redor dos 37°C. Eles liberam toxinas que provocam os sintomas das intoxicações alimentares. Em casos específicos, também levam a doenças sérias, como a hepatite.

—Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo mostrou que 27% desses surtos vêm do consumo de alimentos ingeridos dentro de casa e 24% fora delas—, explica a especialista.

Crianças mais vulneráveis
O forte calor e os hábitos fora de rotina na praia são grandes vilões para provocar desidratação e viroses, principalmente nas crianças. E para elas os sintomas são mais graves. Por isso, é importante que os pais fiquem atentos à higiene dos filhos.

De acordo com a pediatra Patrícia Brandalise, que atende no Hospital Materno-infantil, nesta época do ano sempre aumenta a incidência de vômitos, diarreias – os casos de virose – e febre nos pequenos.

Neste início de ano, diversos casos já foram atendidos, apesar de não ter um número fechado. Se o pequeno começar a sentir estes sintomas, procure um pediatra. Uma dica é tomar soro caseiro. Porém, o soro deve ser ministrado em quantidades pequenas várias vezes ao dia. Confira a receita do soro caseiro ao lado.

Dicas
- Lave sempre as mãos.
- Limpe bem utensílios e superfícies como tábuas de corte e facas.
- Beba muita água.
- Cozinhe bem os alimentos.Temperaturas acima de 74ºC eliminam os micro-organismos causadores das intoxicações.
- Após a refeição ou preparo dos alimentos, conserve-os em geladeira, mesmo que ainda estejam quentes. A temperatura da geladeira deve estar entre 4 a 10ºC.
- Descarte os alimentos preparados depois de dois dias de geladeira.
- Observe se os atendentes de restaurantes e barracas de praias lavam as mãos constantemente. Quem manipula alimentos não deve receber o dinheiro.
- Picolés e sorvetes não devem ter cristais de gelo na superfície
nem do pacote (externo).
- Evite a automedicação.

Receita do soro caseiro
- Água: 1 litro
- Sal de cozinha: 1 colher de chá rasa – equivale a cerca de 3,5g.
- Açúcar: 2 colheres de sopa cheias – equivale a cerca de 40g.

Modo de preparo:
Misture bem os ingredientes dentro de uma jarra. O soro pode ser ingerido a cada 30 minutos.
Texto:Caroline Stinghen

Ghanem Laboratório Clínico - Paixão por sua saúde!
Disk Ghanem: 47. 3028.3001
sac@grupoghanem.com.br


 

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

::: Como se desintoxicar da alimentação pesada do fim de ano? :: Suco DETOX ::

Ano novo, vida nova!!! 

E aí como foi o seu final de ano?? Exagerou na alimentação? Perdeu "literalmente" a linha nas ceias de natal e ano novo? Nessa época do ano os exageros são inevitáveis não é mesmo? Mas isso não é motivo para desespero, você pode correr atrás do prejuízo com o suco detox de couve!!

Os sucos desintoxicantes ajudam a eliminar as toxinas, melhoram o funcionamento do intestino, ativam o sistema imunológico, aumentam a hidratação do corpo e emagrecem. Isso porque as frutas, verduras e outros ingredientes usados nesses sucos são ricos em fibras, vitaminas e minerais essenciais para a manutenção da saúde.

E se você investir em uma receita de suco detox com couve, o benefício vai além: a couve é rica em clorofila, substância que dá a cor verde à folha e que tem potencial de renovar as células do nosso organismo. Ou seja, o suco ganha esta vantagem maravilhosa: ele rejuvenesce!



Suco 1 – couve, gengibre, abacaxi e maçã
2 fatias de abacaxi
1 maçã
1 folha grande de couve
1 rodela de gengibre (2 cm)
suco fresco de 1 limão

Suco 2 – couve, chia, maçã, pepino e cenoura:
1 folha de couve
1/2 cenoura
1 maçã
1/2 pepino
1 colher de sopa de Chia
200 ml de água de coco
Hortelã a gosto

Suco 3 – couve, pepino, limão e maçã:
1 folha de couve
suco de ½ limão
1 pedaço pequeno de pepino sem casca e sem semente
1 maçã vermelha sem casca
150 ml de água de coco

Suco 4 – couve, maracujá e cenoura:
1 folha de couve
3 colheres (sopa) de polpa de maracujá
½ cenoura picada
150 ml de água

Suco 5 – couve, hortelã e abacaxi:
1 folha de couve
1 rodela média de abacaxi
4 folhas de hortelã
100 ml de água

Para fazer todas as receitas, basta colocar tudo no liquidificador e bater bem. Se achar necessário, coe e adicione água. Sirva o suco imediatamente e nem pense em colocar açúcar!!!

O Ghanem Laboratório Clínico é apaixonado por sua Saúde!! Venha realizar o seu check up conosco e começo o ano cheio de saúde!!!

Feliz 2014!!!

Fonte/ Foto: mdemulher