sexta-feira, 21 de junho de 2013

::: Hemograma para Gestantes :::


Müller, Ketrin Goetz.

Bioquímica Hematologista l Ghanem Laboratório Clínico


A partir de agora, nosso laboratório realizará Hemogramas específicos para as Gestantes
O comportamento hematológico do organismo da mulher grávida frente ao desenvolvimento do feto modifica o perfil do hemograma da gestante. Durante a gestação, pode ocorrer hemodiluição, caracterizado por um aumento do volume plasmático em relação ao volume eritrocitário devido à formação da placenta e ao rápido desenvolvimento do feto. A partir do 6ª semana de gestação há um aumento progressivo da volemia plasmática, que chega a 30-40% em torno do 20ª semana e estaciona no 28ª semana. A massa eritróide também aumenta, mas apenas 10 a 20%, o que resulta na diminuição das cifras hematimétricas (eritrócitos, hemoglobina e hematócrito). Este processo é fisiológico na gestação, sendo caracterizado como pseudonanemia da gravidez1, 2, 3, 4.  



O leucograma também pode alterar-se muito e de modo variável na gravidez, devido a uma resposta inespecífica das células da série leucocitária, porém, favorável ao desenvolvimento seguro do feto, protegendo-o durante todo o período. Há neutrofilia, de mínima a considerável, com ou sem presença de bastões. A neutrofilia continuada pode causar aparição de granulações tóxicas, até de corpos de Döhle, pelo encurtamento do prazo de maturação entre promielócitos e granulócitos maduros na medula, tudo isso sem significado patológico. A presença de 1 a 4% de mielócitos e/ou metamielócitos é usual e normal. Por este motivo, alguns laboratórios têm o hábito de não anotá-los quando vistos na fórmula ao microscópio1,5,6.

A contagem de plaquetas tende a diminuir 10 a 30%, sendo irrelevante e assintomática1.

Todas estas alterações, mesmo sendo fisiológicas na gravidez, podem se tornar um desafio ao médico obstetra, pois, muitas vezes, é difícil distinguir entre o que é hemodiluição e o que é anemia real, desencadeada pela gravidez ou preexistente. Em mulheres que normalmente têm hemoglobina entre 11 e 12g/dL, durante a gestação a hemoglobina pode cair fisiologicamente abaixo de 10g/dL. O VCM aumenta de 2 a 4 fL, pode haver esferócitos, policromatofiia e reticulocitose leves que são responsáveis pelo aumento da massa eritróide. Deste modo, torna-se importante, se possível, conhecer os valores normais da mulher não grávida, e após a gravidez, utilizar como base valores referenciais de hemograma para gestantes. O Ghanem Laboratório Clínico agora disponibiliza os valores referencias do hemograma para o 1o., 2o. e 3o. trimestre da gestação, sendo necessário apenas informar a idade gestacional no momento do cadastro. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. FAILACE, R. Hemograma: manual de interpretação. 3.ed. Porto Alegre, Artes Médicas, 1995.
2. HANGAI, M. M. et. Al. Estudos dos Parâmetros Laboratoriais do Hemograma de Gestantes, Através da Comparação com o Hemograma de Pacientes Não-Gestantes, no Município de São José, na Grande Florianópolis. LAES & HAES, São Paulo, n. 143, p.116-38, jun.-jul. 2003.
3. SOUZA, A. I.; FILHO M. B.; FERREIRA L. O. C. Alterações Hematológicas e Gravidez. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, v. 24, n. 1, p. 29-36. 2002.
4. BAKER, W. F. Hematologic problems in obstetrics, pregnancy, and gynecology. Hematology/ Oncology Clinics of North America. Los Angeles, v. 14, n. 5, p. 1061-77, oct. 2000.
5. Bain BJ. Células Sanguíneas: Um guia prático. 4ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
6. Oliveira RAG. Hemograma como fazer e interpretar. São Paulo: Livraria Média Paulista Editora, 2007.
  
Ghanem Laboratório Clínico, paixão por SUA saúde!!!






quarta-feira, 19 de junho de 2013

::: FOOD DETECTIVE para as Intolerâncias Alimentares :::

Muitas pessoas exibem reações inflamatórias crônicas de sensibilidade a alimentos específicos. 
Diferentes dos efeitos imediatos da alergia, medida por IgE, as reações de sensibilidade a alimentos mediadas por IgG podem levar vários dias para aparecerem.
Depressão, ganho de peso, dermatite, constipação, diarréia, dor nas articulações, artrite, fadiga, sensação de estufamento, retenção de líquidos, distúrbios do sono, e a síndrome do intestino irritável, entre outros sintomas, estão associadas a intolerância a alimentos. Existem mais de 150 sintomas descritos na literatura médica relacionados com intolerâncias alimentares por IgG e o exame "Food Detective" irá auxiliá-lo no mapeamento de vários alimentos.
Quando o alimento irritante é retirado da dieta, os sintomas desaparecem rapidamente, melhorando a condição do paciente.
Portanto, o conhecimento dos alimentos que podem causar reações mediadas por IgG é de grande ajuda, permitindo que oriente-se a dieta da melhor maneira possível.



Alimentos testados

- Leite e ovos: leite de vaca e ovo total.
- Peixes, Crustáceos e Frutos do Mar: Bacalhau, Caranguejo, Hadoque, Lagosta, Mexilhão, Linguado, Salmão, Camarão, Truta e Atum. 
- Carnes: Carne Bovina, Cordeiro, Frango, Porco e Peru.
- Frutas: Azeitonas, Grapefruit, Toranja, Laranja, Limão, Groselha Preta, Maçã, Melão, Melancia, Morango e Tomate.
- Grãos e Cereais: Aveia, Arroz, Centeio, Cevada, Glúten, Milho, Trigo e Trigo Duro.
- Castanhas e Sementes: Amêndoa, Amendoim, Cacau, Café, Castanha de Caju, Castanha do Pará, Girassol, Gergelim e Noz.
- Vegetais: Aipo, Alho, Alho Poró, Batata, Brócolis, Cenoura, Couve, Repolho, Pimentões (Amarelo, Verde, Vermelho), Mix Leguminosas (Ervilha, Feijão e Lentilha) e Soja.
- Diversos: Chá (Camelia simensis), Fermentos/Leveduras, Cogumelos, Gengibre, Mel. 

Agendamento e Instruções

Por favor agende seu horário por meio do Disk Ghanem 47 3028.3001 ou sac@grupoghanem.com.br
- Agendamento e pagamento prévios com uma semana de antecedência da coleta.
- Coleta realizada de 2a. a 6a. feira. 
- Jejum obrigatório de 8 a 12 horas. 

Ghanem Laboratório Clínico, paixão por SUA saúde!!!