sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

::: COPA 2014, o Brasil na vanguarda da Sustentabilidade: compartilhamento de esforços públicos e privados focando em menor impacto sócio-ambiental :::



Por Fernando Berlitz*  

O termo Sustentabilidade pode ser traduzido como o consumo equilibrado dos recursos visando a disponibilidade dos mesmo para as futuras gerações. Agir com Sustentabilidade envolve uma mudança cultural e um esforço coletivo para impactar minimamente o meio ambiente em todas as ações;  envolve, num sentido mais amplo, equilibrar os impactos econômicos, sociais e ambientais.

Todas as nossas ações tem impactos econômicos, sociais e ambientais. Qualquer atividade econômica impacta simultaneamente na sociedade e no meio ambiente.

Os grandes impactos da construção civil no meio ambiente já não são segredo para ninguém. De acordo com dados da ONG GBC-Brasil (Green Building Council – Brasil), o setor é responsável por 65% da produção anual de lixo do país, além de responder por 25% das emissões de CO2 e 41% do consumo de energia elétrica. Como resposta a esse impacto, algumas movimentações tem sido verificadas no Brasil e no mundo. Pois bem, essa causa recentemente foi acolhida também pela FIFA.

Em seu seu “caderno de encargos”, a mais nova exigência para que os estádios possam ser homologados pela FIFA, visando a Copa do Mundo, é a certificação internacional de que os mesmos tiveram em suas obras (construção ou reforma) a utilização de princípios e práticas de “construção sustentável”.

Essa sinalização feita pela FIFA, entidade máxima do futebol em nível internacional, é  reforçada por outra iniciativa governamental no Brasil, visando a próxima Copa do Mundo de 2014. O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) criou duas linhas de crédito (uma para arenas esportivas e outra para hotéis), que oferecem vantagens de financiamento para as obras comprometidas com os princípios da construção sustentável.

O impacto parece ter sido rápido e efetivo. Até o ano passado, cinco dos doze estádios brasileiros escolhidos para sediar jogos da Copa 2014 já entraram com pedido para obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), com concessão sob responsabilidade do GBC-Brasil.

Para obter o selo LEED, as  reformas das arenas se adaptaram para seguir uma série de especificações, como o reaproveitamento de recursos, diminuição da produção de resíduos, além da utilização  de materiais recicláveis. O selo LEED também exige a diminuição do consumo de energia e aumento da eficiência energética na edificação.

Toda essa  experiência terá impactos futuros à questão da sustentabilidade no Brasil e demonstra a importância do compartilhamento de esforços entre diferentes esferas sociais, incluindo iniciativa privada, órgãos governamentais e terceiro setor, para a efetividade e aceleração do movimento de transformação cultural “pró-sustentabilidade”.


A atenção aos aspectos relacionados à sustentabilidade deve ser compartilhado por todos nós. O Grupo Ghanem tem atuação destacada nos aspectos sócio-ambientais, inclusive com projetos reconhecidos e premiados nacionalmente.

Compartilhe você também esforços visando preservar os recursos sócio-ambientais para a próxima geração. Entre nessa luta e transforme o futuro de forma consciente e decisiva!

O Grupo Ghanem está com você  nessa caminhada. Venha conhecer os nossos diferenciais em serviços, com total atenção  às questões sócio-ambientais.


* Fernando Berlitz  é Gestor de  Sustentabilidade do Grupo Ghanem


terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

::: Grupo Ghanem presenteia suas Gestantes com o Kit Baby :::


Por Jéssica Ouriques*
A chegada de um filho sempre é motivo de muita alegria e ansiedade para os pais e familiares. Afinal, esse será o novo membro e com certeza o mais querido da casa.

Toda a atenção que será dada a criança, deverá vir acompanhada de um planejamento financeiro para que haja um orçamento equilibrado. Para evitar qualquer surpresa posterior, ideias como investir em uma cardeneta de poupança ou até mesmo aquele tradicional “porquinho”, são atitudes de um casal sensato.

Em nove meses de gestação a mamãe, o papai e o bebê, passam por muitas coisas juntos. Desejos alimentares incontroláveis e novas dores antes nunca sentidas, são apenas uma das sensações experimentadas pelo casal.   

Tudo deve ser visto com os mínimos detalhes antes da chegada do bebê e atento a isso,  o Grupo Ghanem criou o Kit Baby, um presente para a família gestante.

Fraldas, sabonetes, lenços umidecidos, talco, shampoo e  outros itens compõem este presente tão especial que sempre é entregue pelos colegas de processo. A alegria de receber este presente toma conta da casa e uma grande confraternização é realizada entre o profissional, sua família e a organização.
* Jéssica Ouriques é Assistente de Desenvolvimento Pessoal do Grupo Ghanem

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

::: Cuide da sua SAÚDE neste Carnaval :::


O carnaval cai numa das épocas mais quentes do ano e é sempre marcado por muita azaração, alegria e paz. Não importa qual é a sua tribo, o importante é aproveitar cada momento, porém não esquecer de cuidar de sua saúde.

Considerando que no carnaval você precisa de muita energia, que geralmente faz muito calor (estamos no meio do Verão!!) e que o seu tempo é curto para se alimentar corretamente, aqui vão algumas dicas especiais:
Beba bastante líquido para hidratar o corpo.
Faça uma alimentação balanceada. Os suplementos estão aí para te ajudar!
Evite misturar bebidas destiladas com bebidas fermentadas. A ressaca é forte no dia seguinte. E você não quer perder nenhum dia de Carnaval, não é?
Álcool e direção não combinam. Evite dirigir se tiver bebido.
Evite se expor demais ao sol. Use sempre protetor solar.
Use roupas leves.
Abaixo vai uma lista de suplementos e acessórios que cabem em qualquer mala ou mochila, para que você possa curtir numa boa esse carnaval:
Barras Energéticas: Pular carnaval exige muita energia. Portanto, é essencial carregar sempre alimentos práticos e saudáveis que sejam capazes de manter sua energia lá em cima. As barras energéticas são excelentes para aumentar seus níveis de energia, pois são ricas em carboidrato, o combustível ideal para nosso corpo.
Barras de Proteína: Se você não quer perder a massa muscular que ganhou até o carnaval, as barrinhas de proteína são muito úteis e práticas. Com elas você fornece as proteínas que seus músculos precisam para se manterem. Sem proteína seu corpo vai acabar usando seu tecido muscular como fonte de energia, num processo de catabolismo. Você não quer perder os músculos que ganhou a custa de muito suor, não é?!
Energéticos em Gel: Os energéticos em gel são excelentes fontes de energia que não pesam no estômago e poderão ajudar você a manter seu rendimento e disposição durante o carnaval. Super práticos de serem levados para qualquer lugar, os energéticos em gel são ideais também para repor os sais minerais perdidos no suor.
Guaraná: Ao acordar, depois de toda agitação da noite anterior, você precisará de energia para dar aquela despertada. O guaraná é indicado para este momento. Depois de tanto se divertir é comum que você sinta um pouco de fraqueza e cansaço, o que leva à fadiga. Utilize guaraná para manter um bom funcionamento do sistema cardiovascular, do sistema nervoso central e aliviar a fadiga.
Ready-to-Drinks: Ideal para quem não quer perder nenhum minuto de folia, os suplementos ready-to-drink são shakes já prontos para beber. Encontrados em embalagens práticas, podem ser consumidos a qualquer hora e em qualquer lugar. Os ready-to-drinks podem ainda substituir refeições de forma muito prática e saborosa.
Sports Drinks: Todo mundo sabe da importância de se hidratar durante o carnaval. Os sports drinks maximizam a absorção de fluídos e aumentam a performance, ajudando principalmente na reidratação do corpo depois de muito suor. São fáceis de preparar e levar. Dica: armazene em uma garrafinha ou shaker, dissolva na água e carregue para onde quiser.
Multivitamínicos: Com o esforço que fazemos durante os quatro dias seguidos de muita festa, a necessidade de ingerir vitaminas e minerais se torna muito maior do que se estivéssemos levando uma vida sedentária. Esses suplementos à base de vitaminas e minerais ajudarão você a se manter saudável durante o carnaval e também aumentarão sua energia durante o período de folia.
Garrafas de Hidratação: Permitem que você carregue o seu líquido mantendo a temperatura de sucos, isotônicos, água e outros. Além de tudo as garrafas têm ilustrações e modelos diversos que combinam com vários estilos. Escolha a que tem a sua cara e hidrate-se.
Shaker/Squeeze: Os shakers são ideais para preparar sua bebida ou alimentos energéticos e os squeezes são perfeitos para carregar sua água ou sucos. Ambos são muito leves e práticos. São boas opções para quem não abrirá mãos de se cuidar nem durante toda curtição do carnaval.
Camisetas: As camisetas de dry-fit são indicadas para quem pretende suar bastante durante o carnaval pois o material do qual é feita garante alta absorção de suor do corpo e além de mantê-lo seco e com temperatura estável.
Bonés: Esta dica é para quem quer proteger o rosto do sol além de um visual bonito. São projetados com materiais que conferem conforto durante a movimentação física comum no o período de folia do carnaval. Estes bonés são leves e confortáveis para cair na folia.