quinta-feira, 11 de agosto de 2011

::: Música pode ajudar em tratamento contra o câncer :::

Ghanem Laboratório Clínico
Paixão por Saúde

Ouvir música ajuda pacientes de câncer no tratamento contra a doença, segundo médicos norte-americanos. A revisão sistemática que chegou a essa conclusão afirma ainda que esse tipo de terapia obtém efeitos positivos em relação ao humor, à dor e à qualidade de vida de quem se submete ao tratamento.

Hospital eslovaco usa música como terapia para recém-nascidosOs pesquisadores analisaram os quadros de 1.891 pacientes em 30 experimentos distintos. Desses, 13 usaram música ao vivo, executada por terapeutas musicais devidamente treinados, e os outros 17 recorreram a gravações. A duração e a frequência dessas terapias variou bastante.

Em comparação ao tratamento convencional, houve baixa significativa nos índices de ansiedade clínica. Os resultados apontam também para melhoras na qualidade de vida, embora nenhum dado indique baixa no nível de depressão. Ainda foram registrados efeitos benéficos para a respiração e a circulação.

“Os resultados sugerem que as intervenções musicais podem ser úteis como um tratamento complementar para pessoas com câncer”, afirmou Joke Bradt, da Universidade Drexel, em Filedélfia, nos EUA. O pesquisador disse, contudo, que mais experimentos devem ser feitos para entender o impacto da música sobre o nível de estresse, pois os dados disponíveis ainda são insuficientes.

Siga-nos no twitter: @labghanem
Facebook: Ghanem Laboratório Clínico
E-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
Site: http://www.laboratorioghanem.com.br






terça-feira, 9 de agosto de 2011

::: Cientistas produzem espermatozoide em laboratório com células-tronco :::

Laboratório Ghanem de Análises Clínicas
Paixão por Saúde

Pesquisadores anunciaram a descoberta de uma maneira de produzir espermatozoides por meio de células-tronco embrionárias em laboratório. A pesquisa publicada nesta quinta-feira (4) na revista científica Cell abre novas possibilidades às pesquisas sobre infertilidade humana.
saiba mais
Defeito em proteína pode ser uma das causas de infertilidade masculina
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Kyoto conseguiu transformar células-tronco embrionárias de camundongos em células precursoras de espermatozoides, chamadas de "células germinativas primordiais". Depois, elas foram transformadas em espermatozoides saudáveis.
As células foram transplantadas e produziram espermatozoides em camundongos infertéis, que foram então capazes de fecundar um óvulo. Em seguida, a fecundação gerou filhotes que se tornaram adultos saudáveis.
“Investigações contínuas que apontem para uma constituição in vitro dessas células, incluindo a indução da fêmea e seus descendentes, serão cruciais para entender melhor as células embrionárias em geral, assim como para o avanço da medicina e tecnologia reprodutivas”, dizem os pesquisadores em nota.