sexta-feira, 19 de agosto de 2011

::: Secador de cabelo na gravidez aumenta risco de asma no bebê :::


Mulheres grávidas que usam secador de cabelos podem aumentar em mais de três vezes o risco de o bebê ter asma.

Ghanem Laboratório Clínico
Paixão por Saúde



Às grávidas que usam constantemente aparelhos como micro-ondas, secador de cabelo e aspirador de pó, fica o alerta: alta exposição aos campos magnéticos criados por eles pode aumentar mais de três vezes o risco de o bebê ter asma. Os dados são de uma pesquisa da operadora americana de planos de saúde sem fins lucrativos Kaiser Permanente, divulgada no site Science Daily.

Os cientistas compararam a exposição diária a campos magnéticos de baixa frequência de 801 gestantes. Também acompanharam seus filhos por 13 anos para constatar se desenvolveram a doença.

Entre as constatações está que dois fatores de risco para a enfermidade (história materna de asma e ser primogênito) elevaram o efeito do campo magnético sobre a possibilidade de adquiri-la. "A intensidade do campo magnético cai drasticamente com o aumento da distância da fonte. Então, as mulheres grávidas devem tentar limitar a sua exposição a fontes conhecidas de campo magnético e manter distância delas quando estiverem em uso", disse o principal autor do estudo, De-Kun Li.

Estudos anteriores relacionaram os campos magnéticos ao aborto, diminuição da qualidade do sêmen, distúrbios imunológicos e alguns tipos de câncer. Vale acrescentar que a asma é uma doença inflamatória dos brônquios de origem imunológica e alérgica. Os principais sintomas são tosse, falta de ar e chiado no peito.
Patricia Zwipp


Siga-nos no Twitter: @labghanem
Facebook: Ghanem Laboratório Clínico

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

::: Conheça as razões que fazem o estômago inchar em minutos :::




   

Mascar chicletes e se alimentar de comida requentada estão entre as causas do problema


Ghanem Laboratório Clínico
Paixão por Saúde

Mesmo sem ter comido demais, às vezes a calça fica apertada em questões de minutos. O inchaço repentino do estômago pode estar ligado à disfunção hormonal, ingestão de comida requentada, chicletes, estresse, dieta saudável e alergia. As informações são do Daily Mail.

O aumento de tamanho é variável, pode ser de 5,08cm até o dobro da circunferência da cintura em apenas um dia. Por vezes, o inchaço é causado pela síndrome do intestino irritável - quando o órgão é sensível, a pessoa sente cólicas, prisão de ventre ou diarreia. A síndrome do intestino irritável afeta um em cada sete britânicos. Confira as principais causas de inchaço abdominal repentino:

Comida requentada- Algumas pessoas sofrem o inchaço apenas quando comem em restaurantes, de acordo com a nutricionista britânica, Luci Daniels. Ela explica que a causa para o inchaço é que em muitos lugares estes alimentos são requentados. O reaquecimento de alimentos ricos em amido muda a estrutura molecular e transforma o amido resistente à digestão no intestino delgado. No intestino grosso, a bactéria que ajuda a decompor o alimento produz gás e causa o inchaço

Hormônios - Os hormônios durante o ciclo menstrual da mulher são uma causa comum do inchaço. O problema pode estar associado aos músculos relaxados, de acordo com a ginecologista e obstetra inglesa Leila Hanna. Segundo ela, durante a ovulação os ovários produzem mais progesterona e a substância faz com que os músculos do abdômen relaxem. Os músculos do intestino ficam menos eficientes no transporte dos alimentos, o que pode causar prisão de ventre e agravar o problema.

Chicletes - Ao mascar chicletes a pessoa tende a engolir mais ar, o que causa o inchaço no abdômen, de acordo com o professor de medicina Peter Whorwell. As gomas sem açúcar são ainda piores, pois têm ingredientes como o sorbitol e xilitol, fermentados por bactérias no intestino. Comer rapidamente também causa o problema

Dieta saudável - Tudo o que é saudável provoca inchaço, de acordo com o professor de medicina Peter Whorwell. Alimentos ricos em fibras, como cereais, feijão e leguminosas causam o aumento do abdômen por causa da fermentação no intestino. Comer grandes quantidades de frutas frescas, nozes e sementes culminam na fermentação destes alimentos no intestino e inchaço

Antibióticos - A falta de boas bactérias pode colaborar para o aumento da circunferência do abdômen. A flora intestinal estimula o processo digestivo e mantém as células do intestino saudáveis. Quando a pessoa toma antibióticos, perturba o equilíbrio destas bactérias, de acordo com a especialista em alergia e nutricionista Marianne Williams

Estresse - Existe uma ligação entre cérebro e intestino, segundo o professor Whorwell. O estresse acentua o problema de quem sofre de intestino sensível. Na maioria dos casos, a pessoa já tem o problema de digestão, mas a angústia e nervoso podem desencadeá-lo e até agravar a doença

Alergia ao glúten - A alergia ao glúten pode provocar um inchaço desconfortável, de acordo com a especialista em alergia alimentícia, Marianne Williams. Muitos pacientes passam anos sem saber que têm a doença, segundo ela. Outros sintomas são anemia, problemas de fertilidade e dores nas articulações
Fonte: Terra


Siga-nos no Twitter: @labghanem
Facebook: Ghanem Laboratório Clínico
E-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
Site: http://www.laboratorioghanem.com.br

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

::: Células de defesa geneticamente modificadas eliminam leucemia :::

HIV foi usado para transportar material genético para os linfócitos T.
Tratamento inédito funcionou melhor do que os cientistas esperavam.
 
Ghanem Laboratório Clínico
Paixão por Saúde

O HIV pode se tornar o mais novo aliado da medicina na luta contra o câncer. Uma versão inerte do vírus da Aids foi usada com sucesso por cientistas norte-americanos para modificar geneticamente células de defesa do organismo e tratar pacientes com leucemia. O procedimento foi descrito nesta semana pelas revistas médicas New England Journal of Medicine e Science Translational Medicine.


O tratamento inédito consiste em retirar os linfócitos T – importantes agentes de defesa do corpo – e transferir novos genes para elas. A mudança as torna capazes de destruir as células cancerosas que causam a leucemia e, assim, fazem com que o tratamento tenha sucesso.


A transferência de genes para a célula é feita normalmente por um vírus, e é nessa fase que o HIV é usado; foi com ele que os pesquisadores da Universidade da Pensilvânia conseguiram modificar geneticamente as células de defesa.

“Dentro de três semanas, os tumores tinham sido destruídos de um modo muito mais violento do que poderíamos esperar”, reconheceu Carl June, que conduziu a pesquisa. “Funcionou muito melhor que imaginávamos”.

“Além de terem uma grande capacidade de se reproduzirem, as células T infundidas são ‘serial killers’. Em média cada uma levou à morte de milhares de células do tumor e, ao todo, destruíram pelo menos cerca de 1 kg em cada paciente”, completou o pesquisador.

A nova técnica foi aplicada em três pacientes com leucemia linfoide crônica que já não tinham muitas opções de tratamento. Sem ela, eles seriam submetidos ao transplante de medula óssea, no qual o risco de morte é de pelo menos 20% e a chance de cura não supera os 50%.

Agora, a equipe planeja usar o mesmo procedimento em tumores parecidos, como o linfoma não Hodgkin e a leucemia linfoide aguda. Eles também querem experimentar o tratamento em crianças que não reagiram bem ao tratamento convencional. No futuro, a ideia é adaptar a técnica para combater cânceres no ovário e no pâncreas.
Fonte: G1


Siga-nos no Twitter: @labghanem
Facebook: Ghanem Laboratório Clínico
E-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
Site: http://www.laboratorioghanem.com.br/


terça-feira, 16 de agosto de 2011

::: Mulheres que comem mais fibra são menos propensas a ter câncer de mama :::

Pessoas que comem dietas ricas em fibras têm níveis mais baixos de estrogênio. O hormônio é um fator de risco para tumores de mama quando encontrado em alto nível


 
Ghanem Laboratório Clínico
Paixão por Saúde

Pesquisadores chineses descobriram que a ingestão de fibras diminui em 11% as chances de uma mulher ter câncer de mama. A notícia foi publicada no site de notícias Fox News e não comprova a redução, mas sim indica que comer uma maior quantidade de alimentos fibrosos torna a pessoa mais saudável.

Os resultados podem identificar associações, mas não diz o que vai acontecer se as pessoas mudarem o seu comportamento, disse John Pierce, pesquisador sobre câncer da Universidade da Califórnia. Mas de acordo com os cientistas chineses, as pessoas que comem dietas ricas em fibras têm níveis mais baixos de estrogênio. O hormônio é um fator de risco para tumores de mama quando encontrado em níveis altos.

Para realizar o estudo, os pesquisadores combinaram 10 estudos anteriores que analisaram as dietas das mulheres e as acompanharam ao longo de 18 anos para ver quem desenvolveu a doença. De mais de 710 mil mulheres, 2,4% tiveram câncer de mama.

Embora a conexão entre o risco de câncer de mama e fibras seja pequena, a fibra é "algo que sabemos que é saudável de qualquer maneira", disse Christina Clarke, um cientista de pesquisa no Instituto de Prevenção do Câncer da Califórnia, em Fremont. Benefícios conhecidos de uma dieta rica em fibras incluem reduzir o colesterol e perda de peso. Se também diminuir o risco de câncer, seria um bônus extra, disse Clarke.
Fonte: Terra


Siga-nos no twitter: @labghanem
Facebook: Ghanem Laboratório Clínico
E-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
Site: http://www.laboratorioghanem.com.br/

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

::: Exame de sangue às 7 semanas de gestação é confiável para saber sexo do bebê :::


Ghanem Laboratório Clínico
Paixão por Saúde


Os exames para determinar o sexo do feto e as possíveis anomalias genéticas realizadas através de mostras de sangue da mãe após sete semanas de gravidez são "confiáveis", segundo um estudo publicado nesta terça-feira na revista especializada "Jama".

Os cientistas analisaram 57 pesquisas publicadas anteriormente sobre a eficácia dos métodos para detectar o sexo do feto e determinaram a eficácia das provas que analisam o DNA do bebê no plasma materno.
Apesar da diferença entre os estudos, os testes sanguíneos para detectar o cromossomo Y foram muito mais exatos que os exames de urina.
Os pesquisadores indicaram que, em alguns casos nos quais o exame de sangue foi feito nas cinco primeiras semanas de gravidez, determinou-se o sexo do feto com um índice de precisão de 95% a 99%.

O diagnóstico pré-natal de transtornos genéticos do feto normalmente requer a análise invasiva de tecidos fetais. Já o exame de sangue se apresenta como alternativa a outros mais agressivos, como a amniocentese, que consiste em extrair uma pequena mostra do líquido amniótico que rodeia o feto para examiná-lo e que se mostra como risco para o bebê.
Para os exames de sangue, explica o jornal "New York Times", as mulheres têm o dedo picado e as mostras são enviadas a um laboratório. Caso seja detectado o cromossomo Y, o bebê será um menino; já a ausência desse cromossomo pode indicar que é menina ou que não se encontrou DNA do bebê na mostra.

Esta prova não foi regulamentada pela Agência de Alimentação e Remédios (FDA) dos Estados Unidos porque não é utilizada para fins médicos, indicou ao jornal uma porta-voz, que assinalou que a agência pesquisa os testes domésticos que surgiram para analisar o DNA da criança.
A curiosidade é o principal motivo que leva os futuros pais a fazerem esses exames, embora também haja preocupações de que eles possam servir para forçar aborto de fetos caso não seja do gênero desejado.
Fonte: Terra


Siga-nos no twitter: @labghanem
Facebook: Ghanem Laboratório Clínico
E-mail: sac@laboratorioghanem.com.br
Site: http://www.laboratorioghanem.com.br/