segunda-feira, 18 de março de 2013

::: Descubra o que a cor da urina pode dizer sobre a sua saúde :::




Pode parecer algo pouco comum e até mesmo estranho para alguns, mas você costuma reparar na coloração da sua urina? Saiba que ela pode indicar que há algo de errado com o seu organismo, segundo o médico e doutor em patologia clínica Adagmar Andriolo.
"A intensidade da cor amarela depende muito do grau de hidratação. Dessa forma, mesmo em condições normais, podemos produzir urinas mais ou menos coradas, mas sempre com a tonalidade amarela", explica Andriolo.
Porém, a hidratação não é o único aspecto que pode alterar a cor da urina, já que a ingestão de medicamentos como antissépticos urinários, vitaminas e aditivos alimentares também interfere. Desta forma, é possível notar colorações diferentes como amarelo vivo, verde, azul e até mesmo rosada, que pode indicar a presença de sangue.
"Cor âmbar escuro sugere a presença de urobilina ou bilirrubina em concentrações acima das habituais, como acontece nas hepatites. Urinas marrom-escuras são vistas quando algumas substâncias do tipo das porfirinas, melanina ou ácido homogentísico estão presentes e, neste caso, sugerem a existência de alguma doença", alerta o médico.
Caso seja notada alguma alteração significativa na coloração da urina, Andriolo sugere que a pessoa fique atenta e procure um especialista, mas sem entrar em pânico antes de um diagnóstico mais preciso. "Urinas avermelhadas, de cor amarela ou marrom muito forte ou mesmo escuras devem ser motivo de atenção, principalmente se forem excluídas as causas referidas, como uso de medicação colorida ou ingestão de alimentos muito pigmentados, como beterraba, por exemplo. Nessas situações, é sempre bom procurar um médico e a realização de um exame mais completo da urina", orienta.

Os exames de urina

Você sabe como funciona o teste laboratorial de urina? Esse exame, chamado também de urinálise, uroanálise ou 3A+S (Albumina, Açúcar e Acetona mais Sedimento), é um teste de triagem que fornece informações importantes para o diagnóstico de eventuais problemas nos rins e nas vias urinárias, tais como processos irritativos, inflamatórios, infecciosos.
Considerado um dos mais solicitados pelos médicos para pacientes com as mais diversas queixas clínicas ou indivíduos sem sintomatologia alguma, mas que se submetem a avaliação periódica, o teste também auxilia no diagnóstico de distúrbios metabólicos, como, por exemplo, o diabetes e a acidose. "Diferentes substâncias são pesquisadas na urina, tornando possível a detecção, até mesmo, de algumas doenças não diretamente relacionadas com o rim ou as vias urinárias, como hemólise, hepatite etc.", acrescenta Andriolo.
Para se chegar até o resultado, o exame de urina é constituído por três fases: a análise física, que compreende a observação do aspecto, cor e densidade; a análise química, que inclui a determinação do pH, pesquisa e dosagem de proteínas e glicose, além de corpos cetônicos, bilirrubinas e urobilinogênio; e análise de sedimento, que tem a finalidade de detectar e quantificar alguns elementos figurados como células epiteliais, leucócitos, hemácias, bactérias e fungos.


Curiosidades

Você já notou que, ao ingerir bebida alcoólica em quantidades maiores, a nossa urina passa a assumir uma coloração mais clara? De acordo com Andriolo, o fato deve-se ao efeito diurético da bebida, que causa um aumento no volume e influencia na quantidade de urocromo, o pigmento responsável por dar a coloração.
Para quem adora degustar um café durante o dia, o médico destaca uma característica peculiar da bebida. "A ingestão de grande quantidade de café com elevada concentração e contendo muito açúcar pode conferir um odor característico à urina, sem que isso represente algum problema de saúde."


Dr. Adagmar Andriolo é graduado em Medicina e mestre em Imunologia pela Escola Paulista de Medicina. Doutor em Patologia Clínica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, atualmente é Professor Adjunto, Livre-Docente da Escola Paulista de Medicina – UNIFESP e Assessor Médico de Dhomo – Consultoria Diagnóstica de Referência.