terça-feira, 11 de maio de 2010

Chocolate e Vinho Tinto: Uma deliciosa e saudável combinação!




Há uma notícia agradável sobre o chocolate: pesquisadores da Cornell University mostraram que a mais comum bebida de inverno contém mais antioxidantes do que o vinho tinto ou chá e que pode ser uma escolha mais saudável.
O estudo acrescenta evidências dos benefícios do chocolate e aponta para uma opção saborosa na busca por uma dieta rica em antioxidantes saudáveis, produtos químicos que combatem o câncer, doença do coração e envelhecimento, dizem os pesquisadores.

Este estudo é a mais completa comparação até então sobre a quantidade de antioxidantes dessas três bebidas populares.

"Embora nós saibamos que os antioxidantes são importantes para boa saúde, ninguém sabe a quantidade diária exata necessária por pessoa", comenta Chang Yong Lee, responsável pelo estudo e professor de química alimentar no Cornell's Department of Food Science and Technology , em NY.

"Entretanto, um copo ou dois de chocolate quente de vez em quando pode proporcionar um modo delicioso, agradável e saudável de obter mais antioxidantes."

Vários estudos recentes divulgaram os benefícios do vinho tinto e do chá, todos estes são conhecidos por terem alta taxa de antioxidantes. Embora pesquisadores estivessem cientes há algum tempo de que chocolate também é rico nesses compostos, sua contribuição relativa em comparação a outras bebidas têm sido incerta, diz Lee. Para obter um melhor entendimento comparativo dessas bebidas em termos de antioxidantes, os pesquisadores as testaram usando a mesma quantidade e condições.

O teste das bebidas inclui um copo de água quente contendo duas colheres de sopa de chocolate em pó puro, um copo de água contendo um sachê de chá verde, um copo de chá preto e uma taça de vinho tinto (California Merlot).

Utilizando técnicas especiais de análise para avaliar o conteúdo total de antioxidantes em cada bebida, os pesquisadores mostraram que, em cada quantidade servida, a concentração de antioxidante no chocolate foi mais alta: foi quase 2 vezes maior do que no vinho tinto, 2 a 3 vezes maior do que no chá de verde e 4 a 5 vezes maior do que no chá preto.

Embora você possa saborear o chocolate quente ou frio, a versão quente tende a desencadear maior liberação de antioxidantes do que a versão fria, comentam os pesquisadores. O chocolate rico em antioxidante é também encontrado em muitos produtos diferentes, incluindo sobremesas, molhos, licores e barras de chocolates, que diferem amplamente do conteúdo do chocolate.

Siga-nos @labghanem
e-mail: www.laboratorioghanem.com.br

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Controlar a pressão arterial no período da manhã é importante para prevenir o ataque cardíaco

Pacientes devem ficar atentos ao controle da pressão arterial, especialmente nas primeiras horas do dia, já que a incidência do infarto do miocárdio (ataque cardíaco) pela manhã é até três vezes superior que o período noturno.

Um alerta aos hipertensos e potenciais vítimas de distúrbios cardiovasculares: controlar a pressão arterial, especialmente no período da manhã é mais que necessário, pode ser determinante para a sobrevivência. É o que sinalizam os mais recentes estudos científicos em todo o mundo, que chegaram à conclusão de que o pico de incidência de eventos cardiovasculares está associado à elevação da pressão arterial que ocorre ao despertar e ao iniciar as atividades do dia.

Conhecido no universo acadêmico como elevação matinal da pressão arterial, este tipo de evento pode ser fatal para o hipertenso. Cerca de 85% das vítimas de derrame sofrem de pressão alta; entre as vítimas de infarto do miocárdio, de 40% a 60% têm hipertensão associada. Outros distúrbios mais frequentes relacionados a pacientes hipertensos são a isquemia miocárdica e a morte súbita de origem cardiovascular, que tem vitimado um número cada vez maior de pessoas com perfis diversos – inclusive jovens e atletas.

Estudos evidenciam que a mortalidade por doença cardíaca isquêmica (obstruções nas artérias do coração por placas de gordura) são muito mais elevadas entre 8 e 12h. Para o cardiologista Otávio Rizzi Coelho, da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (São Paulo), tratar a hipertensão pode reduzir em 40% as chances de morte por derrame cerebral e em 20% por infarto do miocárdio. “O medicamento ideal para controlar a hipertensão é o que permite a manutenção da pressão ao longo de 24 horas em níveis adequados, protegendo o paciente durante todo o dia, inclusive nas primeiras horas da manhã”, afirma o especialista, ressaltando ainda que evitar a ocorrência do derrame cerebral é um dos principais benefícios do tratamento.

A incidência do infarto do miocárdio (IAM) pela manhã, com pico em torno das 9 horas, é três vezes superior à incidência no período noturno, segundo pesquisadores. Estudos sobre a ocorrência de morte súbita revelam a incidência crescente deste evento após as 3 horas da manhã, com pico às 9 horas, decrescendo depois das 15 horas.

Fonte: Boehringer Ingelheim do Brasil.