sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

::: Grupo Ghanem destaca a importância de Unidades Laboratoriais em Hospitais :::


Por Gisleine Masson

A presença de um laboratório de análises clínicas em uma unidade hospitalar propicia muitos benefícios tanto para o paciente quanto para a conduta médica. A rapidez na resposta dos exames permite a classe médica diagnosticar com mais agilidade e precisão, visto que em muitas situações a velocidade da informação é tão decisiva quando a própria informação, ou seja, o exame e tão relevante quanto o tempo em que vai ser liberado.

Para que toda esta ferramenta esteja presente em uma unidade hospitalar, se faz necessário que o laboratório prestador de serviços de análises clínicas, tenha equipe de atendimento capacitada constantemente, o sucesso na coleta de sangue e o transporte adequado das amostras são fundamentais para a qualidade do exame.

Além de equipe, o laboratório deve dispor de tecnologia atual, com metodologias para a realização dos testes que sejam referência, padrão ouro. Os equipamentos mais modernos são capazes de realizar mais de mil testes/hora, com modernos softwares tanto para o controle de qualidade certamente exigido como para a possibilidade de interface dos resultados, processo este que exclui a necessidade de digitação, a liberação de resultados nestes casos é imediata e eletrônica, isso confere produtividade e eficácia ao laboratório, eliminando ao máximo a possibilidade de erros humano nas análises.

Ter condições de realizar no próprio laboratório um vasto menu de exames, com sistema de “back up” para os equipamentos, contendo dois equipamentos idênticos sempre em funcionamento para a realização de cada exame, possibilita a  contínua realização dos testes, sem que em nenhuma hipótese, mesmo nas situações mais adversas, onde por algum problema mecânico, por exemplo, ocorra a parada de uma das máquinas.

O Grupo Ghanem possui unidades laboratoriais em 3 hospitais de Joinville, Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, Hospital Infantil Jeser Amarante Faria e Hospital Pró-Rim com atendimento especializado e 24 horas.

* Gisleine Masson é Gestora Técnica do Grupo Ghanem

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

::: Grupo Ghanem faz alerta no Dia Mundial de Combate à Aids:::

Hoje, 1º de dezembro, é internacionalmente instituído como o Dia Mundial de Combate à Aids, quando o mundo une forças para a conscientização sobre essa doença. Desde o final dos anos 80, tal dia vigora no calendário de milhares de pessoas ao redor do mundo.

Joinville ocupa a 37ª posição entre os cem municípios com mais de 50 mil habitantes e maiores taxas de incidência de Aids, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados na segunda-feira.

É uma boa notícia em relação ao número de 2009, quando a cidade ocupava a 28ª posição. Mas é pior quando comparado com 2008, quando Joinville ficou em 38º. Dos 34.212 novos casos de Aids no Brasil em 2010, 0,53% foram registrados na cidade.

Assim como no resto do País, os jovens, principalmente homens, são alvo de preocupação em Joinville. Das 2.854 pessoas soropositivas acompanhadas pela Unidade Sanitária da cidade no ano passado, os homens são maioria (64%). Os jovens de 20 a 39 anos representam 72,5% deles e  no último ano, surgiram 183 novos casos, número semelhante ao identificado em 2009 (195 diagnósticos).

Também gera alerta, o aumento recente da incidência de casos de HIV em gestantes. Somente no primeiro semestre de 2011, a cidade realizou 3.357 exames de HIV, dos quais 1.540 em gestantes.

O Sul do País foi a região que apresentou a maior taxa de incidência. Dos 15 municípios do ranking, 14 são sulistas. Em Santa Catarina, Balneário Camboriú chamou a atenção com o 3º lugar na lista. É um dos maiores aumentos entre as cidades – de 60,7 em 2009 para 77,7 em 2010.


Todos os exames laboratoriais para DSTs/AIDS são realizados sob forma sigilosa no Ghanem Laboratório Clínico e a identidade do paciente é preservada, não sendo possível a identificação do cliente durante o processo de análise da amostra de sangue.
Para realizar o exame não é necessário JEJUM. 

Consulte o seu médico para avaliar o risco de ter contraído doenças sexualmente transmissíveis. Lembre-se que o conhecimento pode fazer a diferença entre você tornar-se ou não uma pessoa cada dia mais saudável.


segunda-feira, 28 de novembro de 2011

::: UM GRANDE ANO PARA O LABORATÓRIO DE ENSAIOS ESPECIALIZADOS DO GRUPO GHANEM :::



Por Fernando Berlitz*

2011 está sendo um ano diferenciado para o nosso antigo IP - INSTITUTO DE PESQUISAS. Como a denominação alterada para GHANEM ENSAIOS ESPECIALIZADOS desde a criação do GRUPO GHANEM (que inclui ainda as marcas GHANEM LABORATÓRIO CLÍNICO, GHANEMZINHO e LABORATÓRIO POPULAR), o laboratório do Grupo Ghanem tem recebido consecutivos reconhecimentos do mercado, por sua atuação em Sustentabilidade, Gestão da Qualidade e Excelência em Gestão. E mais, todas estas apenas no segundo semestre desse ano!!!
Em Agosto veio o Prêmio da Pesquisa Expressão de Gestão Sustentável - Destaque Comunidade. A seguir, em Auditoria Externa de seu sistema de gestão da qualidade, foi recomendada pelo INMETRO para Acreditação NBR 17025 (Laboratório de Ensaios e Calibração). Em novembro, mais dois importantes reconhecimentos...
Por sua atuação em termos de Responsabilidade Sócio-Ambiental, recebe o Certificado de Responsabilidade Social da Assembléia Legislativa de SC, em sua primeira edição. E, por último, está selecionado entre as organizações finalistas em SC do PRÊMIO MPE BRASIL (MBC/Sebrae), por sua Excelência em Gestão e também na Categora Jovem Empreendedor>

GHANEM ENSAIOS ESPECIALIZADOS... um orgulho para o GRUPO GHANEM!
Uma segurança para nossos Clientes!!!


*Fernando Berlitz é Gestor de Sustentabilidade, Processos e Melhoria Contínua do Grupo Ghanem

domingo, 27 de novembro de 2011

::: Hipersegmentação do IP - Instituto de Pesquisas gera o GRUPO GHANEM :::

          O Grupo Ghanem é uma organização catarinense provedora de serviços e soluções integradas em Medicina Laboratorial e Ensaios Especializados, constituídos pelas marcas Ghanem Laboratório Clínico, Ghanemzinho Laboratório Clínico Infantil, Laboratório Popular e IP – Instituto de Pesquisa.


Por uma questão de padronização, no ano de 2011, a marca IP – Instituto de Pesquisas segmentou seus serviços de atuação e padronizou a marca com as demais do Grupo.


O IP – Instituto de Pesquisas passa a se chamar: Ghanem Ambiental, Ghanem Alimentos, Ghanem Toxicologia e Ghanem Higiene Ocupacional.
 
O objetivo principal, além da padronização, é fortalecer e focar nos segmentos específicos.

Com um modelo de gestão que prioriza a transparência das ações, viemos por meio deste explicar a todos os nossos clientes e amigos o desenvolvimento das nossas marcas.

O Grupo Ghanem é uma organização jovem, em franco desenvolvimento, e está sempre calcado no equilíbrio das dimensões econômica, social e ambiental, que norteiam o cotidiano profissional de suas pessoas.
As informações deste Blog a partir de hoje estarão no BLOG do GRUPO GHANEM.
Acesse, siga e curta! Todos os dias, informações atuais e com qualidade para você!
Amamos o que realizamos!
Obrigado por fazer parte de nossa história!
Grupo Ghanem - Paixão pela VIDA!