quarta-feira, 30 de junho de 2010

Café e chá protegem contra problemas cardíacos.


Laboratório Ghanem - Paixão por Saúde


Tomar várias xícaras de café ou chá por dia pode proteger o consumidor de doenças cardíacas, segundo um estudo holandês realizado durante 13 anos.


As pessoas que tomavam mais de seis xícaras de chá por dia reduziram o risco de doenças do coração em um terço, segundo a pesquisa, que envolveu 40 mil pessoas. O consumo de dois a quatro cafés por dia também estaria ligado a um risco menor. Enquanto o efeito protetor cessava com mais de quatro xícaras de café por dia, até aqueles que bebiam esta quantidade não apresentavam riscos maiores de morrer por nenhuma causa, incluindo derrame e câncer, do que aqueles que não bebiam nada.


Os holandeses costumam tomar café com uma pequena quantidade de leite e chá sem leite. Houve descobertas conflitantes sobre a influência do leite nos polifenóis, considerados a substância mais benéfica encontrada no chá.


O café tem propriedades que poderiam em teoria aumentar e reduzir os riscos simultaneamente e potencialmente aumentar o colesterol ao mesmo tempo em que combate o prejuízo inflamatório associado à doença cardíaca. Porém, o estudo, publicado no “Journal of the American Heart Association” concluiu que os que tomavam entre dois e quatro xícaras por dia diminuíam os riscos da doença em 20%.


É basicamente uma história de boas notícias para aqueles que gostam de chá e café. Estas bebidas parecem oferecer benefícios para o coração sem aumentar o risco de morte de alguma outra causa”, afirmou Yvonne van der Schouw, que liderou a pesquisa.


Ellen Mason, da British Heart Foundation, disse que o estudo reforça os indícios de que tomar chá e café em moderação não é prejudicial à maioria das pessoas e pode até reduzir o risco de desenvolver, ou morrer, de doenças cardíacas.


Porém, é bom lembrar que levar uma vida saudável é o que realmente importa quando se quer deixar o coração em boas condições. Fumar um cigarro com seu café cancelaria completamente qualquer benefício, e tomar muito chá em frente à televisão durante horas sem fim sem se exercitar provavelmente não protegeria muito seu coração”, afirmou Mason.


Fonte: G1


Postado por Luiz Paulo de Lemos Wiese


Siga-nos no twitter: @labghanem

e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br

site: http://www.laboratorioghanem.com.br/

terça-feira, 29 de junho de 2010

Novidade IP


Análises do Lodo Ativado em Sistemas Biológicos



O IP – Instituto de Pesquisas, voltado à melhoria da Gestão Ambiental das organizações, agora está viabilizando uma maneira de prevenção de problemas na operação de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).
A eficiência do tratamento de efluentes em sistemas biológicos depende de uma série de fatores nem sempre previsíveis e controláveis. É fundamental que os verdadeiros responsáveis pelo processo, os microorganismos dos lodos ativados, sejam freqüentemente monitorados.
As Análises Físico Química e Microbiológicas do Lodo Ativado permite elaborar um histórico das condições de funcionamento de uma ETE, e adotar medidas corretivas antes que problemas se agravem e se manifestem em maiores escalas, como formação de espuma, arraste de lodo e geração de odores.


Fonte: IP Instituto de Pesquisas



Postado por Jefferson Arthur Scaini Cancelier




Siga-nos no twitter: @labghanem


e-mail: sac@laboratorioghanem.com.br


site: http://www.laboratorioghanem.com.br/

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Tampas acrílicas contra a Gripe no RS


Laboratório Ghanem - Paixão por Saúde


Estabelecimentos que oferecem serviços de alimentação, como bares, restaurantes e churrascarias, no Rio Grande do Sul, passarão a ter, obrigatoriamente, bufês protegidos com "tampas" de acrílico. A medida, segundo a Secretaria de Saúde do estado, pretende prevenir a nova gripe.


"O anteparo deve ser usado para evitar que as pessoas conversem em cima dos alimentos, e haja contaminação por gotículas respiratórias", diz ao G1 Francisco Paz, diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde.


A norma com as novas regras foi publicada em 22 de junho, no Diário Oficial do Estado. Entre as determinações, ainda segundo Paz, estão a obrigatoriedade de talheres embalados individualmente, após higienização, e lavatórios para os clientes lavarem as mãos. Os lavatórios, de acordo com a portaria, deverão estar em lugares estratégicos e em número suficiente, equipados com torneira, sabonete e álcool 70% ou outro produto antisséptico.


Outra determinação da portaria é que os manipuladores dos alimentos sejam afastados quando apresentarem algum sintoma relacionado com gripe.


As inspeções, segundo Paz, serão feitas por cada município, assim como a definição da punição para o não cumprimento da norma.


Fonte: Globo.com


Postado por Luiz Paulo de Lemos Wiese


Siga-nos no twitter: @labghanem